O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restauração
  4. Alemanha
  5. Max Dudler
  6. 2011
  7. Castelo Hambach / Max Dudler

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Castelo Hambach / Max Dudler

Castelo Hambach / Max Dudler
Castelo Hambach  / Max Dudler, © Stefan Müller
© Stefan Müller

© Stefan Müller © Stefan Müller © Stefan Müller © Stefan Müller + 36

  • Gestão Projeto

    Simone Boldrin
  • Restauro Volumes Edificados

    3.600 m² área bruta, 15.500 m³ volume bruto
  • Novos Volumes Edificados

    1.300 m² área bruta, 6.300 m³ volume bruto
  • Colaboradores

    Julia Werner, Handan Özdemir, Patrick Gründel
  • Engenharia Estrutural

    Ingenieurbüro Schenck
  • Paisagismo

    LOMA
  • Mais informações Menos informações
© Stefan Müller
© Stefan Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pano de fundo do "Festival Nacional Alemão", o Castelo Hambach é testemunha privilegiada tanto da história alemã quanto a europeia e é considerado o berço da democracia alemã por conta do Festival de Hambach sediado em suas ruínas no ano de 1832. Desde sua fundação como um posto romano em 305 a.C., o castelo foi intensamente modificado através dos séculos. Depois ser encarregado à Hambach Castle Foundation em 2002, iniciaram-se planos de modernização da estrutura, remodelação e novas construções. O concurso organizado pela Fundação foi premiou o arquiteto Max Dudler.

© Stefan Müller
© Stefan Müller

Dudler insistiu que qualquer adição à construção histórica deveria aumentar e não sobrecarregar a estrutura existente. A arquitetura deveria "respeitar a linguagem do lugar desenvolvendo uma arquitetura adequada que respondesse ao vocabulário da estrutura presente". Tendo em mente os mais de 200 anos de história do edifício, seu objetivo era estender a estrutura de modo sutil. Um todo arquitetônico equilibrado foi criado empregando um estilo contemporâneo baseado na tradição e na história.

© Stefan Müller
© Stefan Müller

Durante o trabalho de reconstrução, Dudler atribuiu grande importância à exposição da substância original do castelo. As paredes existentes foram exaustivamente limpas, abertas e consolidadas, criando assim conexões espaciais e cronológicas que haviam permanecido escondidas até então. As novas feições, feitas com materiais como madeira de cerejeira, arenito, metal e vidro, se dissolvem no espaço naturalmente e a aparência dos elementos técnicos foi minimizada.

© Stefan Müller
© Stefan Müller

O projeto do "restaurant1832" alocado no castelo - e dotado de um terraço de pedra com vista panorâmica - também toma seu conceito de seus grandes muros. Essas paredes foram reforçadas e resultam em um volume escultural cujo programa complementa o conjunto como um todo. O restaurante tem diversas aberturas com esquadrias alinhadas à face interior das paredes. Essas reentrâncias de diversos tamanhos são distribuídas como pinturas através do salão, criando sofisticadas composições visuais que estabelecem uma relação ampliada com a fantástica paisagem. A luz e o volume retilíneo se abrigam harmoniosamente nas existências, gerando tanto uma continuação visual da muralha medieval quanto uma evolução lógica da forma estrutural do edifício. Feitas com arenito proveniente da região, essas paredes influenciam fortemente a aparência geral do conjunto, motivo pelo qual Dudler optou pelo material similar para as adições.

© Stefan Müller
© Stefan Müller

A ideia de "criar um edifício a partir de uma parede" ressoa na constituição do complexo como um todo, o que resulta em estruturas comedidas, de linhas sutis que agregam ao castelo, oferecendo aos visitantes uma experiência que respeita a história do lugar.

Implantação
Implantação

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Max Dudler
Escritório
Cita: "Castelo Hambach / Max Dudler" [Hambach Castle / Max Dudler] 22 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/121756/castelo-hambach-slash-max-dudler> ISSN 0719-8906