O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Especulação imobiliária ameaça o futuro de lojas em edifícios históricos no Rio de Janeiro

Especulação imobiliária ameaça o futuro de lojas em edifícios históricos no Rio de Janeiro

Especulação imobiliária ameaça o futuro de lojas em edifícios históricos no Rio de Janeiro
Especulação imobiliária ameaça o futuro de lojas em edifícios históricos no Rio de Janeiro, Imagem da rua da Carioca por Daniel Marenco/Folhapress via Folha de S.Paulo
Imagem da rua da Carioca por Daniel Marenco/Folhapress via Folha de S.Paulo

O aumento nos preços dos aluguéis tem complicado a situação de lojas históricas tradicionais na rua da Carioca, no Rio de Janeiro, que configura uma quadra tombada no centro da cidade. Dentre os edifícios preservados que permanecem em uso estão casarões do século XIX.

O Bar Luiz, que existe há 86 anos no local, que já foi palco de encontros de muitos intelectuais e políticos coomo Ary Barroso e Millôr Fernandes, está instalado em um casarão do final do século XIX e que ainda se mantém como um ponto de referência para os cariocas e seus turistas. Infelizmente, a existência desta dinâmica está ameaçada.

Muitos dos estabelecimentos presentes nesta rua já fecharam suas portas e muitas outras poderão ter o mesmo fim, devido ao grande aumento dos aluguéis. No caso, o aumento dos preços ocorreu quando grande parte dos imóveis do lado ímpar da rua foram comprados pelo grupo Opportunity, sendo 18 casarões, que estão mal conservados.

Os valores que aumentaram cerca de seis vezes, se dá, segundo o grupo Opportunity, pela área dos imóveis, que não era totalmente considerada no cálculo do aluguel, e por isso o reajuste. Já para os comerciantes, o aumento exorbitante dos preços é uma forma de pressionar a saída dos estabelecimentos para que seja construído um shopping no mesmo local. A ideia foi negada pela empreendedora.

Após os reajustes, os estabelecimentos têm até 90 dias para fecharem os acordos ou terão que entregar os imóveis alugados.

Via Folha de S. Paulo.

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: Fernanda Britto. "Especulação imobiliária ameaça o futuro de lojas em edifícios históricos no Rio de Janeiro" 10 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/108138/especulacao-imobiliaria-ameaca-o-futuro-de-lojas-em-edificios-historicos-no-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.