O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Escritórios
  4. Espanha
  5. CODIstudio
  6. 2012
  7. CUNIPIC Headquarters / CODIstudio

CUNIPIC Headquarters / CODIstudio

CUNIPIC Headquarters / CODIstudio
Cortesia de CODIstudio
Cortesia de CODIstudio
  • Arquitetos

  • Localização

    Vallfogona de Balaguer, Lleida, Espanha
  • Arquiteto Responsável

    CODIstudio
  • Arquiteto Principal

    Oscar FRAGO
  • Equipe de Projeto

    Cristina ALCALDE, Kenneth McGUIRE
  • Projeto e Cálculos Estruturais

    Oscar FRAGO
  • Área

    425.0 m²
  • Ano do projeto

    2012

Cortesia de CODIstudio Cortesia de CODIstudio Cortesia de CODIstudio Cortesia de CODIstudio + 22

Cortesia de CODIstudio
Cortesia de CODIstudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. CUNIPIC é uma empresa dedicada à geração e comercialização de animais de estimação, bem como a produção e distribuição de seus alimentos. Sua filosofia é baseada no respeito pelos animais e a natureza. O edifício proposto internaliza essa filosofia e tenta materializar um ambiente de trabalho de acordo com ela.

Cortesia de CODIstudio
Cortesia de CODIstudio

Ele é construído como um "recipiente" de usos e materiais localizado em um cenário rural próximo à exploração que CUNIPIC possui em Vallfogona de Balaguer. Durante o dia, representa um espaço aberto e dinâmico, enquanto à noite, torna-se uma caixa hermética e de proteção situada em um local longe do centro da cidade e rodeada por uma terra de cultivo completamente plana.

Cortesia de CODIstudio
Cortesia de CODIstudio

Estações de trabalho se fundem com os espaços de circulação, a fim de gerar uma maior ligação entre os utilizadores do edifício. Todas elas têm uma janela para o exterior para desfrutar as vistas dos arredores. Estas aberturas foram concebidas como pontos de vista durante o trabalho, e por isso são localizadas ao nível dos olhos, enquanto sentado em uma cadeira, suas soleiras também tornam-se parte do espaço de trabalho. A luz natural desempenha um papel principal e os interiores brancos ajudam a fortalecer este conceito. O pátio central maximiza a entrada de luz do dia para todos os cômodos e gera uma divisória transparente entre os usos dentro do edifício.

Cortesia de CODIstudio
Cortesia de CODIstudio

Em condições climáticas extremas como as de Lleida, um edifício é construído usando as soluções para isolamento e proteção contra condições meteorológicas muito diferentes e extremas. A envoltória do edifício é uma fachada ventilada com acabamentos em madeira e o mesmo é coberto com um extenso telhado verde. Soluções sustentáveis, integradas e eficientes energeticamente. Fechamentos foram desenhados para proteger o interior do sol durante o horário de verão e para preencher de sol as salas no inverno. Além disso, todos os fechamentos são automatizados e cumprem uma segunda tarefa: proteger o edifício contra intrusos, enquanto ele não está sendo usado, como um 'container' aberto para o exterior durante o uso e hermético, enquanto fora de utilização.

Cortesia de CODIstudio
Cortesia de CODIstudio

Embora as dimensões da construção tenham tornado a utilização de algumas soluções de construção impossíveis em questão de orçamento, uma ênfase especial foi inserida na eficiência e exploração dos recursos possíveis.

O edifício é construído com a intervenção mínima do concreto. A construção consiste de uma estrutura leve, que minimiza as dimensões das fundações de concreto armado. Sobre as lajes, soluções mistas também ajudam a minimizar a utilização do material.

Cortesia de CODIstudio
Cortesia de CODIstudio

Toda estrutura de suporte foi desenhada levando em conta o material disponível a partir de um acidente rodoviário envolvendo um caminhão que transportava aço. Ela foi concebida tendo em mente o 'reutilização' de todo o material disponível.

A fachada foi feita de madeira de lariço (Larix decídua). Essa espécie de conífera possui uma madeira muito forte e impregnada de resina, o que lhe confere uma elevada resistência ao desgaste, incorruptibilidade e imunidade aos insetos. A utilização deste tipo de madeira nos permitiu dispensar uma camada de proteção adicional, minimizando a sua manutenção e permitindo o processo natural de envelhecimento do material.

Planta Baixa - 1° Pavimento
Planta Baixa - 1° Pavimento

A solução da cobertura permite economia de água, graças às plantas nativas, que são altamente resistentes. Como o edifício está localizado em um ambiente rural, a rega de todos os recursos de jardinagem é realizada utilizando água de irrigação do cultivo da terra adjacente, poupando o consumo de água potável.

O conceito por trás do projeto do edifício confere algumas características passivas que permitem uma utilização mínima do sistema de ar condicionado.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
CODIstudio
Escritório
Cita: "CUNIPIC Headquarters / CODIstudio" [CUNIPIC Headquarters / CODIstudio] 11 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/113200/cunipic-headquarters-slash-codistudio> ISSN 0719-8906