O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edificios Públicos
  4. Equador
  5. Triptyque
  6. 2013
  7. 2º Lugar Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz / Triptyque

2º Lugar Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz / Triptyque

2º Lugar Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz / Triptyque
2º Lugar Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz / Triptyque, Rendering by rsi-studio.com
Rendering by rsi-studio.com

Cortesia de Triptyque Arquitetura Cortesia de Triptyque Arquitetura Cortesia de Triptyque Arquitetura Cortesia de Triptyque Arquitetura + 5

  • Arquitetos

  • Localização

    Antartica
  • Ano do projeto

    2013

O escritório franco-brasileiro Triptyque Arquitetura, foi premiado em segundo lugar no Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz e dividiu conosco detalhes de sua proposta.

Mais informações sobre o projeto na continuação.

Cortesia de Triptyque Arquitetura
Cortesia de Triptyque Arquitetura

A frente de um desafio científico, técnico, ambiental, humano, simbólico e geo-político, havia a necessidade de desenvolver uma estratégia simples e eficiente capaz de responder a todos os objetivos. Um princípio que pudesse integrar segurança, flexibilidade, modularidade e que desse conforto, seja térmico ou acústico, mas em primeiro lugar, qualidade de vida.

O plano das bases se baseia no deslocamento das unidades perigosas para longe do coração. Esse núcleo irradiante implica um ponto central de vida cercado por unidades heteróclitas, uma logística complicada com forte impacto ambiental, devido ao uso de transportes motorizados, cabos, caminhos e galpões. 

Cortesia de Triptyque Arquitetura
Cortesia de Triptyque Arquitetura

Por isso, a nova EACF é projetada numa linha distribuidora, espinha dorsal da estação, permitindo a setorização dos usos, a hierarquização das necessidades, a compactação dos espaços, criando uma logística própria que resolve do ponto de vista técnico e humano sua disposição. Esse galho, agrupando todos os programas numa forma só, amplia o impacto visual da base e reduz o impacto ambiental.

Ao nível do solo, buscando o mínimo de impacto para deixar as águas de degelo passarem e aproveitar o vento para evitar o acumulo de neve, propõe-se apoiar a Estação sobre pilotis. Sua elevação permite, dessa forma, o uso de um sistema logístico de deslocamento e içamento simples e eficiente: a ponte rolante. A própria estrutura da base, assim aproveitada libera o solo de qualquer interferência mecânica, determina e protege caminhos para pedestres ou máquinas. 

Cortesia de Triptyque Arquitetura
Cortesia de Triptyque Arquitetura
Cortesia de Triptyque Arquitetura
Cortesia de Triptyque Arquitetura

As chatas podem desembarcar o material diretamente da praia, uma vez estabilizadas. A grua usa essa linha distribuidora dependendo do destino do material que poderá servir a própria construção da base para depois ficar integrada a ela. Essa espinha dorsal se duplica na sua ponta para acomodar as unidades de vida em “Y”. Figura minima de distruibuição de 3 pontos, caraterizando a estação, conexão simples e rápida entre os módulos. Além de se adequar ao terreno, ela se desenvolve formando uma praça ensolarada em frente ao núcleo social, lugar de encontro, antigamente usado numa logística invasiva das máquinas.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "2º Lugar Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz / Triptyque" 19 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/109529/2o-lugar-concurso-internacional-estacao-antartica-comandante-ferraz-slash-triptyque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.