O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Concheiro de Montard
  6. 2012
  7. Casas Reais / Concheiro de Montard

Casas Reais / Concheiro de Montard

  • 21:00 - 11 Junho, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Casas Reais / Concheiro de Montard
© Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

© Luis Díaz Díaz © Luis Díaz Díaz © Luis Díaz Díaz © Luis Díaz Díaz + 14

  • Colaboradores

    Maria Pierres
  • Empreiteiro

    Rehabilitacions Trabecón S.L.
  • Engenheiro Estrutural

    E³ arquitectos
Casas Reais / Concheiro de Montard, © Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

 ILUMINANDO ESPAÇOS

Nosso objetivo inicial era sermos capazes de compreender a casa existente, um espaço fragmentado em pequenos cômodos com pouca luz, para então visualizarmos um todo com possibilidade de incidência de luz em abundância. Com este conceito em mente, decidimos utilizar o máximo da luz existente ao usarmos as duas fontes naturais de iluminação natural na casa: a partir da varanda de fachada norte e de três pequenas aberturas nos lados leste e oeste localizados nas espessas paredes de pedras. De um lado a casa estende-se a varanda abarcando a luz solar e a vista da antiga cidade. Do outro lado, as pequenas janelas existentes são percebidas como orifícios, criando um espaço com agradável e variável claridade durante o dia.

© Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

DENSIFICANDO O ESPAÇO

Sob este novo conceito, a casa é concebida como uma coleção de espaços com caráter especifico. Tudo é disposto de modo contínuo para que se beneficiem do confluência de diferentes fontes de luz. Os cômodos se tornam visíveis devido as articulações e expansões do espaço através do projeto de mobiliário. Deste modo, um comodo sempre funciona como um pano de fundo para os cômodos conseguintes como segundos e terceiros cenários, os quais dão densidade e profundidade ao espaço.

© Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

O mobiliário harmoniza-se e permite uma percepção continua do espaço. A parede de pedras existente, com sua textura de argamassa de cal, é exposta integralmente, conectando-se a sequência de espaços: sala de estar - cozinha - quarto principal. O novo e contínuo trabalho de carpentaria com acabamento suave e acetinado organiza sequência sala de estar - entrada - vestiário - sala de estudos.

© Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

OBJETOS ENCONTRADOS

Três espaços existente funcionam como objects trouvés interagindo com nos novos elementos e dando aos ambientes sua própria característica. A lareira tradicional de pedra da Galicia torna-se um local de descanso na sala de estudos. Os azuleijos hidráulicos da cozinha original são reorganizados criando uma tapeçaria que se estende pelo novo espaço da cozinha. A galeria amadeirada integra-se visualmente ao espaço interno através do novo trabalho de carpentaria, os quais servem como um filtro entre os ambientes  internos e externos.

Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casas Reais / Concheiro de Montard" [Casas Reais / Concheiro de Montard] 11 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/119554/casas-reais-slash-concheiro-de-montard> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.