O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação De Interesse Social
  4. Brasil
  5. 24.7 arquitetura design
  6. 2010
  7. Habitação de Interesse Social Sustentável / 24.7 arquitetura design

Habitação de Interesse Social Sustentável / 24.7 arquitetura design

Habitação de Interesse Social Sustentável / 24.7 arquitetura design
Habitação de Interesse Social Sustentável / 24.7 arquitetura design, Cortesia de 24.7 arquitetura
Cortesia de 24.7 arquitetura

Cortesia de 24.7 Arquitetura Cortesia de 24.7 Arquitetura Cortesia de 24.7 Arquitetura Fachada Dupla + 24

  • Arquitetos

    Giuliano Pelaio, Gustavo Tenca e Inácio Cardona
  • Localização

    São Paulo, Brasil
  • Equipe de Projeto

    Erica Souza, Saulo Feliciano
  • Área

    0.0 sqm
  • Ano do projeto

    2010

O Escritório 24.7 compartilhou conosco seu projeto vencedor do 1º prêmio no Concurso Público Nacional de Arquitetura para Novas Tipologias de Habitação de Interesse Social Sustentáveis, abordando a tipologia de Casas Térreas. O parecer do júri afirma que o projeto agrega qualidades essenciais para um bom desenvolvimento posterior como modulação, ampliação e possibilidade de diversidade. 

Confira o projeto a seguir.

Cortesia de 24.7 Arquitetura
Cortesia de 24.7 Arquitetura

Do Arquiteto. Felicidade, bem estar e qualidade de vida foram alguns dos mais importantes conceitos que juntamente à concepção de um projeto bioclimático, formaram o nosso objetivo com esse projeto. 

O maior desafio foi a busca por uma solução lógica e racional capaz de demonstrar que a qualidade de uma habitação não deve corresponder ao padrão econômico de uma determinada classe social, mas sim aos conhecimentos técnicos do atual momento histórico, rompendo um paradigma antigo e dominante de que as casas populares devem ser marcadas pela simplicidade de suas construções.

Fachada Dupla
Fachada Dupla

O objetivo consiste na idealização de uma casa compacta que possa dar mais liberdade aos moradores, com espaços livres dentro de suas dependências sem deixar de lado, é claro, a qualidade visual e volumétrica das mesmas. A preocupação com a fachada, com a identidade, a heterogeneidade e a descompactação do tradicional modelo da casa retangular, são pontos chaves na elaboração da nossa proposta.

Diagrama de Usos
Diagrama de Usos

A residência consiste em um programa reduzido, resolvido a partir de dois blocos lineares interligados por um terceiro bloco com funções distintas, sendo um módulo para os dormitórios e banheiro, outro para a área de serviços (cozinha e lavanderia) e um terceiro - de ligação - abriga a sala de refeições e a sala de estar.

O formato alongado e estreito visa garantir a iluminação e radiação direta total dos ambientes da casa, já que, de acordo com a inclinação do sol para a latitude das cidades do Estado de São Paulo, o formato quadrado ou retangular de certas dimensões impossibilitaria o alcance da luz em toda a sua extensão. O mesmo terreno, com as mesmas dimensões, foi pensado para abrigar a casa de dois e três dormitórios, prevendo assim, a expansão de mais um quarto da menor habitação em caso de crescimento do número de integrantes da família.

Cortesia de 24.7 Arquitetura
Cortesia de 24.7 Arquitetura

Acreditamos que a qualidade dos espaços projetados influencia diretamente na qualidade de vida e bem estar dos ocupantes e foi assim que procuramos trabalhar. Contamos com a opinião de moradores do atual sistema habitacional da CDHU e estivemos dispostos a ouvir e compreender a respeito das atuais carências, problemas, necessidades, preocupações e anseios, a fim de desenvolver um trabalho com a aprovação do usuário final.

Consideramos de grande valia algumas reuniões realizadas com os futuros moradores, já que estes, de certa forma, acabaram sendo responsáveis por alguns ajustes com relação ao funcionamento e funcionalidade dos espaços criados.

Cortesia de 24.7 Arquitetura
Cortesia de 24.7 Arquitetura

As decisões projetuais foram tomadas a partir da análise do diagrama de umidade de Givoni, a fim de que tenhamos o conforto térmico necessário diminuindo também o consumo de energia das habitações.

Corte
Corte

O projeto permite aos moradores criarem os mais diferentes tipos de layouts em suas residências de acordo com as necessidades de cada família. E o mais importante é que mesmo tendo a mesma concepção, cada casa pode ter uma identidade visual diferente.

Planta
Planta

As fachadas podem ser facilmente modificadas, se alteradas as cores da caixa d’água e núcleo central e os elementos de fechamento frontal utilizados na frente da lavanderia. Esses itens são suficientes para se conseguir diferenciar uma casa da outra, mudando o aspecto de que todas as casas são exatamente iguais.

O projeto tem uma constante preocupação com os materiais a serem utilizados na construção, já que visam atender uma série de requisitos, como a facilidade de construção, custo baixo, sustentabilidade e bioclimatismo.

Cortesia de 24.7 Arquitetura
Cortesia de 24.7 Arquitetura

A princípio a casa será construída com blocos de concreto estruturais da família 29, sendo assim um projeto modulado para facilitar a construção. 

Os caixilhos foram pensados de forma a garantir melhor insolação e ventilação para as unidades.  

Na cobertura a utilização de telhas termoacústicas, mescladas com cobertura ajardinada representa um ganho no conforto térmico da residência e uma redução do consumo de energia mensal.

Cobertura Verde
Cobertura Verde

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
24.7 arquitetura design
Escritório
Cita: Victor Delaqua. "Habitação de Interesse Social Sustentável / 24.7 arquitetura design" 15 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/141035/habitacao-de-interesse-social-sustentavel-slash-24-dot-7-arquitetura-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.