Clássicos da Arquitetura: Pavilhão Ciccillo Matarazzo / Oscar Niemeyer

O Pavilhão Cicillo Matarazzo, antigo Palácio das Indústrias, também conhecido como Pavilhão da Bienal, faz parte do conjunto original do Parque do Ibirapuera em São Paulo, projetado por Oscar Niemeyer. Tal conjunto, construído entre 1951 e 1954 em comemoração ao IV centenário da cidade, ainda conta com o Palácio das Nações -atual Museu Afro Brasil-, o Palácio dos Estados, o Palácio da Agricultura -atual Museu de Arte Contemporânea, localizado do outro lado da avenida 23 de maio- e o Palácio das Exposições -popularmente conhecido como Oca-, além da extensa e sinuosa marquise que conecta os edifícios e cria a identidade da proposta.

© flickr ARTExplorer

Assim como os outros palácios que compõem o parque, à exceção da Oca, o Pavilhão Cicillo Matarazzo, medindo 250 x 50 metros e abrigando três andares, mais um pequeno subsolo com auditório, é um volume paralelepídico sóbrio, que se diferencia discretamente dos demais pelo uso de brises verticais de alumínio na sua fachada principal, voltada para noroeste.

© flickr Pedro Kok

Porém, o que caracteriza de fato este projeto e que revela sua qualidade formal e espacial são seus salões internos, em um recorrente contraste harmônico já experimentado pelo arquiteto em projetos anteriores. Neste pavilhão, Niemeyer enfatiza as curvas dos mezaninos internos, que aparentam faixas serpenteantes, primeiro através da sobriedade exterior do edifício e, segundo, por la rigidez de sua malha estrutural ortogonal. A planta livre é empregada com maestria pelo arquiteto brasileiro.

© flickr Andrés Otero

A escala monumental dos salões é ressaltada pelos pés-diretos duplos e triplos criados através dos vazios das lajes, que se apresentam como agentes centrais do projeto, desempenhando uma dupla função de monumentalidade e espetáculo, com os guarda-corpos que serpenteiam e passeiam pelo pavilhão. A marquise que se ramifica pelo verde do parque parece adentrar e formar parte do edifício.

© flickr Pedro Kok

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Oscar Niemeyer
  • Ano: 1957
  • Área construída: 40000 m²
  • Endereço: Parque do Ibirapuera São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório

Material

Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Pavilhão Ciccillo Matarazzo / Oscar Niemeyer" 15 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-14551/classicos-da-arquitetura-pavilhao-ciccillo-matarazzo-oscar-niemeyer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.