O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Seminário Q+50 chega a São Paulo para discutir a gestão das cidades

Seminário Q+50 chega a São Paulo para discutir a gestão das cidades

  • 21:05 - 13 Dezembro, 2013
Seminário Q+50 chega a São Paulo para discutir a gestão das cidades
Seminário Q+50 chega a São Paulo para discutir a gestão das cidades

A gestão das cidades será o tema da edição São Paulo do Seminário de Política Urbana Q+50, que será realizado na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, na próxima segunda-feira, 27 de maio. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o seminário, que terá transmissão ao vivo, via internet, no site do IAB, debaterá os sistemas de planejamento, os planos diretores estratégicos, o desenho urbano e a governança metropolitana.

Para o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, o Q+50 SP vai ampliar a reflexão dos arquitetos brasileiros sobre a gestão das cidades, tema importante para o desenvolvimento das cidades e metrópoles, mas pouco debatido entre os profissionais.

O evento terá como principal conferencista o arquiteto uruguaio Mariano Arana, ex-senador do Uruguai e ex-prefeito de Montevidéu. Arana coordenou o bem-sucedido plano de requalificação do centro histórico da capital uruguaia, que se tornou referência mundial. O arquiteto tem condecorações como a Medalha de Ouro da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA), em 1999, e é Professor Honoris Causa da Universitàdi Ferrara (Itália) e da Universidad de la República Oriental del Uruguay.

A discussão será estimulada ainda por uma mesa-redonda e um painel institucional. A primeira atividade, que será mediada pela arquiteta paulista Angélica Alvim, com o tema “Marcos regulatórios e transformação da cidade”, contará com as participações de João Whitaker, arquiteto, urbanista e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP); José Police Neto, vereador na Câmara Municipal de São Paulo; e Regina Meyer, arquiteta, urbanista e professora da FAUUSP.

Já o painel institucional “Gestão metropolitana/urbana e projetos/desafios atuais”, será conduzido pela arquiteta Fabiana Izaga, com participação do arquiteto e urbanista Fernando de Mello Franco, secretário de Desenvolvimento Urbano da Cidade de São Paulo; do arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, vereador na Câmara Municipal de São Paulo; e de Renato Pires de Carvalho Viégas, diretor presidente da Empresa Paulista de Desenvolvimento Metropolitano.

O Q+50, evento comemorativo de 50 anos do histórico Seminário Nacional de Habitação Urbana, realizado no Hotel Quitandinha (Petrópolis, RJ), visa a reforçar decisivamente a agenda política das cidades e das metrópoles brasileiras.

Depois de São Paulo, o Seminário Q+50 passa por Brasília, Minas Gerais, Bahia e Amazonas.

Programação:

14h às 15h: Recepção e Credenciamento dos Participantes

15h às 15h30: Cerimônia de Abertura

15h30 às 17h: Mesa Redonda - Marcos Regulatórios e Transformação da Cidade

17h às 18h45: Painel Institucional - Gestão Metropolitana/Urbana e Projetos/Desafios Atuais

19h às 20h30: Conferência com Mariano Arana

Cita: "Seminário Q+50 chega a São Paulo para discutir a gestão das cidades" 13 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/116091/seminario-q-plus-50-chega-a-sao-paulo-para-discutir-a-gestao-das-cidades> ISSN 0719-8906