O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. República Checa
  5. Mies van der Rohe
  6. 1930
  7. Clássicos da Arquitetura: Villa Tugendhat/Mies van der Rohe

Clássicos da Arquitetura: Villa Tugendhat/Mies van der Rohe

Clássicos da Arquitetura: Villa Tugendhat/Mies van der Rohe
Clássicos da Arquitetura: Villa Tugendhat/Mies van der Rohe, © Alexandra Timpau
© Alexandra Timpau

A Villa Tugendhat foi projetada para um rico e jovem casal judeu Grete & Fritz, de uma família da indústria têxtil de Brno. Interessados em uma habitação espaçosa com formas simples, o conceito de planta livre de Mies era perfeito para o gosto dos Tugendhats, que conheceram em Berlim em 1927, com seu projeto para a Zehlendorf House de Edward Fuchs.

© Alexandra Timpau © Alexandra Timpau © Alexandra Timpau © Alexandra Timpau + 28

© Alexandra Timpau
© Alexandra Timpau

O conceito funcionalista de Mies, aparece também nesse projeto habitacional. O uso do aço cria espaços abertos e livres numa habitação composta por três níveis, com diferentes plantas, que se relacionam com a variação de inclinação do terreno. 

© Alexandra Timpau
© Alexandra Timpau

No subsolo, área de instalações. No térreo, as áreas sociais, como conservatório e terraço, também a cozinha e área para os empregados. O primeiro andar, no nível da rua, os quartos das crianças junto com quartos destinados às babás, e a suíte principal a na parte posterior da habitação conectada ao terraço. 

Nas fachadas uma imagem sóbria, com a pintura toda em branco, e as grandes aberturas ortogonais. No nível da rua, na fachada de entrada, só se vê o último nível, um grande pano de vidro marca a entrada. Na fachada oposta, outra abertura do piso ao teto abre a área social para o jardim. 

© Alexandra Timpau
© Alexandra Timpau

No interior, uma rica materialidade de ônix e raras madeiras tropicais, combinam-se com a estrutura em aço, vezes revestida por aço inóx, e os panos de vidro. Mies desenhou todo o mobiliário da casa e escolheu o local preciso para casa peça. 

© Alexandra Timpau
© Alexandra Timpau

A construção em estrutura metálica era incomum para projetos habitacionais na época, mas trouxe vantagens com as quais Mies já estava familiarizado- paredes mais finas, uma planta mais livre que pode se diferenciar em cada nível, aberturas maiores que abrem os espaços e os conectam ao jardim, etc. Características que tornaram-se características na obra de Mies. Com um método construtivo anormal para época para construções residenciais, com materiais e uma tecnologia avançada, a construção foi excepcionalmente cara para a época. A residência foi construída por construtores locais, mas a estrutura metálica teve de ser construída em Berlim.

© Alexandra Timpau
© Alexandra Timpau

A família Tugendhat deixou a Tchecoslováquia e mudou-se para a Venezuela em 1938, pouco antes do Acordo de Munique. O Nazi Gestapo acomodou apartamentos e escritórios na casa abandonada durante a Segunda Guerra, quando a maioria das janelas foram destruídas e  o mobiliário original quase todo roubado. 

© Alexandra Timpau
© Alexandra Timpau
  • Arquiteto

    Mies van der Rohe
  • Localização

  • Referências

    Mies van der Rohe: Architecture and Design in Stuttgart, Barcelona, Brno, Wikipedia
  • Ano do projeto

    1930
  • Fotografias

  • Category

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: Gianakos, Jules. "Clássicos da Arquitetura: Villa Tugendhat/Mies van der Rohe" [AD Classics: Villa Tugendhat / Mies van der Rohe] 03 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Holanda, Marina) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/106899/classicos-da-arquitetura-villa-tugendhat-slash-mies-van-der-rohe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.