X Seminário DOCOMOMO Brasil / Curitiba

X Seminário DOCOMOMO Brasil / Curitiba

A década de 1960 transborda seus limites temporais; estes anos estão mais vivos do que nunca. Apesar das notícias em contrário, a modernidade também segue viva, se bem tenha passado, ao longo do século, de vanguarda a tradição. E se bem consideradas, muitas das práticas correntes do cenário profissional arquitetônico e urbano atual tem suas raízes e fundamentos preferencialmente no patrimônio e legado dos otimistas, progressistas e variados anos 1955-75.

A década ampliada dos anos 1960 é um período rico de acontecimentos, obras, tendências e debates. O X SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL 2013 considera oportuno explorar esse tema, sem entretanto pretender esgotá-lo. Por isso, opta por um foco mais concentrado no Brutalismo, abrindo várias possibilidades de abordagem e estimulando uma participação plural e abrangente.

A convocatória do X SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL 2013 convida à participação de profissionais, pesquisadores,estudiosos e estudantes interessados na arquitetura e cultura material e urbana dos anos 1955-75. Solicita que apresentem propostas críticas e estudos de obras e debates de arquitetura e urbanismo sobre a década ampliada dos anos 1960, com ênfase no tema do Brutalismo. Estimula que essa participação busque referenciar-se ao panorama dos debates arquitetônicos e culturais brasileiros, latino-americanos e internacionais em que se inserem, com os quais dialogam ou se contrapõem. Sugere que esses temas sejam considerados à luz das obras, debates e questões que a contemporaneidade do século 21 enseja e requer. E sem pretender esgotar os assuntos, sugere algumas possibilidades de temas:

OBRAS: Estudos de reconhecimento e reflexão crítica sobre obras brutalistas dos anos 1955-75, considerando-as em seus aspectos construtivos, tecnológicos, de restauro e preservação, entre outros; e simultaneamente, enquanto nós relevantes de uma rede internacional de conexões brutalistas, cujo adequado reconhecimento poderá revelar afinidades e diferenças e estimularnovas contribuições aos debates. Sugere-se que a proposição de  estudos de casos críticos e referenciados,inclusos no tema do brutalismo, de obras individuais ou de conjuntos de obras,que avancem além da necessária constatação documental e descritiva, realizando simultaneamente reflexões e considerações teóricas: sobre essas obras, sobre os temas críticos que ensejam, sobre os discursos e narrativas de seus momentos históricos e sobre suas repercussões nos debates contemporâneos sobre a preservação do patrimônio cultural.

INFRAESTRUTURAS: Estudos de reconhecimento e reflexão crítica sobre obras de grande porte -como hidrelétricas, represas, pontes, viadutos e outros grandes empreendimentos infraestruturais - relacionados aos dos anos 1955-75, em que o uso distintivo do concreto armado aparente possa ser associado ao tema do brutalismo, em seus aspectos técnicos e construtivos, explorando a interface entre os temas de urbanismo, paisagismo, arquitetura, engenharia e construção civil.Sugere-se que a proposição de  estudos de casos críticos e referenciados dessas obras avance além da necessária constatação documental e descritiva, realizando simultaneamente reflexões e considerações teóricas: sobre essas obras, sobre os temas críticos que ensejam, sobre os discursos e narrativas de seus momentos históricos e sobre suas repercussões nos debates contemporâneos sobre a preservação do patrimônio cultural e ambiental.

CONEXÕES: Estudos propondo aproximações e compreensões teórico-críticas inovativassobre o Brutalismo, considerando-oenquanto uma importante tendência arquitetônica da década ampliada dos anos 1960, considerando-o em suas obras, conexões, discursos e narrativas, em seu momento histórico, e como significativo patrimônio e legado, à luz dos debates e dasobras contemporâneas.

Serviço

Data: de 15 a 18 de outubro de 2013.

Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho Curitiba - PR, 80215-901

Para mais informações clicar aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "X Seminário DOCOMOMO Brasil / Curitiba" 29 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-109809/x-seminario-docomomo-brasil-curitiba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.