Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Edifício Onyx / Diez + Muller Arquitectos

Edifício Onyx / Diez + Muller Arquitectos

© Sebastian Crespo © Sebastian Crespo © Sebastian Crespo © Sebastian Crespo + 26

Apartamentos  · 
Quito, Equador
  • Arquitetos: Diez + Muller Arquitectos
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2012
  • Fotógrafo Fotografias: Sebastian Crespo
© Sebastian Crespo
© Sebastian Crespo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno de 1400 m² no centro da zona norte da cidade de Quito, no Equador, foi requisitado um edifício habitacional de densidade média. A porção frontal do terreno ocupa a metade da cuchara da rua, situando-se em forma de 'L' em relação a ela, e a topografia varia um pavimento inteiro entre a parte superior e a parte inferior do terreno, sendo este declive evidente em toda sua fachada voltada a rua. Na calçada há duas árvores imponentes dignas de preservação.

© Sebastian Crespo
© Sebastian Crespo

O desenvolvimento do projeto partiu de duas idéias principais: Em primeiro lugar, a divisão do edifício em dois blocos implantados em L, seguindo a morfologia do terreno, tanto planialtimétrico, quanto topograficamente. Portanto, o bloco da parte superior do terreno está implantado o equivalente a um pavimento mais alto que o bloco adjacente, hierarquizando assim espaços externos e internos, dando mais exclusividade a densificação dos edifícios. Em segundo lugar, a criação de uma praça escalonada que serve para conectar os dos blocos de habitação, mas ao mesmo tempo dotar o projeto de um espaço de uso semi-público, no qual a praça e a rua possam conectar-se visualmente, complementados pelo mobiliário ao ar livre, paisagismo e vegetação existente na via.

© Sebastian Crespo
© Sebastian Crespo

Em relação ao ambiente construído, toda a extensão da escada choca-se contra um painel envidraçado que serve de fechamento. A escada começa no lobby do bloco um e termina em um ginásio comum, ambos com pé direito duplo. Ela cria um efeito do encravamento do vidro sobre a praça e, ao mesmo tempo, conecta a praça principal ao espaço de recepção principal do projeto. Assim, a relação rua - praça - espaço interno se torna uma experiÊncia sequencial, o que contribui para a integração do projeto ao espaço pÚblico.

© Sebastian Crespo
© Sebastian Crespo

Por fim, o projeto das unidades habitacionais está organizado linearmente, onde os cômodos aproveitam ao máximo o entorno dos blocos e consequentemente a luz natural, as vistas, e etc..

Planta
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Quito, Equador

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Onyx / Diez + Muller Arquitectos" [Edificio Onyx / Diez + Muller Arquitectos] 19 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/121008/edificio-onyx-slash-diez-plus-muller-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.