O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pavilhão
  4. Cazaquistão
  5. Saraiva + Associados
  6. 2013
  7. EXPO 2017 Proposta Finalista / Saraiva + Associados

EXPO 2017 Proposta Finalista / Saraiva + Associados

EXPO 2017 Proposta Finalista / Saraiva + Associados
Cortesia de Saraiva + Associados
Cortesia de Saraiva + Associados

Projetado para o tema da Expo 2017, "A Energia do Futuro", a proposta do escritório Saraiva + Associados foi recentemente selecionado como um dos 10 finalistas na competição. Seu conceito propõe um marco duradouro na cidade de Astana, integrando as energias renováveis​​, eficiência, tecnologias limpas e sustentabilidade em uma arquitetura habitável e viável, onde "Energia é Vida". A partir do master plan para os edifícios individuais, este projeto abraça a ideia de que "a vida deve ser construída com a conservação da energia" e claramente faz uma declaração de que as questões de energia em edifícios e planejamento urbano devem ser postas em ação imediatamente - e a melhor maneira para fazê-lo é através de conceitos contemporâneos de alta qualidade que integram tecnologias eficientemente comprovadas em projetos viáveis ​​que podem fazer a diferença hoje. Mais imagens e descrição dos arquitetos a seguir.

EXPO 2017 Proposta Finalista / Saraiva + Associados, Cortesia de Saraiva + Associados
Cortesia de Saraiva + Associados

O Centro de Exposições será localizado no cruzamento da Universidade de Nazarbayev e o Parque Linear, um eixo verde vindo desde a Praça Abu Dhabi. A exposição será completada com a abordagem da arquitetura lógica e integração do layout na margem esquerda da cidade de Astana. Tal cenário de planejamento urbano se encaixa no princípio "policêntrico", que é o mais benéfico para o desenvolvimento sustentável nas grandes cidades.

Cortesia de Saraiva + Associados
Cortesia de Saraiva + Associados

O complexo desenvolve-se a partir de dois eixos fundamentais que são interseccionados em 90 graus. Estes eixos são orientados nas direções Norte / Sul e Leste / Oeste. Próximo ao ponto de intersecção entre os eixos está localizado o "símbolo" da Expo. Ele estabelece uma forte relação entre este edifício icônico do evento e a Torre Bayterek, resultando no aumento e melhoria da interligação e relação entre o centro da cidade e os limites da exposição.

Cortesia de Saraiva + Associados
Cortesia de Saraiva + Associados

A área destinada ao evento é delimitada por um cinturão verde que abrange um espelho d'água e, juntos, definem o enquadramento essencial para o projeto paisagístico e a composição arquitetônica. Ambos produzem uma resposta direta às condições climáticas locais: extremamente quente no verão e muito frio no inverno.

Cortesia de Saraiva + Associados
Cortesia de Saraiva + Associados

O edifício principal é cuidadosamente orientado e insere-se sobre uma plataforma, cortada a partir do eixo verde e rotacionada 90 graus, de modo a ficar paralela ao horizonte da cidade e alinhada com o Parque Linear e a Torre Bayterek. Este volume é destinado a ser a principal área de exposição entre todos os pavilhões. Possui dois pavimentos, e um conceito modular, permitindo que no futuro possa ser facilmente adaptado a vários esquemas diferentes de acordo com as necessidades.

Cortesia de Saraiva + Associados
Cortesia de Saraiva + Associados

A forma do edifício é o resultado de dois grandes recortes e uma subtração. Um recorte ao longo do espelho d'água abre a praça da orla, o outro cria uma praça menor para receber o Presidente e outros convidados importantes, e por último, mas não menos importante, a subtração conforma a praça de cerimônias.

Cortesia de Saraiva + Associados
Cortesia de Saraiva + Associados

Oferecendo tecnologias sustentáveis de ponta​​, o novo complexo prevê a evolução das necessidades dos cidadãos, tanto para a cidade no futuro, como aos que participarão do evento. O edifício principal foi concebido para tornar-se um Centro de Ciências e Educação cujos espaços públicos terão papel eficaz na vida urbana, servindo de modelo para seu crescimento.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: Furuto, Alison. "EXPO 2017 Proposta Finalista / Saraiva + Associados" [EXPO 2017 Finalist Proposal / Saraiva + Associados] 23 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/141583/expo-2017-proposta-finalista-slash-saraiva-plus-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.