O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Serie Eroded / I M Lab

Serie Eroded / I M Lab

Serie Eroded / I M Lab
Serie Eroded / I M Lab, © Marco Alberi Auber
© Marco Alberi Auber

A série Eroded (erodida) é uma série de objetos criados por  Alessandro Isola y Supriya Mankad do estúdio de design I M Lab, que  foram inspirados pelo processo natural de erosão - onde um material sólido como a pedra fica como que devorado por um processo exógeno como o fluxo do vento ou o fluxo de água. Este acontecimento não somente resulta na mudança da qualdiade do objeto sólido (como sua suavidade ou a exposição da qualdiade interna do elemento), mas também conduz para a formação de superfícies e cavidades que se convertem em diferentes tipos de habitabilidades.

© Marco Alberi Auber
© Marco Alberi Auber

Este conceito foi desenvolvido como uma série de objetos, neste caso banquinhos onde a superfície erodida se converte em um assento ergonômico ou um bolso de armazenamento. Projetados como elementos modulares, podem ser utilizados como elementos individuais ou em uma configuração mútipla, adaptando-se apra diferentes espaços de uso público, privado ou comercial.

© Marco Alberi Auber
© Marco Alberi Auber

Há duas partes do banquinho -  uma forte e outra suave - uma cosntante e a outra variável. A cortiça e a tela se combinam para dar sua forma final onde o tecido pode ser personalizado.

© Marco Alberi Auber
© Marco Alberi Auber

A forma se constrói a partir de uma combinação de elementos sólidos e de cortiça para otimizar o material e o peso. Em 2 dos banquinhos a zona escavada encontra seu caminho para baixo quase como um líquido que foi derramado, e flui para baixo formando um bolso que se pode utilizar para por revistas, notebooks ou outros objetos de uso cotidiano. O assento e o bolso se escavam com uma maquina CNC de uma peça macissa. A aprte "erodida" do objeto é revestida com feltro de diferentes cores para ressaltar a zona an qual foi eliminado o material apra gerar superfícies utilizáveis.

© Marco Alberi Auber
© Marco Alberi Auber

Os materiais, cortiça e feltro, foram escolhidos por razões específicas. A cortiça foi escolhida por suas credencias sustentáveis e que respeitam o meio ambiente e o feltro por sua durabilidade inerente. A cortiça de origem sustentável pode ser colhida sem danificar ou cortas a árvore. Através de seu ciclo de vida, é biodegradável e renovável e tem uma pegada de carbono consideravelmente baixa no processo de fabricação em comparação com outros materiais como metais e plásticos. Isto combinado com a maquinabilidade do amterial o faz perfeito para a replicação.

© Marco Alberi Auber
© Marco Alberi Auber

O filtro de lã, além de ser uma fonte renovável, é resistente ao desgaste e os cortes com uma borda limpa que não desfiam. Este foi especialmente importante, assim como ter elasticidade suficiente para adaptar-se a complexa superfície dinâmica.

Ver a galeria completa

Cita: Gutiérrez, Catalina. "Serie Eroded / I M Lab" [Serie Eroded / I M Lab] 01 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/124031/serie-eroded-slash-i-m-lab> ISSN 0719-8906