Seminário Q+50 chega a São Paulo para discutir a gestão das cidades

Seminário Q+50 chega a São Paulo para discutir a gestão das cidades

A gestão das cidades será o tema da edição São Paulo do Seminário de Política Urbana Q+50, que será realizado na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, na próxima segunda-feira, 27 de maio. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o seminário, que terá transmissão ao vivo, via internet, no site do IAB, debaterá os sistemas de planejamento, os planos diretores estratégicos, o desenho urbano e a governança metropolitana.

Para o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, o Q+50 SP vai ampliar a reflexão dos arquitetos brasileiros sobre a gestão das cidades, tema importante para o desenvolvimento das cidades e metrópoles, mas pouco debatido entre os profissionais.

O evento terá como principal conferencista o arquiteto uruguaio Mariano Arana, ex-senador do Uruguai e ex-prefeito de Montevidéu. Arana coordenou o bem-sucedido plano de requalificação do centro histórico da capital uruguaia, que se tornou referência mundial. O arquiteto tem condecorações como a Medalha de Ouro da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA), em 1999, e é Professor Honoris Causa da Universitàdi Ferrara (Itália) e da Universidad de la República Oriental del Uruguay.

A discussão será estimulada ainda por uma mesa-redonda e um painel institucional. A primeira atividade, que será mediada pela arquiteta paulista Angélica Alvim, com o tema “Marcos regulatórios e transformação da cidade”, contará com as participações de João Whitaker, arquiteto, urbanista e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP); José Police Neto, vereador na Câmara Municipal de São Paulo; e Regina Meyer, arquiteta, urbanista e professora da FAUUSP.

Já o painel institucional “Gestão metropolitana/urbana e projetos/desafios atuais”, será conduzido pela arquiteta Fabiana Izaga, com participação do arquiteto e urbanista Fernando de Mello Franco, secretário de Desenvolvimento Urbano da Cidade de São Paulo; do arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, vereador na Câmara Municipal de São Paulo; e de Renato Pires de Carvalho Viégas, diretor presidente da Empresa Paulista de Desenvolvimento Metropolitano.

O Q+50, evento comemorativo de 50 anos do histórico Seminário Nacional de Habitação Urbana, realizado no Hotel Quitandinha (Petrópolis, RJ), visa a reforçar decisivamente a agenda política das cidades e das metrópoles brasileiras.

Depois de São Paulo, o Seminário Q+50 passa por Brasília, Minas Gerais, Bahia e Amazonas.

Programação:

14h às 15h: Recepção e Credenciamento dos Participantes

15h às 15h30: Cerimônia de Abertura

15h30 às 17h: Mesa Redonda - Marcos Regulatórios e Transformação da Cidade

17h às 18h45: Painel Institucional - Gestão Metropolitana/Urbana e Projetos/Desafios Atuais

19h às 20h30: Conferência com Mariano Arana

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Q+50 chega a São Paulo para discutir a gestão das cidades" 13 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-116091/seminario-q-plus-50-chega-a-sao-paulo-para-discutir-a-gestao-das-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.