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Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Museu Lenbachhaus / Foster + Partners

Museu Lenbachhaus / Foster + Partners
Museu Lenbachhaus / Foster + Partners, © Nigel Young / Foster + Partners
© Nigel Young / Foster + Partners

© Nigel Young / Foster + Partners © Nigel Young / Foster + Partners © Nigel Young / Foster + Partners © Nigel Young / Foster + Partners + 20

  • Arquitetos

  • Localização

    Luisenstraße 33, 80333 Munique, Alemanha
  • Equipe de Projeto

    Norman Foster, David Nelson, Stefan Behling, Christian Hallmann, Ulrich Hamann, Klaus Heldwein, Florian Boxberg, Leonhard Weil, Judith Kernt, Henriette Hahnloser, Eike Danz, Diana Krumbein, Simon Weismaier, Christopher Von Der Howen, Inge Tummers, Jörg Grabfelder, Katrin Hass, Tillmann Lenz
  • Área

    12328.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Gerência de Projetos

    DU Diederichs Projektmanagement
  • Engenharia Estrutural

    Sailer Stepan & Partner GmbH
  • Engenharia Mecânica

    Ingenieurbüro Robert Ottitsch (HLS + RLT) + PEG GmbH (Elektro)
  • Inspetor de Quantidade

    CBP Cronauer
  • Consultoria de Custos

    Höhler + Partner
  • Paisagismo

    Burger Landschaftsarchitekten
  • Projeto Luminotécnico

    Ingenieurbüro Bamberger
  • Instalações de Arte

    ‘Wirbelwerk’ 2012 by Olafur Eliasson & ‘Lenbachhaus’ 2012 by Thomas Demand
  • Cliente

    Cidade de Munique, Departamento Cultural, Construção Civil
  • Área do Terreno

    4,000 m2
  • Mais informações Menos informações
Axonométrica © Foster + Partners
Axonométrica © Foster + Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os edifícios históricos do museu foram cuidadosamente restaurados e os espaços de exposição aumentados por uma nova ala espetacular, que oferece um ambiente ideal para a visualização da magnífica coleção "Cavaleiro Azul". Assim como melhorar radicalmente o desempenho ambiental dos edifícios, a reforma criou uma nova entrada e espaços sociais, incluindo um restaurante, esplanada, instalações de educação e um dramático átrio de altura total, onde o velho se articula dentro do novo.

© Nigel Young / Foster + Partners
© Nigel Young / Foster + Partners

Construído em 1891 como um estúdio e moradia para o artista Franz von Lenbach, o Museu Lenbachhaus tem sido progressivamente aumentado ao longo do século passado. No entanto, os seus edifícios estavam com necessidade de renovação e o museu não tinha as instalações para atender a um público cada vez maior de 280 mil pessoas por ano. Redefinindo a circulação em todo o local, o projeto transformou uma complexa seqüência de espaços de diferentes períodos em um sistema unificado de museu legível que é acessível e aberto a todos.

© Nigel Young / Foster + Partners
© Nigel Young / Foster + Partners

Descascando os acréscimos históricos desnecessários, uma extensão de 1972 foi removida para revelar a parede da casa original, que foi graciosamente restaurada tornando-se ocre. Os diferentes elementos históricos são então unidos ao longo da rua Richard-Wagner por uma nova galeria do pavilhão, com dois níveis de espaço de exposição. O novo edifício foi concebido como uma "caixa de jóias" para os tesouros da galeria - que é revestida com tubos de metal de uma liga de cobre e alumínio, sua cor e forma projetados para complementar a rica tonalidade ocre da villa e as fachadas texturizadas.

© Nigel Young / Foster + Partners
© Nigel Young / Foster + Partners

Dentro do novo prédio, uma sequência de galerias íntimas exibem a coleção de pinturas de renome internacional do Museu das pinturas expressionistas do século XX, "Cavaleiro Azul", ecoando a escala doméstica de sua configuração original na villa Lenbach. Como muitas das obras de arte foram pintadas em "plein-air ', a luz natural indireta foi deliberadamente arrastada para as galerias de nível superior para criar o ambiente ideal para a sua exibição.

© Nigel Young / Foster + Partners
© Nigel Young / Foster + Partners

Uma nova entrada foi criada ao lado do restaurante, acessado através de uma nova praça ajardinada, a leste do museu - este movimento reivindica o jardim do pátio, transformando-o de uma via de pedestres, em um espaço tranquilo para os visitantes. O restaurante está aberto fora do horário de funcionamento do Museu e suas mesas continuam do lado de fora, ajudando a animar as ruas circundantes e atrair novos visitantes para as galerias.

© Nigel Young / Foster + Partners
© Nigel Young / Foster + Partners

O novo centro social do edifício é um dramático átrio iluminado por cima, com os balcões de bilhetes e informações, acesso a um novo espaço de exposições temporárias no andar térreo e uma grande escada em balanço para as galerias de nível superior. Claramente articulando o velho ao novo, o seu volume impressionante incorpora o ocre da parede exterior da casa original e é dimensionado para acomodar grandes obras de arte. O Museu encomendou ao artista Olafur Eliasson um trabalho específico para o local intitulado Wirbelwerk. Durante o dia, a luz solar lava as paredes brancas através de uma abertura longa e fina no nível do telhado e persianas horizontais lançam mudanças de padrões de luz e sombra no espaço.

© Nigel Young / Foster + Partners
© Nigel Young / Foster + Partners

Assim como reparar a trama dos edifícios existentes, um dos principais objetivos do projeto foi melhorar radicalmente o desempenho ambiental do museu. Um aquecimento à base de água e sistema de refrigeração dentro do piso foi implementado - usando muito menos energia do que um aquecimento baseado no ar, isso representa um passo inovador em um contexto de galeria. A água da chuva também é recolhida e reciclada e a iluminação foi substituída e atualizaao com os sistemas de baixa energia.

Planta de subsolo © Foster + Partners
Planta de subsolo © Foster + Partners

Lord Foster:

“Nosso principal desafio tem sido o de manter a mesma quantidade de área de exposição, dentro da pegada do museu, enquanto criamos uma nova circulação e espaços de visitantes. Dada a forma que as diferentes partes do museu tinham evoluído, não havia tal coisa como um espaço típico - cada canto é único e requer atenção individual e diferentes decisões de projeto. Este tem sido um processo fascinante. Outro aspecto importante do nosso projeto foi a criação de novas oportunidades para as obras de arte a serem expostas fora dos limites tradicionais da galeria, como no átrio. Esta ideia desenvolve o espaço da "sala urbana" - que é o coração do público e social do museu, e do ponto de ligação com a cidade em geral.”

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Foster + Partners
Escritório
Cita: "Museu Lenbachhaus / Foster + Partners" [Lenbachhaus Museum / Foster + Partners] 03 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/117583/museu-lenbachhaus-slash-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

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