O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Galeria
  4. Estados Unidos
  5. WORKac
  6. 2013
  7. Proposta para UC Davis Art Museum / WORKac

Proposta para UC Davis Art Museum / WORKac

  • 01:00 - 29 Maio, 2013
  • por
  • Traduzido por Naiane Marcon
Proposta para UC Davis Art Museum / WORKac
Proposta para UC Davis Art Museum / WORKac, Cortesia do WORKac Architecture
Cortesia do WORKac Architecture

No último ano a Universidade da Califórnia Davis convidou três arquitetos para competir pela chance de projetar seu novo museu de arte de 3 milhões de dólares, previsto para inaugurar em 2016. A competição foi uma tarefa de projeto e construção, com cada competidor se associando a um empreiteiro e apresentando um projeto holístico. Para aqueles que perderam, SO-IL foi anunciado ontem como vencedor da competição.

Aqui apresentamos uma das duas propostas vice-campeãs, a do WORKac. O conceito  gira em torno da criação de um marco distinto, um ponto central para a sobreposição entre arte, ensino superior e cotidiano. A forma de paralelograma pretende criar um espaço dinâmico que gera oportunidades de interação com o paisagismo proposto e com o entorno. Internamente um conjunto de espaços formais e informais, abertos e íntimos são dispostos ao londo de dois eixos, unidos por um luminoso espaço comum.

Leia a descrição dos arquitetos a seguir

Um ousado ícone aberto ao longo do limite externo do campus UC Davis, o Museu JSMMS re-imagina as intersecções entre arte, ensino superior e vida cotidiana. Uma fonte de inspiração tanto para estudantes quanto visitantes, o edifício torna a longa tradição do envolvimento da Universidade com as artes visível para o campus e para a cidade adiante. Através de uma reorganização cuidadosa e inovadora das tradições convencionais de um museu, o edifício altamente acessível se torna uma plataforma para aprendizado coletivo, criação e experimentação - uma vitrine para o legado artístico da Universidade e sua evolução como uma força cultural de ponta, e um centro integral e vibrante para futuras gerações de estudantes.

Cortesia do WORKac Architecture
Cortesia do WORKac Architecture

Para enfatizar o papel do edifício como um destino para diversos públicos, a equipe desenvolveu um paralelogramo simples e marcante, que maximiza oportunidades de espaço público por toda a área. Duas extremidades do edifício são elevadas para criar fachadas distintas voltadas para o campus e para a rodovia adjacente, formando uma dramática cobertura inclinada que abriga uma série de espaços, vistas e experiências. A inclinação desta cobertura, sua orientação e seu revestimento metálico reunidos produzem um envelope eficiente por natureza na diminuição do ganho de calor solar e da energia necessária para resfriar o edifício.

Cortesia do WORKac Architecture
Cortesia do WORKac Architecture

Para enfatizar ainda mais a natureza pública do Museu e fornecer um grande espaço aberto e sombreado, um grande dossel se estende sobre uma nova praça, aberta ao norte em direção ao campus. Continuando com o tema da conexão das atividades do Museu com o campus circundante, o paisagismo proposto é estrategicamente projetado para "costurar" o novo edifício ao local através de uma série de espaços ao ar livre, pátios e terraços que complementam e se misturam ao interior do Museu enquanto fornecem oportunidades de luz e ventilação naturais abundantes.

Cortesia do WORKac Architecture
Cortesia do WORKac Architecture

O programa do Museu oferece um espectro de experiências artísticas para acomodar a grande variedade de interesses e usuários. Além dos espaços convencionais de exposição, o edifício também conta com recursos inovadores de produção de arte e educação. Dentro da planta em palalelograma essas experiências se organizam ao longo de dois eixos, variando do espaço mais formal ao mais informal ou experimental.

Cortesia do WORKac Architecture
Cortesia do WORKac Architecture

Ao entrar, visitantes podem seguir diretamente até o convencional eixo leste-oeste das Galerias Main e Focus - uma série de "caixas brancas" flexíveis e proporcionais. Como alternativa, o eixo norte-sul leva a experiências artísticas mais íntimas ou menos convencionais, começando na entrada do Museu e se estendendo até o segundo pavimento e a vários espaços ao ar livre. Uma área comum iluminada na intersecção dos dois eixos, o pé direito duplo do Lobby Lounge dá lugar à Tribuna da Arte: uma elevada sequência de exposição de estudos, plataformas de arte  e áreas de estar integradas à escada principal. Dentro da Art Tribune, a abobadada Archive gallery funciona como contraponto ao Outdoor Art Studio e ao Outdoor Lounge adjacentes. Extensos terraços no segundo pavimento ligam ao Indoor Art Studio e ao Community Education Space. Sobre a Art Tribune e o Lobby Lounge há uma ponte que comporta as Collections Classroom, uma "caixa de jóias" central que mostra vislumbres de itens de exposição permanentes dispostos de modo a convidar o público a subir até a Art Tribune e explorar o Museu em sua totalidade.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
WORKac
Escritório
Cita: Rackard, Nicky. "Proposta para UC Davis Art Museum / WORKac" [UC Davis Art Museum Proposal / WORKac] 29 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/116674/proposta-para-uc-davis-art-museum-slash-workac> ISSN 0719-8906