O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Memorial
  4. México
  5. Tatiana Bilbao
  6. 2011
  7. Funerária Tangassi / Tatiana Bilbao

Funerária Tangassi / Tatiana Bilbao

Funerária Tangassi / Tatiana Bilbao
Funerária Tangassi  / Tatiana Bilbao, ©  Iwan Baan
© Iwan Baan

©  Iwan Baan ©  Iwan Baan ©  Iwan Baan ©  Iwan Baan + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    San Luis Potosi, San Luis Potosi, México
  • Arquiteto Encarregado

    Tatiana Bilbao, David Vaner, Catia Bilbao
  • Equipe de Projeto

    Tatiana Bilbao, Guido Ebbert, Israel Alvarez, Michel Trejo, Thorsten Englert
  • Área

    2160,0 m2
  • Ano do Projeto

    2011
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dentre todos os diferentes tipos de projeto que podem existir, a concepção de uma casa funerária é das tarefas mais difíceis que um arquiteto pode enfrentar, devido ao enorme peso simbólico que estes edifícios carregam consigo. Iniciar este projeto tendo a morte como tema central fez com que a concepção do edifício e a definição de seus espaços fossem determinadas por ideias como limites, transições, permanência e temporalidade, e de como estas conduzem a noção do fim da vida.

©  Iwan Baan
© Iwan Baan

A morte é um acontecimento impossível de definir e uma fratura definitiva na continuidade; e devido a esta fratura o tempo, ou nossa interpretação dele, termina. A morte se apresenta de diversas maneiras às diferentes culturas ao redor do mundo, porém, em todas elas este acontecimento é marcado por respeito, dúvida, luto e temor. Em nosso país, a morte transpassa nossos sentimentos e se torna um importante evento social.

©  Iwan Baan
© Iwan Baan

Iniciamos o projeto da capela de descanso com a intenção de criar uma atmosfera de paz, calma e serenidade; este deveria ser um lugar íntimo onde as pessoas pudessem permanecer e oferecer seus sentimentos. Em alguns momentos, também, este espaço abrigará reuniões sociais, em que o falecido permanece em segundo plano. Para alcançar este objetivo, separamos as áreas sociais da capela de descanso e integramos os jardins a ela. Cada capela tem um cômodo no subsolo, com acesso direto e privado, onde os familiares podem repousar por algum tempo.

©  Iwan Baan
© Iwan Baan

O edifício apresenta duas funções principais: preparar os corpos para suas honras finais e acolher o rito social dedicado à morte de um ente amado. Por estas razões, as funções estão divididas em dois níveis: um subsolo, que abriga todos os serviços para preparar o corpo da pessoa falecida até seu destino final; e uma área pública no mesmo nível da rua que conecta a pérgola central e as cinco capelas com os espaços administrativos - escritórios, cafeteria, floricultura, berçário, banheiros e áreas de informação.

Planta térreo
Planta térreo

O resultado espacial combina tempos diferentes, pois cria distintas sensações através da incidência da luz natural. Os espaços se combinam com áreas de transição que despertam emoções, calma e paz. A escolha da vegetação adequada permite a compreensão sensitiva do lugar; alcança-se um interessante contraste entre a vegetação que representa a vida, em um lugar que venera a morte.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Tatiana Bilbao
Escritório
Cita: "Funerária Tangassi / Tatiana Bilbao" [Funeraria Tangassi / Tatiana Bilbao] 29 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/111166/funeraria-tangassi-slash-tatiana-bilbao> ISSN 0719-8906