O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Alemanha
  5. Envés Arquitectos
  6. 2013
  7. Proposta vencedora para Nova Biblioteca Central em Berlim / Envés Arquitectos

Proposta vencedora para Nova Biblioteca Central em Berlim / Envés Arquitectos

Proposta vencedora para Nova Biblioteca Central em Berlim / Envés Arquitectos
Proposta vencedora para Nova Biblioteca Central em Berlim / Envés Arquitectos, © 24studio
© 24studio

Projetada pelo Envés Arquitectos, a proposta para a Nova Biblioteca Central em Berlim, nomeada como uma das vencedoras do concurso, é concebida como um espaço de encontro aberto, público, gratuito e confortável; em resumo, um lobby urbano. Este espaço flexível é capaz de interagir com usuários variáveis (de uma criança a um idoso), e simultaneamente assegura a acessibilidade à área e o direito ao uso. A biblioteca também pretende se tornar um catalisador de atividades, um ponto de referência a ser percebido a uma longa distância. Mais imagens e a descrição dos arquitetos a seguir.

© 24studio
© 24studio

Uma biblioteca se tornou um dos poucos espaços públicos que permanecem financeiramente acessíveis ao público, e onde é possível desfrutar de atividades recreacionais (brincar, comer, descansar, ler...) e se abrigar de condições climáticas desconfortáveis. Esta condição de abertura e fechamento é conhecida como "Flexibilidade Inteligente" (oposto de flexibilidade total, onde qualquer atividade pode ser desenvolvida em qualquer lugar) com diversas áreas onde o programa é estabelecido em definitivo por atividades cuja evolução é menos previsível (isto é, exposições temporárias).

© 24studio
© 24studio

Enquanto cria um marco, o projeto deve também criar diálogo, de uma forma contínua, com o Tempelhof Park. Nesse sentido nós introduzimos dois conceitos opostos: Continuidade em relação ao Parque. Característica horizontal e ponto de referência do Parque.

© 24studio
© 24studio

Agrupamos os usos gerais acessíveis e os espaços controlados e estabelecemos sua ocupação em todo o pavimento térreo, como um grande saguão urbano. De acordo com o conceito de "flexibilidade inteligente", agrupamos os espaços onde são guardados os livros em um único pavimento, como uma "placa tectônica" transitável, localizando abaixo o restante dos usos que permitem uma adaptação mais fácil para futuras mudanças no programa.

Localização
Localização

O armazenamento permanente de livros se localiza abaixo do nível do solo, facilitando a preservação e o controle da mídia. Agrupamos os espaços administrativos na área próxima à cidade (fornecendo uma conexão pública mais fácil e uma imagem representativa da cidade devido sua transparência). Inclinamos a "placa tectônica" conectando a área leste ao nível do parque e elevando o lado oposto em direção á cidade. Mantivemos os dois cantos opostos vazios, estabelecendo claramente dois acessos à biblioteca.

Implantação
Implantação

Nós projetamos a "placa tectônica"  como um caminho contínuo de baixa inclinação através de rampas transversais que possibilitam uma confortável acessibilidade ao pedestre, bem como uma unidade contínua de armazenamento de livros, adaptada a uma configuração temática linear. Modulamos a "placa tectônica" através de um volume trapezoidal, com aberturas zenitais ao norte (iluminando indiretamente os espaços de leitura).

Arquitetos: Envés Arquitectos Localização: Berlin, Germany Equipe: Alberto Velarde del Barrio, Miguel Ángel Navas Vinagre, Miguel Ángel Velarde del Barrio Colaboradores: Realization of 3D Images - 24studio

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: Furuto, Alison. "Proposta vencedora para Nova Biblioteca Central em Berlim / Envés Arquitectos" [New Central Library in Berlin Winning Proposal / Envés Arquitectos] 04 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/117631/proposta-vencedora-para-nova-biblioteca-central-em-berlim-slash-enves-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.