Clássicos da Arquitetura: Villa Tugendhat/Mies van der Rohe

A Villa Tugendhat foi projetada para um rico e jovem casal judeu Grete & Fritz, de uma família da indústria têxtil de Brno. Interessados em uma habitação espaçosa com formas simples, o conceito de planta livre de Mies era perfeito para o gosto dos Tugendhats, que conheceram em Berlim em 1927, com seu projeto para a Zehlendorf House de Edward Fuchs.

Clássicos da Arquitetura: Villa Tugendhat/Mies van der Rohe - Mais Imagens+ 23

© Alexandra Timpau

O conceito funcionalista de Mies, aparece também nesse projeto habitacional. O uso do aço cria espaços abertos e livres numa habitação composta por três níveis, com diferentes plantas, que se relacionam com a variação de inclinação do terreno. 

© Alexandra Timpau

No subsolo, área de instalações. No térreo, as áreas sociais, como conservatório e terraço, também a cozinha e área para os empregados. O primeiro andar, no nível da rua, os quartos das crianças junto com quartos destinados às babás, e a suíte principal a na parte posterior da habitação conectada ao terraço. 

Nas fachadas uma imagem sóbria, com a pintura toda em branco, e as grandes aberturas ortogonais. No nível da rua, na fachada de entrada, só se vê o último nível, um grande pano de vidro marca a entrada. Na fachada oposta, outra abertura do piso ao teto abre a área social para o jardim. 

© Alexandra Timpau

No interior, uma rica materialidade de ônix e raras madeiras tropicais, combinam-se com a estrutura em aço, vezes revestida por aço inóx, e os panos de vidro. Mies desenhou todo o mobiliário da casa e escolheu o local preciso para casa peça. 

© Alexandra Timpau

A construção em estrutura metálica era incomum para projetos habitacionais na época, mas trouxe vantagens com as quais Mies já estava familiarizado- paredes mais finas, uma planta mais livre que pode se diferenciar em cada nível, aberturas maiores que abrem os espaços e os conectam ao jardim, etc. Características que tornaram-se características na obra de Mies. Com um método construtivo anormal para época para construções residenciais, com materiais e uma tecnologia avançada, a construção foi excepcionalmente cara para a época. A residência foi construída por construtores locais, mas a estrutura metálica teve de ser construída em Berlim.

© Alexandra Timpau

A família Tugendhat deixou a Tchecoslováquia e mudou-se para a Venezuela em 1938, pouco antes do Acordo de Munique. O Nazi Gestapo acomodou apartamentos e escritórios na casa abandonada durante a Segunda Guerra, quando a maioria das janelas foram destruídas e  o mobiliário original quase todo roubado. 

© Alexandra Timpau

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Gianakos, Jules. "Clássicos da Arquitetura: Villa Tugendhat/Mies van der Rohe" [AD Classics: Villa Tugendhat / Mies van der Rohe] 03 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Holanda, Marina) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-106899/classicos-da-arquitetura-villa-tugendhat-slash-mies-van-der-rohe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.