O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Brasil
  4. Espiral Arquitetos
  5. 2012
  6. Banca Nova / Espiral Arquitetos

Banca Nova / Espiral Arquitetos

Banca Nova / Espiral Arquitetos
Banca Nova / Espiral Arquitetos, Cortesia de Espiral Arquitetos
Cortesia de Espiral Arquitetos

Cortesia de Espiral Arquitetos Cortesia de Espiral Arquitetos Cortesia de Espiral Arquitetos Cortesia de Espiral Arquitetos + 10

  • Arquitetos

    Vanessa Horita, Ronaldo Amaro
  • Localização

    Largo da Batata
  • Ano do projeto

    2012

Espiral Arquitetos compartilhou conosco seu projeto finalista no concurso promovido pela Editora Abril em conjunto com a prefeitura de São Paulo para escolher o novo padrão de bancas de jornal para a reconversão do plano Largo da Batata em São Paulo. 

Saiba mais na continuação.

Cortesia de Espiral Arquitetos
Cortesia de Espiral Arquitetos

A Banca de jornal, espaço de todos, local de encontro diário de pessoas desconhecidas num momento corriqueiro. A banca caracteriza uma praça pública. A banca é pública? Não, mas é de todos, está lá para todo mundo ver, localizar-se, comprar, ler.

O presente projeto busca intensificar a relação de um dos mais importantes equipamentos urbanos que constituem uma praça e demonstrar que sem a banca de jornal, uma praça não importando o tamanho ou relevância da mesma dentro da cidade, perde muito de suas características ambíguas da relação publico e privado, típicas do espaço urbano brasileiro.

Cortesia de Espiral Arquitetos
Cortesia de Espiral Arquitetos

Acreditamos que a maneira como as pessoas olham o objeto banca de jornal deve ser transformado, no entanto sem se privar de alguns aspectos importantes já adquiridos ao longo do tempo, portanto resolvemos adotar uma solução formal muito próxima da configuração atual das bancas típicas, para que o transeunte e potencial consumidor identifique facilmente o novo objeto como a banca que todos conhecemos, mas sob um novo ponto de vista que trará curiosidade e chamará a atenção por ser mais gentil e bem inserido no contexto urbano.

O partido principal de nossa proposta foi trabalhar com a transparência e materialidade do objeto em questão, concedendo a este a possibilidade de ora ser  um equipamento que inspire sua contemplação e presença e ora, dependendo do angulo de visão, quase desmaterializar sua inserção por meio de um jogo de luz e elementos verticais e de transparência.

Cortesia de Espiral Arquitetos
Cortesia de Espiral Arquitetos

Diferentemente das bancas atuais das nossas cidades, um objeto pesado visualmente que não se relaciona com o espaço, o presente projeto da nova banca busca a comunicação do objeto com o lugar, e das pessoas em relação ao objeto como um pequeno pavilhão de informação e compra, por isso a utilização da transparência do vidro que vai permitir enxergar o que está acontecendo dentro da banca, e também o contrário, quem está dentro da banca deverá se sentir dentro da praça.Em contrapartida, os brises além de garantir a proteção física e o sombreamento do interior moldarão a banca oferecendo a materialidade do objeto. 

Linhas verticais amarelas e a opacidade se revezam dependendo do ângulo de visão do observador, em duas faces opostas. E em uma delas haverá o óculo, que possuí a função de ser um visor de exposição dos jornais e revistas do dia e ter a intenção de reforçar o caráter da banca como ponto de encontro e informação das pessoas.

Cortesia de Espiral Arquitetos
Cortesia de Espiral Arquitetos

 As outras duas faces opostas possuem as aberturas de entrada dos usuários proporcionando a circulação cruzada em dois sentidos, sendo essas faces toda em vidro proporcionando uma visão livre e desimpedida do interior e da paisagem além da banca.

Foram pensadas as condicionantes econômicas e ambientais de execução do objeto a fim de concretizar sua realização, por conseguinte foi levado em conta a utilização de processos industrializados para sua construção evitando desperdício por meio de racionalização produtiva, dessa forma optamos pela utilização de uma leve estrutura metálica, assim a banca deverá chegar já quase que completamente montada ao local de instalação.

Diagrama
Diagrama

  No que tange aos conceitos de sustentabilidade escolhemos pela aplicação de materiais resistentes que tenham grande durabilidade e que sejam de procedência reciclável como é o caso do referido aço das estruturas e o vidro das esquadrias, além dos brises que serão especificados em madeira de reflorestamento tratada.

Internamente, consideramos utilizar duas linhas de móveis paralelas em mdf ou aço, uma bancada para uso geral do funcionário da respectiva banca no qual serão expostos os objetos de alto valor e material literário como livros e uma estante para os periódicos. Ainda dotamos a banca com um refrigerador para a venda de água e refrigerantes. Tentamos deixar certos espaços vazios do interior para uma posterior adequação de acordo com as necessidades de cada banca implantada.

Cortes
Cortes

Por fim o projeto almeja recolocar o lugar de destaque da banca de jornal como local de interação social e localização do espaço chamado praça, e enriquecer  mais o forte contexto do Novo Largo da Batata, oferecendo assim por meio dessa iniciativa assertiva da Editora Abril e demais apoiadores , uma qualidade visual e funcional  melhor para população da cidade de São Paulo.

Cortesia de Espiral Arquitetos
Cortesia de Espiral Arquitetos
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Victor Delaqua. "Banca Nova / Espiral Arquitetos" 20 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/115020/banca-nova-slash-espiral-arquitetos> ISSN 0719-8906