O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Espanha
  5. N232 Arquitectura
  6. 2013
  7. Duplex 0710 PZG / n232 Arquitectura

Duplex 0710 PZG / n232 Arquitectura

  • 15:00 - 14 Agosto, 2013
  • Traduzido por Naiane Marcon
Duplex 0710 PZG / n232 Arquitectura
Cortesia de n232 Arquitectura
Cortesia de n232 Arquitectura
  • Arquitetos

  • Localização

    Arnedo, La Rioja, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Victor Garcia, Martin Sáez
  • Engenheiros

    Riojaproject
  • Área

    159.56 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografia

    Cortesia de n232 Arquitectura

Cortesia de n232 Arquitectura Cortesia de n232 Arquitectura Cortesia de n232 Arquitectura Cortesia de n232 Arquitectura + 30

Cortesia de n232 Arquitectura
Cortesia de n232 Arquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este duplex corresponde ao sótão de um edifício de habitações de nova construção localizado em Arnedo, Espanha. A organização original não se adaptava às necessidades do cliente, um jovem casal, nem a forma de vida que desejavam ter. Depois de vários estudos e várias reuniões chegou-se à solução que melhor se adequava a suas expectativas.

Cortesia de n232 Arquitectura
Cortesia de n232 Arquitectura

A resolução espacial não é tão convencional, já que este duplex funciona de maneira inversa a uma habitação tradicional. O acesso principal e a área social se encontram na planta superior enquanto os dormitórios na planta inferior. Invertendo a posição das funções desta casa chegamos a duas plantas totalmente diferenciadas, não só por sua função mas também pela configuração espacial de cada uma delas.

Cortesia de n232 Arquitectura
Cortesia de n232 Arquitectura

A planta por onde se acessa a casa e onde se desenvolve a vida social tem uma estrutura mais aberta, organizada como um espaço único onde se encontram além da sala de jantar, a cozinha e um banheiro, um grande terraço saindo de um dos recuos do edifício.

Cortesia de n232 Arquitectura
Cortesia de n232 Arquitectura

Esta planta contém uma série de elementos que vão dando caráter ao conjunto enquanto o organizam através de suas funções: o vão da escada diferencia a área da cozinha do restante do espaço; uma coluna de espelhos devolve reflexos que mostram uma visão poliédrica de todo o lugar; e finalmente o mobiliário do salão vai adaptando a forma da calha com o vizinho enquanto contém diferentes usos da vida doméstica como uma biblioteca, uma área para televisão, lugares para guardanapo, armário para instalações, a porta principal, a porta do banheiro e uma parede de ardósia. A planta inferior, ao contrário, é mais protegida. É um lugar mais fechado e silencioso onde se encontram os dormitórios relacionados entre si por meio de um vazio.

Cortesia de n232 Arquitectura
Cortesia de n232 Arquitectura

Recoberto completamente por madeira, este vazio, construído na planta mais compartimentada da casa, possui a função de ser o verdadeiro coração da moradia já que não só relaciona as diferentes instâncias da planta, mas também conecta as duas plantas, funciona como um espaço de transição entre o público e o privado.

Cortesia de n232 Arquitectura
Cortesia de n232 Arquitectura

Se destaca o dormitório principal, que como um apartamento dentro da casa, pode funcionar de forma independente. Composto por um aparador, uma área de dormir ou ver TV, um hall de acesso com uma varanda que é também uma área de leitura e um banheiro particular de dimensões generosas. Esta área da casa, em contraste com a zona social, se transforma em um lugar íntimo e separado. Desta forma se obtém um lugar de contrastes onde mediante a inclusão de um vazio central, chegam a conviver o aberto com o fechado.

Planta 2° pavimento
Planta 2° pavimento

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
N232 Arquitectura
Escritório
Cita: "Duplex 0710 PZG / n232 Arquitectura" [0710 Duplex PZG / n232 Arquitectura] 14 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/133446/duplex-0710-pzg-slash-n232-arquitectura> ISSN 0719-8906