O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. AD Brasil Entrevista: Ruth Verde Zein

AD Brasil Entrevista: Ruth Verde Zein

AD Brasil Entrevista: Ruth Verde Zein
AD Brasil Entrevista: Ruth Verde Zein

Conheci a Ruth um ou dois dias antes dessa entrevista, quando participávamos do IV Seminário Docomomo Chile, na cidade de Concepción, em novembro do ano passado. Lá, nossas ideias, pensamentos, concepções e propostas em relação à Arquitetura chocaram-se. Um choque positivo: Ruth é uma das raras investigadoras do Brasil determinadas a desbravar os caminhos da investigação projetual (ou projeto científico), um âmbito ou viés ainda nebuloso em todo o mundo. Desde Concepción, seguimos em contato, nos encontramos em outros seminários, e continuamos procurando imaginar novos modos de se aproximar à Arquitetura. Porém, ela insiste em se esquivar (como sempre).

Ruth Verde Zein é arquiteta e urbanista pela FAU-USP, mestre e doutora em Teoria, Historia e Crítica de Arquitetura pelo PROPAR-UFRGS, e pós-doutora pela FAU-USP. É autora, entre outras publicações, do livro "O Lugar da Crítica.Ensaios Oportunos de Arquitetura", de 2002; co-autora do livro "Brasil: Arquiteturas após 1950" com Maria Alice Junqueira Bastos, de 2010; e organizadora da antologia "Projeto como Investigação".

Ruth é pesquisadora e professora de graduação e pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1997. Dentro de suas pesquisas em curso, destaca-se Brutalist Connections, que investiga em todo o mundo obras de arquitetura que se enquadrem no termo Brutalismo.

Em dezembro do ano passado, publicamos o seu ensaio "Quando documentar não é suficiente: obras, datas, reflexões e construções teóricas".

Desfrutem da entrevista. Nela, Ruth Verde Zein procura pôr em xeque a suposta separação entre teoria e prática em Arquitetura, contando um pouco da sua experiência.

Sobre este autor
Igor Fracalossi
Autor
Cita: Igor Fracalossi. "AD Brasil Entrevista: Ruth Verde Zein" 11 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/127154/ad-brasil-entrevista-ruth-verde-zein> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nosso Canal de YouTube