O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Anunciados Finalistas do Concurso FAR ROC para Rockaways Resiliente

Anunciados Finalistas do Concurso FAR ROC para Rockaways Resiliente

Anunciados Finalistas do Concurso FAR ROC para Rockaways Resiliente
© McGregor Coxall
© McGregor Coxall

O Concurso FAR ROC, lançado pouco depois do Furação Sandy ter atingido a costa leste, criado para uma proposta cuidadosa para uma península de 80 acres e 11 milhas de comprimento, que se prolonga no Oceano Atlântico na penílsula de Rockaways (no Queens, NY). A solicitação da proposta expressou a necessidade de explorar uma solução compreensiva para desenvolver a Averne East, uma área classificada pela Agência Federal de Gestão de Emergência como Zona de Tempestades que experimentou grandes danos de tempestades e continua a ser um local vulnerável para futuros desastres naturais. Enquanto o concurso focou neste lugar em particular, a intenção geral é desenvolver estratégias que pudessem ser apropriadas para regiões de vulnerabilidade semelhante em todo o planeta.

A primeira fase do concurso foi completada mês passado: quatro finalistas e seis menções honrosas foram anunciadas. Os quatro finalistas - Ennead Architects de NYC, EUA; Lateral Office de Toronto, Canadá; Seeding Office de London, Reino Unido; e White Arkitekter de Stockholm, Suécia - irão continuar na Segunda Fase com um orçamento de 30 mil dólares, com entrega no começo de Outubro.

Continue a ler na continuação para mais detalhes sobre os finalistas e as menções honrosas.

Courtesia de Flickr User cgc76
Courtesia de Flickr User cgc76

A história do The Rockaways

Rockaways foi inicialmente construído por volta de 1800s como uma espécie de comunidade-resort; transitou para um destino de lazer no começo do século XX. A paisagem que resta deste período é marcada pelas casas-bangalôs de apenas um andar, típicas de comunidades costeiras. Graças à natureza da localidade de Rockaways, isolada do resto de Nova York ambos geográfica e infraestruturalmente, sempre foi vista como - e continua a ser percebida de tal maneira - como uma escapada temporária. Apesar de sua localização, a área eventualmente se tornou de instalações permanentes, e as casas-bangalôs de temporada se tornaram habitações permanentes.

Courtesia de Flickr User scarlatti2004
Courtesia de Flickr User scarlatti2004

Pela metade do século, Rockaways experimentou um dramático declínio comercial e seus serviços, assim como sua renovação urbana ficaram prejudicados, fazendo surgir uma nova tipologia residencial. Edifícios de apartamentos altos subsidiados substituíram as casas térreas, que foram declaradas ilegais sob novas leis de zoneamento. Um grande número de outras decisões judiciais transformaram zonas comerciais em zonas residenciais e fizeram o desenvolvimento comercial e sua expansão impossível. Essa mudança nas políticas criaram uma paisagem bastante desolada, marcada por terrenos vazios deixadas para trás, a destruição dos bangalôs, substituídos por arranha-céus, casas de repouso e instalações médicas de cuidados especiais. Infra-estrutura inadequada, falta de transporte, e oportunidades de trabalho escassos só piorou a situação.

Courtesia de Flickr User scarlatti2004
Courtesia de Flickr User scarlatti2004

No começo dos anos 2000 a cidade decidiu renovar a península encorajando a diversidade social através de projetos de uso misto e de rendas mistas. Averne by the Sea e Averne East foram dois locais de desenvolvimento que começaram a reconstruir a comunidade. Averne by the Sea foi um sucesso, criando uma comunidade de renda mista de cerca de mil casas, que escapou de danos substanciais durante a tempestade do furacão Sandy devido a sua infra-estrutura resiliente.

Courtesia de Flickr User scarlatti2004
Courtesia de Flickr User scarlatti2004

Esquecida graças a crise de mercado, no entanto, a Averne East nunca foi desenvolvida e é agora o terreno para uma nova oportunidade de concurso com uma agenda atual: aumentar as características resilientes contra tempestades futuras como o Furação Sandy. Averne East, o foco do concurso de FAR ROC, é vista como uma comunidade "abrangente, de uso misto, de renda mista, sustentável e resiliente à tempestades que vai enfrentar os novos desafios físicos e regulatórios do desenvolvimento da orla, mantendo um equilíbrio entre a inovação e orçamento. "(via site FAR ROC)

Courtesia de Flickr User scarlatti2004
Courtesia de Flickr User scarlatti2004

Finalistas Concurso FAR ROC

As respostas de longo alcance para este concurso indica um reconhecimento global de ambos os desafios e soluções potenciais que todos enfrentamos relacionados com o aumento documentado do nível dos oceanos e o aumento da frequência de eventos de tempestade. A riqueza de abordagens criativas que temos visto até agora está servindo para nos inspirar a trabalhar ainda mais estreitamente com a comunidade local para criar uma nova comunidade resiliente vitrine que irá beneficiar toda a península Rockaways. - Steve Bluestone, parceiro da The Bluestone Organization e patrocinador do FAR ROC.

Com o apoio de HPD, a equipe de L+M Development Partners, Bluestone Group, e Triangle Equities, juntamente com Enterprise Community Partners e do Comitê do Meio Ambiente da AIANY, o concurso FAR ROC competition alcançou 117 projetos de 20 países. Os resultados do concurso foram determinados de acordo com estes critérios:

  • Características resilientes: desenvolvimento de soluções ambientais inovadoras para comunidades costeiras em tempos ecológicos voláteis.
  • Comercialização: viabilidade econômica, construtividade e cronograma da proposta do projeto de desenvolvimento
  • Sustentabilidade: capacidade de resposta do projeto para questões de gestão do uso de água, energia e recursos ambientais, num ambiente saudável de estar ambos internos e externos
  • Sensibildiade Contextual: medida em que o projeto responde ao contexto estético, social e econômica das comunidades do entorno
  • Replicabilidade: capacidade de aplicar as práticas e técnicas de desenvolvimento proposto pelo Arverne East para outras localidades que enfrentam desafios semelhantes
  • Confira as propostas escolhidas para a Segunda Fase:

    © Ennead Architects
    © Ennead Architects

    F.R.E.D. | Ennead Architects | Nova York, NY, EUA

    F.R.E.D. - Far Rockaway Ecological Dunescape - proõe uma série de intervenções que criam uma comunidade costeira resiliente e incorpora sustentabilidade. A característica principal deste projeto é desenhar operações críticas acima da ABFE (sigla em inglês para o 'Nível Base Ajustado de Enchentes' da Agência Federal de Gestão de Emergência) para este terreno. F.R.E.D. propõe uma espinha energética acima da área de inundável para permitir operações de emergência assim como circulação de pedestres e veículos e evacuação em caso de tempestade. Outras características incluem:

  • Densidade eficiente para minimizar a área construída e local de trabalho, maximizar a eficiência energética e promover as comunidades de bairro
  • Maximizar o potencial ecológico, usando a ecologia local para gerenciar a água da chuva e preservar os ecossistemas locais e características costeiras
  • Desenvolvimento de comunidade resiliente e confiável, que o possa ser também em tempos de crise
  • Emprego de tecnologias de construção que são adaptáveis e podem mudar ao longo do tempo
  • Construção com características locais
  • © Lateral Office
    © Lateral Office

    Rockaway Rising | Lateral Office | Toronto, Canadá

    Rockaway Rising propõe um desenvolvimento compreensivo que combina uma rede de passeios marítimos, corredores de água (que são avenidas submersas para drenagem de águas pluviais) e o desenvolvimento de espaços públicos resilientes que também conduzem à preservação da costa de uma possível tempestade. O desenvolvimento desta comunidade de bangalôs revisitados é construído em solos mais altos, sobre palafitas, e a paisagem é levantada para criar uma linha de base mais elevada em relação ao nível da água, enquanto a bacia funciona como um sistema de captação de tempestade durante as emergências, e paisagismo público em todas outras ocasiões.

    © Seeding Office
    © Seeding Office

    Far Rockaway | Seeding Office | London, Reino Unido

    Far Rockaway propõe uma combinação de unidades residenciais pequenas e médias, intercaladas com lazer e comércio e preservação da natureza. Medidas sustentáveis como painéis solares e geradores eólicos são introduzidos nos espaços públicos e privados. O passeio marítimo é desenvolvido como uma superfície ondulada que também direciona o fluxo da água quando há uma tempestade. Caminhos afundados também são projetados na rua para direcionar o fluxo de águas, enquanto trilhas levantadas proporcionam uma rota segura para abrigo e ajuda de emergência.

    © White Arkitecter
    © White Arkitecter

    Small Means and Great Ends | White Arkitekter | Estocolmo, Suécia

    Small Means and Great Ends foca na criação de pequenas intervenções de interconexões que podem ser adaptadas individualmente e reforçadas de acordo com necessidades futuras. Essas pequenas intervenções incluem uma diversidade de programas espalhados ao longo do terreno, permitindo acesso às funções comerciais e recreativas a partir dos desenvolvimentos residenciais. A espinha central do projeto é o passeio marítimo, ao longo do qual pode se instalar pequenas lojas, estúdios e galerias. O passeio da orla tem paisagismo que funciona como detenção de águas pluviais e áreas de retenção, que são protegidos da tempestade por uma zona ecológica, além de fornecer espaços públicos de lazer. O passeio corta o local em bairros distintos, mas conectados, cada um com edifícios de uso misto e renda mista.

    Confira as Menções Honrosas abaixo e clique no projeto para saber mais

     © Mithūn
    © Mithūn

    ROCKeast | Mithūn | Seattle, WA, EUA

    © FRPO
    © FRPO

    N.Y.S.P. | FRPO | Madrid, Espanha

    Anunciados Finalistas do Concurso FAR ROC para Rockaways Resiliente, © McGregor Coxall
    © McGregor Coxall

    Beachside Lifestyle, Community Lifeline | McGregor Coxall | Sidney, Austrália

    © elandscript
    © elandscript

    S.E.C.U.R. ROC | elandscript | Hong Kong

    © LOT-EK + SCAPE
    © LOT-EK + SCAPE

    Dune Co-Habitat | LOT-EK + SCAPE | Nova York, NY, EUA

    ©  ijKim + N.E.E.D. + Group Han
    © ijKim + N.E.E.D. + Group Han

    S.A.N.D. | ijKim Architect + N.E.E.D. Architecture + Group Han Associates | Nova York, NY, EUA

    Cortesia de FAR ROC

    Sobre este autor
    Cita: Vinnitskaya, Irina. "Anunciados Finalistas do Concurso FAR ROC para Rockaways Resiliente" [ Finalists Announced for FAR ROC Competition for Resilient Rockaways] 14 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/133391/anunciados-finalistas-do-concurso-far-roc-para-rockaways-resiliente> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.