O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Grécia
  5. Tense Architecture Network
  6. Residência em Kifissia / Tense Architecture Network

Residência em Kifissia / Tense Architecture Network

Residência em Kifissia / Tense Architecture Network
Residência em Kifissia / Tense Architecture Network, © Filippo Poli
© Filippo Poli

© Filippo Poli © Filippo Poli © Filippo Poli © Filippo Poli + 16

© Filippo Poli
© Filippo Poli

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno desta residência é pequeno e um edifício vizinho quase bloqueia o sol na orientação sul. A parte principal do terreno deveria manter-se livre e se tornar a residência em si: um prisma austero, apoiado centralmente, paira por sobre o chão liberado. Num primeiro momento, uma área foi definida: uma envoltória cúbica de plantas cria um limite para a casa. Para que a casa possa ser habitada, elas são retiradas. Três columas metálicas suportam uma rede de cabos de aço onde as plantas já começam a escalar para gerar um volume de igual importância aos prismas da casa.

© Filippo Poli
© Filippo Poli

Quando as plantas crescerem, o cenário verde será penetrado apenas pela coluna central preta do abrigo de concreto. A superfície de basalto na qual está baseada reflete a luz no interior. Concreto aparente recebe pigmentação preta onde uma grande profundidade, uma sensação de ancoragem era necessária. Iluminação artificial é cuidadosamente adicionada para proteger a noite e a intimidade que a luz fraca proporciona.

© Filippo Poli
© Filippo Poli

A envoltória permanece intacta na fachada principal. A imagem pública da residência será eventualmente recuada por trás das plantas e a casa vai reivindicar o terreno inteiro. O prisma vigorosamente destacado permite a entrada do sol e funciona como abrigo: as áreas de estar estão logo abaixo. Quando os painéis deslizantes são recolhidos, a fusão com o jardim está completa.

Corte
Corte

O espaço que o prisma elevado cria é o principal gesto da composição. A maneira que esse gesto é apresentada é crucial: é a maneira através do qual o prisma que parece sobrevoar está apoiado na coluna central. A tensão calma é realizada, uma simples e ainda sim clara correlação de forças. A sinergia entre desenho arquitetônico e o estrutural configura uma residência onde a envoltória não é mais importante que o terreno. Estes estão sobrepostos: um a um.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Tense Architecture Network
Escritório
Cita: "Residência em Kifissia / Tense Architecture Network" [Residence in Kifissia / Tense Architecture Network] 25 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/115789/residencia-em-kifissia-slash-tense-architecture-network> ISSN 0719-8906