Rio Grande recebe Q+50 com o tema "A moradia brasileira"

Rio Grande recebe Q+50 com o tema "A moradia brasileira"

Neste final de semana, entre os dias 05 e 07 de abril, integrando a programação da Festa do Mar, Rio Grande recebe um importante evento nacional relacionado à arquitetura. O Seminário Q+50 inicia dia 05/04, às 17h, no Paço Municipal, e segue com atividades até a manhã de domingo, dia 7, com o tema “A moradia brasileira – produção familiar, interface do formal e informal, a dinâmica do mercado imobiliário; aspectos sociais e o passivo habitacional. A iniciativa é do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR).

O Seminário Q + 50 faz parte de um ciclo que se apresenta inicialmente como comemorativo dos 50 anos do Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana (SHRU), realizado pelo IAB, em julho de 1963, no Hotel Quitandinha, Petrópolis. Em 2013, novamente se convida a sociedade para discutir a cidade brasileira, tendo presente conceitos arquitetônico-urbanísticos que evoluíram ao longo das últimas cinco décadas, novos paradigmas de desenvolvimento sustentável, de participação popular nas decisões de políticas públicas.

O seminário inicia na sexta-feira, 5 de abril, às 17h, com mesa-redonda sobre “A moradia brasileira”. A atividade contará com a presença dos convidados Claudia Pires (MG), Elisabeth França (SP), Pablo Benetti (RJ). A mediação será do arquiteto e diretor do IAB, Pedro da Luz Moreira. No Paço, às 20h, o arquiteto Sérgio Magalhães ministra palestra e ampliará as discussões da atividade anterior. Magalhães é presidente nacional do IAB e ex-secretário da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável pelos programas habitacionais da cidade maravilhosa durante alguns anos.

No sábado, dia 06/04, no Sobrado dos Azulejos, das 09h às 13h e das 15h às 17h serão elaborados, debatidos e apresentados os grupos trabalhos. Às 20h, no Paço Municipal, será a vez da Cientista Social Natália Carnovale, coordenadora de Projetos Estratégicos e do Conselho Econômico e Social da cidade de Rosários, Argentina, que apresentará palestra com o tema “Participação, Planejamento e Projeto”.

No último dia, domingo, 07/04, das 9h às 13h acontecem, no Sobrado dos Azulejos, as relatorias de cada GT, com conclusões gerais e elaboração do documento final. No domingo pela manhã também serão realizadas visitas guiadas a Visitas Guiadas ao Centro Histórico, Molhes e Cassino, Super Porto, São José do Norte, além de Passeio de Barco. Para encerrar as atividades, a Caravana convida, a partir das 13h, para um almoço de confraternização na Festa do Mar.

Com o objetivo de passar por diversos estados do país, o Seminário Q + 50 iniciou no Rio de Janeiro, em fevereiro. Além de Rio Grande, no RS, outras cidades receberão o projeto, entre estas: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus.

  • Título

    Q+50: A moradia brasileira
  • Organizadores

    IAB e CAU/BR
  • De

    05 de Abril de 2013 05:06 AM
  • Até

    07 de Abril de 2013 05:06 AM
  • Onde

    Paço Municipal de Rio Grande

Via IAB-RJ.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Rio Grande recebe Q+50 com o tema "A moradia brasileira"" 17 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-107049/rio-grande-recebe-q-mais-50-com-o-tema-a-moradia-brasileira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.