O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Primeiro Lugar no Concurso Praia Ferroviária de Palermo

Primeiro Lugar no Concurso Praia Ferroviária de Palermo

  • 01:02 - 23 Junho, 2013
  • por
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Primeiro Lugar no Concurso Praia Ferroviária de Palermo
Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne
Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne

Um dos aspectos mais relevantes da gestão urbana, hoje, é o envolvimento da comunidade, tanto nos processos legislativos e audiências públicas, como na atuação de diferentes grupos. Em geral, suas aspirações são consistentes e podem ser resumidas em duas premissas: maiores áreas de espaços verdes e construções que respeitem a escala do bairro, de preferência, de baixa altura.

Apresentaremos aqui o projeto que ganhou o primeiro prêmio do concurso para o Plano Diretor para a Praia Ferroviária de Palermo, na Argentina, da equipe liderada por Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne, com a colaboração de Julian Santarsiero, Paul Vrecic, e Javier Herrera.

a) No setor leste, de maior superfície, um traçado curvo contínuo, rodeado por edifícios de altura uniforme, define um grande espaço verde com 1 km de comprimento que incorpora a Praça da Ciência em frente ao Polo Científico-Tecnológico.

Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne
Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne

b) No setor oeste, entre a Av. Juan B. Justo e as ruas adjacentes, o traçado da Rua Darwin continua e se expande para gerar um espaço aberto intermediário que se estende até a Rua Soler e termina em uma praça triangular. Os dois novos blocos aceitarão torres de até 50 metros de altura, sobre uma base contínua de 15,50 metros, como estabelecido para os blocos adjacentes, chamados de E3.

c) No corredor ferroviário, atualmente em nível, permanecerão os cruzamentos ferroviários existentes e se propõe transformar dois deles, Gorriti e o novo em Costa Rica, em passagens subterrâneas, aproveitando a elevação da estrada ao redor de 1,70 metros sobre a Rua Godoy Cruz e a Av. Juan B. Justo, necessitando apenas de 3 metros para baixo de Gorriti para permitir o tráfego de ônibus e 2 metros na Costa Rica para automóveis.

Primeiro Lugar no Concurso Praia Ferroviária de Palermo, Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne
Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne

Estes túneis de curta distância são viáveis e​​ permitiram que, na última grande chuva, nenhum setor do bairro fora inundado pelo rio Maldonado.

Para melhorar a qualidade de vida do bairro, propomos uma barreira verde e alta, com 6 metros de altura, e secção curva, que vai proporcionar um isolamento adequado do som, isolamento visual e segurança. Será feita com placas de metal leves e trepadeiras, com floração em diferentes estações do ano.

Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne
Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne

A situação vai melhorar quando for construído o viaduto elevado. Nessa fase, vamos continuar com o critério de localizar atividades comerciais, especialmente gastronômicas e que são abertas ao parque. As placas de metal que formam a barreira horizontal serão reutilizadas para construir um teto verde no viaduto, que controlará o ruído dos trens. 

d) O tecido urbano. De acordo com o plano urbanístico local vigente, as regras e objetivos principais são: conformar um espaço público e um tecido de edifícios de qualidade, com boas características ambientais e morfológicas.

Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne
Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne

Para este fim, propomos regulamentos que estabelecem alturas fixas nas fachadas frontais e um nível superior afastado 2 metros, em uma trama edificável de 15 metros de profundidade, aberta para a rua. Este critério irá eliminar os "pátios de ar e luz" necessários para projetar unidades habitacionais quando a profundidade do terreno supera os 20/25 metros.

Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne
Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne

e) O parque. Alguém disse que, atualmente, o maior luxo é o vazio. Poderia afirmar que é assim quando tudo está adequadamente definido. O projeto inclui vegetação ao longo de todo o passeio curvo, como em Godoy Cruz, e também nas ruas laterais. A arborização será feita também em setores próximos à estrada de ferro. Seu traçado permite incorporar, de modo transitório ou permanente, as superfícies da área ferroviária não ocupadas por esta atividade.

Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne
Cortesia de Mario Boscoboinik e Jorge Iribarne

  • Concurso

    Playa Ferroviaria Palermo / Praia Ferroviária de Palermo
  • Premio

    Primeiro Lugar
  • Arquitetos

    Mario Boscoboinik, Jorge Iribarne
  • Localização

    Palermo, Argentina
  • Colaboradores

    Julián Santarsiero, Pablo Vrecic y Javier Herrera
  • Ano Projeto

    2013

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este autor
Fernanda Castro
Autor
Cita: Castro, Fernanda. "Primeiro Lugar no Concurso Praia Ferroviária de Palermo" [Primer Lugar Concurso Playa Ferroviaria de Palermo] 23 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/122061/primeiro-lugar-no-concurso-praia-ferroviaria-de-palermo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.