Alexandra Timpau

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Minimalismo contemporâneo: a arquitetura dos retiros rurais

O minimalismo molda a arquitetura há mais de um século, abraçando novos materiais e rejeitando ornamentos, o movimento modernista fundamentou a arquitetura minimalista através da forma e função racionais. Ao longo do século XX, os arquitetos retomaram o minimalismo ao trabalhar com vidro, aço e concreto armado, porém com o tempo, tornaram-se condicionados também ao custo e estética dessas construções.

© Doublespace Photography© Marc Goodwin© Torfi Agnarsson© Jose Campos+ 14

Cubo num cubo / boq architekti

© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau+ 29

Dobříš, República Checa

Como a automação residencial afetará nosso futuro?

Antes restrita a construções luxuosas ou super tecnológicas, a automação residencial vem se mostrando uma aplicação cada vez mais fundamental e acessível aos projetos de arquitetura, sejam edificações novas ou reformas. Ainda que entender a forma como operam seja extremamente complexo, o objetivo principal das tecnologias é tornar a vida mais simples, segura e fácil. Por definição, a automação residencial busca ser globalmente inteligente, funcionando como um sistema que facilita os processos, sem complicar desnecessariamente a vida do usuário. A ideia é conectar entre si dispositivos e aparelhos, que por sua vez se ligam e conversam através de um controle centralizado, acessado por computadores, tablets ou telefones celulares. Inclui-se aí luzes, eletrodomésticos, tomadas elétricas, sistemas de aquecimento e refrigeração, mas também alarmes, portas, janelas, detectores de fumaça, câmeras de vigilância, entre muitos outros sensores e aparelhos.

Projetos de escolas e creches para diferentes climas

Crianças europeias passam aproximadamente 200 dias por ano nas suas escolas primárias. Ainda que grande parte do mundo não tenha toda essa carga letiva, depois da própria casa, geralmente o local em que as crianças e adolescentes passam mais tempos são nas instituições educacionais. Podem ser locais de aprendizado, brincadeiras e convívio. E, por mais triste que possa ser, também podem ser os locais seguros, de oportunidades e mesmo de alimentação para crianças que vivem em ambientes de abandono, fome e violência. Através de uma pesquisa ampla no Reino Unido, concluiu-se que as diferenças nas características físicas das salas de aula explicavam 16% da variação no progresso da aprendizagem ao longo de um ano. Ou seja, quanto mais bem projetada a sala de aula, mais bem as crianças se dão academicamente. Ainda segundo o estudo, os fatores que mais influenciam são a luz solar, a qualidade do ar interno, o ambiente acústico, a temperatura, o projeto da própria sala de aula e a estimulação dentro dela.

Centro de Esportes de Paris, pelas lentes de Alexandra Timpau

Como um espaço de revelação e unificação, o Centro Cultural e Esportivo Wangari Maathai, localizado na área Saint-Blaise de Paris, foi projetado para se libertar de restrições. Projetado pelos arquitetos do Bruther, o centro foi criado para que os habitantes pudessem se apropriar do espaço. A fotógrafa Alexandra Timpau registrou o centro cultural e esportivo por meio de uma série de novas fotografias. Através das imagens, Alexandra trabalhou para mostrar como o edifício se adaptava às necessidades das pessoas que viviam no interior, por meio da decoração, de novos recintos temporários e da fachada.

Wangari Maathai Center. Image © Alexandra TimpauWangari Maathai Center. Image © Alexandra TimpauWangari Maathai Center. Image © Alexandra TimpauWangari Maathai Center. Image © Alexandra Timpau+ 38

Museu Militar de Daniel Libeskind, pelas lentes de Alexandra Timpau

As complicações da guerra e da violência exigem uma arquitetura ousada para provocar a compreensão de seu impacto na Alemanha. Daniel Libeskind opta por se envolver com tais eventos em seu projeto de extensão do Museu de História Militar de Dresden, ao atravessar uma enorme estrutura de aço e concreto através da fachada neoclássica, arruinando a simetria do antigo edifício.

© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau+ 28

Torre de Observação Fajtuv / Studio acht

© Alexandra Timpau
© Alexandra Timpau

© Alexandra Timpau                © Alexandra Timpau                © Alexandra Timpau                © Alexandra Timpau                + 20

  • Arquitetos: Studio acht
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  116
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Casas ZEN / Petr Stolín Architekt

© Alexandra Timpau © Filip Šlapal          © Alexandra Timpau © Alexandra Timpau + 42

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  75
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Czech Pan, Magniplast, VELUX Commercial

Shopping Center Pivovar Děčín / Studio acht

© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau+ 20

  • Arquitetos: Studio acht
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  32420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014

Reconstrução Attic Loft / B² Architecture

© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau+ 13

  • Arquitetos: B² Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

O Planeta Azul / 3XN

© Alexandra Timpau
© Alexandra Timpau

© Adam Mørk© Adam Mørk© Adam Mørk© Adam Mørk+ 39

  • Arquitetos: 3XN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Flowcrete

Clássicos da Arquitetura: Villa Tugendhat/Mies van der Rohe

A Villa Tugendhat foi projetada para um rico e jovem casal judeu Grete & Fritz, de uma família da indústria têxtil de Brno. Interessados em uma habitação espaçosa com formas simples, o conceito de planta livre de Mies era perfeito para o gosto dos Tugendhats, que conheceram em Berlim em 1927, com seu projeto para a Zehlendorf House de Edward Fuchs.

© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau© Alexandra Timpau+ 28