O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Peru
  5. Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos
  6. 2012
  7. Condomínio Acapulco / Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos

Condomínio Acapulco / Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos

  • 17:00 - 21 Junho, 2013
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Condomínio Acapulco / Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos
Condomínio Acapulco / Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos, © Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

© Juan Solano Ojasi © Juan Solano Ojasi © Juan Solano Ojasi © Juan Solano Ojasi + 15

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este complexo habitacional chamado Condomínio Acapulco (nome da a rua onde está localizado), ganhou a medalha de bronze na categoria de Habitação Multifamiliar na Bienal Internacional de Miami em 2009. Trabalhado com uma mistura de um espaço curvo e ortogonal como uma simbiose que integra as formas definidas por estes. É composto por sete casas, seis das quais correspondem a um módulo maior que se repete. Este módulo se junta a outro, espelhado, formando um padrão. O condomínio se estrutura formalmente com a presença desse padrão que define uma rua interior criando espaços que iluminam os edifícios e permitem que cada unidade de habitação contenha ambientes bem iluminados. A abordagem estética é composta de elementos de forte presença como as paredes perfuradas separam os módulos, acabados com uma textura diferenciada: os volumes inclinados dos banheiros ou as estruturas de vidro das entradas e as que estão suspensas, ambas se contrastam com a grande parede exterior da sala. Esses elementos, por um lado, organizam e geram um ritmo nas fachadas, e por outro lado, representam um conceito formal masculino que contrasta com a feminilidade do volume curvo interior da sala, trabalhado com colunas redondas e uma seqüência de vigas paralelas que dão uma escala acolhedora ao espaço interior de pé-direito duplo. Este contraste, que se acopla formalmente, expressa a harmonia da estrutura familiar.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

As sete casas estão distribuídas em um eixo central, para carros e pedestres. As casas possuem três ou quatro dormitórios, são de dois pisos e em lotes de 300m².

Fachada G
Fachada G

As fachadas destas casas possuem um cubo de vidro flutuante que se impõe na composição de casa e compete com a entrada de altura dupla com vidros. Esta entrada que dá em um hall conduz a uma sala de pé-direito duplo e que recebe a área de estar familiar do segundo piso, em uma varanda, toda fechada por uma grande janela com vista para o jardim curvo. A casa se comunica espacialmente entre o primeiro e o segundo pavimento, criando um jogo de tetos entre a sala, o estar e os dormitórios.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

A área social está voltada para o jardim posterior, que tem dois níveis de altura. As grandes janelas curvas permitem o registro visual do jardim da área de estar familiar no segundo pavimento.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

O primeiro pavimento possui uma área de estacionamento para dois veículos, o lobby de entrada, um escritório, escada para o segundo pavimento, sala de jantar, cozinha com copa, terraço e área de jardim. A área de serviço é composta pela área de lavanderia e dormitório de serviço, com banheiro.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

No segundo pavimento está o dormitório principal, com banheiro e closet, dois dormitórios com closet, um banheiro e a varanda de estar com o dobro da da altura da sala.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos
Escritório
Cita: "Condomínio Acapulco / Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos" [Condominio Acapulco / Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos] 21 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/121571/condominio-acapulco-slash-gomez-de-la-torre-and-guerrero-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.