O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Espanha
  5. Jaime J. Ferrer Forés
  6. 2011
  7. Can Ribas / Jaime J. Ferrer Forés

Can Ribas / Jaime J. Ferrer Forés

Can Ribas / Jaime J. Ferrer Forés
Can Ribas / Jaime J. Ferrer Forés, © José Hevia
© José Hevia

© José Hevia © José Hevia © José Hevia © José Hevia + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    Passeig de Mallorca, Palma, Ihas Baleares, SEspanha
  • Arquiteto Responsável

    Jaime J. Ferrer Forés
  • Colaboradores

    Yolanda Ortega Sanz, María Alemany Perelló, Jaime J. Ferrer Forés, Yolanda Ortega Sanz, Talleres Cortada
  • Área

    287.0 m2
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

© José Hevia
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A revitalização do bairro e a preservação dos elementos do patrimônio industrial são os objetivos deste projeto urbanístico a sendo realizado na área de La Soledat de Palma de Maiorca. A proposta está sendo desenvolvida em várias etapas, após vencer o concurso aberto em 2005 e que consiste no desenvolvimento urbano em geral, espaços públicos e da praça principal, a recuperação do património industrial e futura habitação social.

© José Hevia
© José Hevia

Dedicada à produção de cobertores de lã, a fábrica Can Ribas foi construída em 1851 no bairro de La Soledat ao leste de Palma. Localizada em uma área do lado de fora das muralhas da cidade, a administração militar necessitava que a fábrica fosse construída em uma base provisória, que se manifesta no sistema de paredes com pilastras das baías e na simplicidade e racionalidade da construção do complexo. Na década de 1970, após sucessivas expansões e transformações, a obsolescência da fábrica levou a produção têxtil a ser abandonada. Havia também outras mudanças muito significativas em torno do bairro de La Soledat que também criaram uma outra barreira que aumentou ainda mais o isolamento físico do bairro.

© José Hevia
© José Hevia

Com a sua organização como uma área fechada, a fábrica Can Ribas tornou-se uma barreira que divide o bairro de La Soledat em dois. O plano de reestruturação de La Soledat procura abrir a área industrial para o bairro. Em 2003, o Plano Especial de Reforma Interior (PERI) elaborado por Joan Busquets apenas para a baía principal, destinou à habitação uma instalação, e a chaminé do complexo industrial de Can Ribas foi protegida, e as baías afetadas pelo plano para a nova rua foram marcadas para demolição. No desenvolvimento do projeto, no entanto, os elementos patrimoniais mais valiosos foram recuperados e serão integrados aos ambientes urbanos.

© José Hevia
© José Hevia

A incorporação da baía do meio, o pavilhão de vapor e a parede de outra baía permite o reconhecimento do valor da área industrial moldada por diferentes pavilhões que estavam abrigando diferentes fases da produção têxtil. Um sistema de espaços abertos ao público está assim, estruturado por uma fundação de concreto, que serve para criar uma conexão física e visual entre a nova Rua Brotad e os elementos históricos da fábrica Can Ribas gerando um mais rico em elementos e complexo espaço público.

Detalhe
Detalhe

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Jaime J. Ferrer Forés
Escritório
Cita: "Can Ribas / Jaime J. Ferrer Forés" [Can Ribas / Jaime J. Ferrer Forés] 04 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/125315/can-ribas-slash-jaime-j-ferrer-fores> ISSN 0719-8906