O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Mesa “Modos de habitar” no Museu da Casa Brasileira – "Modos de Agir" - X Bienal de Arquitetura

Mesa “Modos de habitar” no Museu da Casa Brasileira – "Modos de Agir" - X Bienal de Arquitetura

Mesa “Modos de habitar” no Museu da Casa Brasileira – "Modos de Agir" - X Bienal de Arquitetura
Mesa “Modos de habitar” no Museu da Casa Brasileira – "Modos de Agir" -  X Bienal de Arquitetura, Imagem do evento. Image © Denise Andrade
Imagem do evento. Image © Denise Andrade

A abertura da X Bienal de Arquitetura no MCB aconteceu em 12 de outubro, sábado às 15h, com mesa de apresentação da Bienal com mediação dos curadores desta 10ª edição, Ana Luiza Nobre, Guilherme Wisnik e Ligia Nobre, e os convidados Eduardo Longo, Giovanna Borasi, João Sette Whitaker, Reinaldo Iapequino e Rainer Hehl, discutindo o mote da programação do MCB para o evento, os “Modos de Habitar”. Na ocasião, cerca de 600 pessoas prestigiaram o debate no MCB.

“Modos de habitar” - Antônio Márcio, Eduardo Longo, Giovanna Borasi, João Sette Whitaker, Rainer Hehl - Mediação: Ana Luiza Nobre, Guilherme Wisnik, Ligia Nobre. Image © Denise Andrade
“Modos de habitar” - Antônio Márcio, Eduardo Longo, Giovanna Borasi, João Sette Whitaker, Rainer Hehl - Mediação: Ana Luiza Nobre, Guilherme Wisnik, Ligia Nobre. Image © Denise Andrade
Guilherme Wisnik, José Armenio de Brito Cruz  e  João Witaker . Image © Denise Andrade
Guilherme Wisnik, José Armenio de Brito Cruz e João Witaker . Image © Denise Andrade

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora este ano sua 27ª edição.

Guilherme Wisnik - Curador da Bienal de Arquitetura. Image © Denise Andrade
Guilherme Wisnik - Curador da Bienal de Arquitetura. Image © Denise Andrade


A X Bienal de Arquitetura de São Paulo ocupa uma rede de espaços culturais para discutir questões urbanísticas sob o tema “Cidade: modos de fazer, modos de usar”. O MCB integra o sistema expositivo, conectado por meio do transporte público, com programação que promove o debate sobre os modos de habitar.

Imagem do evento. Image © Denise Andrade
Imagem do evento. Image © Denise Andrade

 Da Casa Bola, do arquiteto Eduardo Longo, à luta da comunidade indígena Emanuel Guarani Kaiowá pelo direito à moradia, o MCB apresenta cinco mostras que buscam refletir sobre a habitação em diferentes contextos relacionados aos desafios territoriais, sociais e políticos da metrópole contemporânea. Estão em exposição, ainda, a Casa Moriyama, de Ryue Nishizawa, o Projeto Estadual “Casa Paulista” e o Programa Federal “Minha Casa, Minha Vida”.

Eduardo Longo. Image © Denise Andrade
Eduardo Longo. Image © Denise Andrade
 João Sette Whitaker - USP. Image © Denise Andrade
João Sette Whitaker - USP. Image © Denise Andrade

Confira algumas das atividades que podem ser vista no MCB

Casa Bola
Exposição audiovisual sobre a Casa Bola, de Eduardo Longo, construída na década de 70, no Jardim Europa. Com diâmetro de 8 metros, a casa de ferrocimento serviu como o protótipo para uma produção em série. Moradia do próprio arquiteto, é um contínuo campo de experimentação até hoje e representa um exemplo de radicalidade na arquitetura brasileira.
Visitação à Casa Bola: às sextas-feiras, a partir do dia 18 de outubro, haverá visitas orientadas à Casa Bola, localizada nas cercanias do MCB, com o acompanhamento da equipe educativa do museu. São duas opções de horários: 11h e 16h. Informações e inscrições: (11) 3032.3727 ou agendamento@mcb.org.br.

Casa Moriyama
Mostra sobre construção em um lote de esquina na cidade de Tóquio. A casa projetada por Ryue Nishizawa em 2005 explora a volumetria segundo os diversos programas domésticos. Quartos, banheiros, cozinha, ambientes de estar e de serviços se separam em diversos cubos brancos, com alturas distintas, separados por áreas intersticiais semipúblicas, contínuas à calçada da cidade. É uma casa penetrada pela cidade.

Comunidade Emanuel Guarani Kaiowá
Exposição da luta política pelo direito à terra e à moradia de cerca de 140 famílias de etnia Guarani Kaiowá, que ocupa desde o início de 2013 um terreno abandonado em Contagem (MG).

Programa Federal Minha Casa, Minha Vida
Conjunto de projetos e pesquisas recentes desenvolvidas por arquitetos que discutem o “Programa Minha Casa, Minha Vida”, propondo alternativas para a implantação do programa em terrenos marcadamente urbanos. Propostas de João Filgueiras Lima (Lelé), Luiz Carlos Toledo, Jorge Mario Jáuregui, Hector Vigliecca e alunos de pós-graduação da escola de arquitetura da ETH- Zurique.

Projeto Estadual Casa Paulista
Mostra dos projetos urbanísticos feitos pela Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo no centro expandido da cidade. Seguindo novos parâmetros de projetos habitacionais, o projeto complexifica as discussões acerca da apropriação das partes centrais da cidade.

 Museu da Casa Brasileira - Avenida Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano (Metrô Faria Lima e ciclovia ou ônibus) / De 12 de outubro a 10 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas / Ingresso: R$ 4 e R$ 2 (estudantes). Domingos e feriados: gratuito

Confira na nossa galeria mais imagens do evento.



Ver a galeria completa

Cita: Joanna Helm. "Mesa “Modos de habitar” no Museu da Casa Brasileira – "Modos de Agir" - X Bienal de Arquitetura" 16 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/147349/mesa-modos-de-habitar-no-museu-da-casa-brasileira-nil-modos-de-agir-x-bienal-de-arquitetura> ISSN 0719-8906