O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Itália
  5. Brembilla+Forcella Architetti
  6. 2013
  7. SEB 12 / Brembilla+Forcella Architetti

SEB 12 / Brembilla+Forcella Architetti

SEB 12 / Brembilla+Forcella Architetti
© Giovanna Silva
© Giovanna Silva

© Giovanna Silva © Giovanna Silva © Giovanna Silva © Giovanna Silva + 21

SEB 12 / Brembilla+Forcella Architetti, © Giovanna Silva
© Giovanna Silva

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado no interior do complexo pré-existente de Scuola Edile di Bergamo-SEB (escola para trabalhadores da construção civil), uma mistura heterogênea de edifícios construídos nos últimos 50 anos, que esta nova arquitetura conecta com precisão. Concebido como de uso misto, o edifício engloba uma variedade de espaços dedicados a diferentes processos e ofícios da indústria da construção: laboratórios onde os futuros construtores aprendem fazendo, salas de formação teórica, salas de reunião, estação de primeiros socorros, etc.

© Giovanna Silva
© Giovanna Silva

Este programa reflete-se na composição do volume do edifício, onde as saliências, alterações nos materiais (gesso, cimento cru, metal) e a aparente aleatoriedade das aberturas surgem de necessidades de iluminação e dialogam visual e funcionalmente com o sistema circundante.

© Giovanna Silva
© Giovanna Silva

Ao sul, o edifício conecta-se ao auditório, partilhando sua linguagem arquitetônica e do sistema de caminhos. Para o leste há uma área de escritórios, articulada através das esquadrias variáveis ​​que modulam a luz ao longo do dia. O lado norte, que é na verdade a fachada principal, é projetado referindo-se aos edifícios vizinhos. Finalmente, para o oeste, uma dupla ordem de aberturas ilumina as salas de aula: a primeira linha é colocada ao nível dos olhos, enquanto o segundo é colocado acima para capturar a maior quantidade de luz solar. Graças a uma grelha de pilotis, o térreo é deixado completamente livre para sediar práticas de construção.

© Giovanna Silva
© Giovanna Silva

Em vez de estabelecer-se como um elemento solo em uma área complexa, a nova construção registra as condições de uma área industrial típica, que funciona como uma dobradiça e como a ligação entre os vários elementos, estetica e funcionalmente. O resultado é uma arquitetura multiforme e flexível, que será capaz de acomodar e servir funções diversas das atuais. Nesta perspectiva a edificação foi projetada para acomodar futuras expansões. O edifício, certificado como A em eficiência energética foi estruturado com concreto armado e muros de pedra.

Planta Baixa - 1° Pavimento
Planta Baixa - 1° Pavimento

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Brembilla+Forcella Architetti
Escritório
Cita: "SEB 12 / Brembilla+Forcella Architetti" [SEB 12 / Brembilla+Forcella Architetti] 12 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/146051/seb-12-slash-brembilla-plus-forcella-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.