O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Chile
  5. emA Arquitectos
  6. 2012
  7. Casa do Caseiro “Hijuela El Durazno” / emA Arquitectos

Casa do Caseiro “Hijuela El Durazno” / emA Arquitectos

Casa do Caseiro “Hijuela El Durazno” / emA Arquitectos
Casa do Caseiro “Hijuela El Durazno” / emA Arquitectos, © Marcelo Cáceres
© Marcelo Cáceres

© Marcelo Cáceres © Marcelo Cáceres Cortesia de Ema Arquitectos Cortesia de Ema Arquitectos + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Las Condes, Chile
  • Arquitetos Responsáveis

    Klaus Matuschka A, Orlando Etcheberrigaray P
  • Construtora

    Nautilus
  • Área

    76.0 m²
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Marcelo Cáceres
© Marcelo Cáceres

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistiu em construir uma pequena casa para o caseiro de uma fazenda que corresponde a uma reserva ecológica no limite urbano da cidade de Santiago. Esse lugar, apesar de ser uma propriedade privada, deve ter acesso livre para a prática de mountain biking.

© Marcelo Cáceres
© Marcelo Cáceres

A condição rural do lugar, o clima e a ideia de criar um ponto de acesso e controle do lugar, conformou a tipologia arquitetônica da casa. Trabalhou-se com dois conceitos: o telhado verticalizado escuro e as paredes de coloração natural. Essas condições, em adição às janelas pretas, permitem à casa ser um edifício neutro no ambiente natural. A porta de acesso vermelha produz o contraste com o restante da casa.

© Marcelo Cáceres
© Marcelo Cáceres

A implantação da casa foi definida de acordo com exigências de projeto e para otimizar a luz solar.

Elevação Leste
Elevação Leste

A cobertura protege tanto de chuva quanto de neve no inverno e da alta insolação do verão. Para isso foram empregadas cornijas incorporando aberturas. Essas aberturas trabalham em conjunto com a chaminé para criar um fluxo de ar abaixo do telhado, ajudando a regular a temperatura nos meses mais quentes. Para os meses frios, trabalhou-se com isolamento térmico para manter o interior aquecido.

Cortesia de Ema Arquitectos
Cortesia de Ema Arquitectos

O revestimento de carvalho do exterior possui 70 milímetros de espessura. As faces da madeira crua foram ordenadas regularmente, o que resulta em paredes externas de alta inércia térmica com textura modulada.

© Marcelo Cáceres
© Marcelo Cáceres

No interior, o programa foi dividido em duas áreas, de acordo com a necessidade de privacidade. Orientados ao nordeste estão os dormitórios e banheiros. Para o noroeste ficam voltadas a sala de estar e a cozinha. Em frente à casa, foi gerado um espaço externo coberto, que serve como acesso e varanda.

Cortesia de Ema Arquitectos
Cortesia de Ema Arquitectos

A construção foi feita principalmente com estruturas metálicas e revestimentos em madeira que permitem uma instalação eficiente. A casa fica apoiada em pilares metálicos, sendo menos invasiva à superfície do solo

Isolamento térmico é incorporado às paredes, teto e laje do piso.

Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa do Caseiro “Hijuela El Durazno” / emA Arquitectos" [Casa Cuidador “Hijuela El Durazno” / emA Arquitectos] 26 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/122541/casa-do-caseiro-hijuela-el-durazno-slash-ema-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.