O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Rio Grande recebe Q+50 com o tema "A moradia brasileira"

Rio Grande recebe Q+50 com o tema "A moradia brasileira"

  • 21:02 - 17 Janeiro, 2014
Rio Grande recebe Q+50 com o tema "A moradia brasileira"
Rio Grande recebe Q+50 com o tema "A moradia brasileira", Via IAB-RJ
Via IAB-RJ

Neste final de semana, entre os dias 05 e 07 de abril, integrando a programação da Festa do Mar, Rio Grande recebe um importante evento nacional relacionado à arquitetura. O Seminário Q+50 inicia dia 05/04, às 17h, no Paço Municipal, e segue com atividades até a manhã de domingo, dia 7, com o tema “A moradia brasileira – produção familiar, interface do formal e informal, a dinâmica do mercado imobiliário; aspectos sociais e o passivo habitacional. A iniciativa é do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR).

O Seminário Q + 50 faz parte de um ciclo que se apresenta inicialmente como comemorativo dos 50 anos do Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana (SHRU), realizado pelo IAB, em julho de 1963, no Hotel Quitandinha, Petrópolis. Em 2013, novamente se convida a sociedade para discutir a cidade brasileira, tendo presente conceitos arquitetônico-urbanísticos que evoluíram ao longo das últimas cinco décadas, novos paradigmas de desenvolvimento sustentável, de participação popular nas decisões de políticas públicas.

O seminário inicia na sexta-feira, 5 de abril, às 17h, com mesa-redonda sobre “A moradia brasileira”. A atividade contará com a presença dos convidados Claudia Pires (MG), Elisabeth França (SP), Pablo Benetti (RJ). A mediação será do arquiteto e diretor do IAB, Pedro da Luz Moreira. No Paço, às 20h, o arquiteto Sérgio Magalhães ministra palestra e ampliará as discussões da atividade anterior. Magalhães é presidente nacional do IAB e ex-secretário da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável pelos programas habitacionais da cidade maravilhosa durante alguns anos.

No sábado, dia 06/04, no Sobrado dos Azulejos, das 09h às 13h e das 15h às 17h serão elaborados, debatidos e apresentados os grupos trabalhos. Às 20h, no Paço Municipal, será a vez da Cientista Social Natália Carnovale, coordenadora de Projetos Estratégicos e do Conselho Econômico e Social da cidade de Rosários, Argentina, que apresentará palestra com o tema “Participação, Planejamento e Projeto”.

No último dia, domingo, 07/04, das 9h às 13h acontecem, no Sobrado dos Azulejos, as relatorias de cada GT, com conclusões gerais e elaboração do documento final. No domingo pela manhã também serão realizadas visitas guiadas a Visitas Guiadas ao Centro Histórico, Molhes e Cassino, Super Porto, São José do Norte, além de Passeio de Barco. Para encerrar as atividades, a Caravana convida, a partir das 13h, para um almoço de confraternização na Festa do Mar.

Com o objetivo de passar por diversos estados do país, o Seminário Q + 50 iniciou no Rio de Janeiro, em fevereiro. Além de Rio Grande, no RS, outras cidades receberão o projeto, entre estas: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus.

  • Título

    Q+50: A moradia brasileira
  • Organizadores

    IAB e CAU/BR
  • De

    05 de Abril de 2013, 05:06
  • Até

    07 de Abril de 2013, 05:06
  • Onde

    Paço Municipal de Rio Grande

Via IAB-RJ.

Sobre este autor
Cita: "Rio Grande recebe Q+50 com o tema "A moradia brasileira"" 17 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/107049/rio-grande-recebe-q-mais-50-com-o-tema-a-moradia-brasileira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.