O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Centro de Juventude e Esportes - Projeto Vencedor do Concurso Copa Arquitectura de Architecture for Humanity / Urban Recycle Architecture.Studio

Centro de Juventude e Esportes - Projeto Vencedor do Concurso Copa Arquitectura de Architecture for Humanity / Urban Recycle Architecture.Studio

Centro de Juventude e Esportes - Projeto Vencedor do Concurso Copa Arquitectura de Architecture for Humanity / Urban Recycle Architecture.Studio
Centro de Juventude e Esportes - Projeto Vencedor do Concurso Copa Arquitectura de Architecture for Humanity / Urban Recycle Architecture.Studio, © Urban Media
© Urban Media

O Centro de Juventude e Esportes, projeto do escritório brasileiro Urban Recycle Architecture.Studio  foi o vencedor do Concurso Copa Arquitectura de Architecture for Humanity 2011. O projeto pode ser visto na IX Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, até o dia 04 de dezembro.


Hoje

Futebol é sempre uma oportunidade para unir pessoas, sendo elas jovens, idosos, peladeiros de fim de semana, profissionais, Argentinos, Brasileiros, Sulamericanos ou não. Uma coisa é certa o futebol une.

© Urban Media

Moreno à 36km de Buenos Aires resume a ineficiência do poder público para o auxilio de sua população, com 69,9% da sua população classificada como “pobre” a necessidade de revitalização não deve ser discutida apenas como sinônimo de melhorias na infraestrtutura do local, mas sim numa grande revitalização urbana social com parceria entre o poder público e empresas privadas, possibilitando inclusão social e qualidade de vida de sua população.

Amanhã

O amor dos argentinos pelo esporte, em especial ao futebol pode ser uma das ferramentas para essa mudança, o desenvolvimento do trabalho coletivo, da busca de superação e o respeito no jogo, são uma das lições aprendidas do campo para a vida. Aplicar estas lições a valores como: respeito a natureza, incentivo ao conhecimento, interação social e responsabilidades podem sem dúvida, transformar a vida destas pessoas.

© Urban Media

A Proposta

O foco principal do projeto foi estabelecer uma relação entre o social, o ecológico e o econômico, juntos em uma única edificação. Para que esta relação seja bem sucedida foi

pensado uma edificação com múltiplas funções, de design retângular e sistema estrutural metálico de rápida construção e alta resistência.

Os espaços solicitados foram organizados em dois blocos horizontais, interrompidos por um caminho principal vazado verticalmente ligando a rua Del Carril ao campo de futebol.

Planta 1

No pavimento térreo foram locados os espaços voltados ao uso comuntário e econômico, como a sala multifuncional, vestiários, lan house e espaço de comércio comunitário.

O uso da cobertura possível atráves de uma escada lateral metálica, não ficou restrito apenas a cobertura verde, captação de águas pluviais e locação dos coletores solares, mas támbem envolve uma pequena horta, piscina comunitária, rede de descanso e visão privilegiada para o campo de futebol.

Fases de Construção

O projeto foi dividido em duas fases, a primeira para julho de 2011 situada no lado leste da edificação contando com os vestiários, sanitários, cozinha, espaço de comércio comunitário e lan house. Já na primiera fase também será disponibilizado o acesso a cobertura verde contando com a horta comunitária.

© Urban Media

A segunda fase do projeto situada no lado oeste da edificação contará com a sala multi-uso com acesso a internet, pequena oficina onde serão elaboradas atividades técnicas, espaço para leitura e descanso e uma piscina comunitária.

Eficiência energética

A edificação projetada dispõe de diversos elementos e tecnologias sustentáveis para melhor eficiência energética como: uso de água pluvial captada na cobertura e utilizada na irrigação da horta, uso de coletores solares para redução de custo energético, uso de cobertura vegetal para redução da temperatura do interior da edificação, grandes aberturas internas possibilitando cruzamento de ventilação natural e aproveitamento da iluminação natural, uso da marquise para proteção de chuva e redução da insolação direta, além do plantio de espécies vegetais do local no entorno da edificação ajudando no microclima.

© Urban Media

Materiais

O projeto foi definido em dois blocos de construção similar, com sistema estrutural metálico de fácil execução e baixa manutenção.

Materiais Externos – Para o exterior da edificação foi utilizado um fechamento misto de vidro, bloco de cimento e grade metálica na cor laranja oferecendo segurança, ventilação e conforto visual.

© Urban Media

Materiais Internos – As divisões interiores ficam por conta das parede de bloco de cimento, com forro em madeira industrializada OSB, diminuindo a temperatura e tornando o espaço mais acolhedor. O piso em cimento monolítico de fácil execução e baixo custo oferece conforto visual e baixa manutenção. O mobiliário de madeira OSB, as luminárias de sobrepor de 150 x 15cm e os imagens dos jogadores argentinos valorizam o espaço e trazem confiança.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Equipe
  2. Saul Kaminsky
  3. Juliana Aguiar
  4. Diego Viana Gomes

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Centro de Juventude e Esportes - Projeto Vencedor do Concurso Copa Arquitectura de Architecture for Humanity / Urban Recycle Architecture.Studio" 29 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/11738/centro-de-juventude-e-esportes-projeto-vencedor-do-concurso-copa-arquitectura-de-architecture-for-humanity-urban-recycle-architecture-ponto-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.