O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Prêmio América 2011 - Veja os prêmios concedidos no XIV Seminário de Arquitetura Latino-americano (SAL) / Campinas - SP

Prêmio América 2011 - Veja os prêmios concedidos no XIV Seminário de Arquitetura Latino-americano (SAL) / Campinas - SP

Prêmio América 2011 - Veja os prêmios concedidos no XIV Seminário de Arquitetura Latino-americano (SAL) / Campinas - SP
Prêmio América 2011 - Veja os prêmios concedidos no XIV Seminário de Arquitetura Latino-americano (SAL) / Campinas - SP

Prêmios América 2011,  foi concedido durante o  XIV Seminário  de Arquitetura Latino-americana (SAL) em Campinas, entre 8 e 11 de Novembro de 2011.

Prêmio América 2011 – Categoria Obra Construída: 

João da Gama Filgueiras Lima (Lelé)

João da Gama Filgueiras Lima (“Lelé”)

João da Gama Filgueiras Lima (“Lele”) formou-se em 1955 na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mudou-se para Brasília em 1957, para colaborar com Oscar Niemeyer. Em 1962 , ele trabalhou como professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília, e renunciou em 1965 sob a ditadura militar. Começou a desenvolver um sistema de elementos pré-fabricados e iniciou a produção em pequenas fábricas instaladas em Salvador, Bahia. Ao mesmo tempo em que realizou obras importantes como o Centro Administrativo do Estado da Bahia, Aracaju, Belo Horizonte e Vitória.

Sua principal obra é a série de hospitais para pacientes com dificuldades motoras, da Rede Sarah, construído inteiramente com o seu sistema de pré-fabricados, e equipados com mobiliário de design especial elaborado pelo arquiteto. Ele recebeu vários prêmios, nacionais e internacionais, e em 2003  foi nomeado Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia.

Prêmio América 2011 – Categoria História, Critica e Teoria:

Cristián Fernández Cox

Cristián Fernández Cox

Cristián Fernández Cox (1935) tem um extenso trabalho de arquitetura, o prédio Montolín, o Seminário Pontifício de Santiago e a Torre Los Andes, entre outros. Foi Presidente da Primeira Bienal de Arquitetura do Chile (1977) que foi pioneira entre as Bienais latino-americanas.

Foi também o primeiro presidente da Associação de Escritórios de Arquitetos do Chile (AOA) e recebeu o Prêmio “Arquitectura Nacional “no Chile em 1997. No âmbito dos SAL é reconhecido por  suas contribuições para a reflexão teórica com o conceito de ” modernidade apropriada” nos anos 80. Ele já publicou vários livros de teoria da arquitetura – destacando seu recente livro “Bienestancia” – é atualmente professor de teoria na Universidad Mayor de Santiago de Chile.

Prêmio América 2011 – Categoria  Divulgação:

Carlos Morales  Hendry

Carlos Morales Hendry

Carlos Morales Hendry é arquiteto e antropólogo da Universidad de Los Andes, Colômbia e mestre pela Universidade de Berkeley, Califórnia. Ele foi professor por 31 anos na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Los Andes, e durante 16 anos foi decano da Faculdade.

Hendry foi responsável por numerosas publicações  e monografias de arquitetos em conjunto com a revisão Escala na Colômbia e também organizou inúmeros fóruns e encontros para a divulgação da arquitetura na América Latina e no Caribe, incluindo o Atelier Arquitetura Cartagena, Colômbia.

Em 1998 com  um grupo  renomado de arquitetos da América Latina fundou a Escola de Arquitetura e Desenho da América Latina e do Caribe ISTHMUS, localizado na Cidade del Saber no Panamá, onde desempenha desde sua fundação, a função de diretor. Seu esforço e atividades em favor das discussoes sobre o tema da arquitectura no âmbito acadêmico e profissional, têm rendido merecidas menções e prêmios, entre eles, a Medalha de Ouro da Federação Pan Americana de Arquitetos, a Menção da Sociedade Colombiana de Arquitetos e o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade de Colima, México.

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Prêmio América 2011 - Veja os prêmios concedidos no XIV Seminário de Arquitetura Latino-americano (SAL) / Campinas - SP" 30 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/11831/premio-america-2011-veja-os-premios-concedidos-no-xiv-seminario-de-arquitetura-latino-americano-sal-campinas-sp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.