O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Concurso Internacional / Centro Cultural Chapultepec

Concurso Internacional / Centro Cultural Chapultepec

Concurso Internacional / Centro Cultural Chapultepec

O concurso internacional para o novo Centro Cultural Chapultepec, realiza uma chamada para revitalizar e respeitar um setor com uma bagagem histórica e cultural muito importante. Localizado no México, a urbanização da zona onde se encontra o local do projeto e em particular a Avenida Chapultepec, foi realizada durante a primeira década do séc XX. Inicialmente era chamada Lafayette, talvez pela ascendência francesa dos habitantes da zona ou talvez pela moda afrancesada que estava muito em voga naquela época.

Para saber mais sobre este Concurso Internacional organizado por CoArq , ,convidamo-lo a seguir lendo.

Depois da Revolução Mexicana (1910 - 1917) muitas ruas de Guadalajara trocaram de nome de acordo com a história do país, entre elas Lafayette que passou a chamar-se Chapultepec em homenagem a esse lugar da capital do México onde ocorreram feitos significativos.

Em 1948, durante o governo estatal de Jesus González Gallo, foi concluída a urbanização da zona onde está situada a Rua Chapultepec, que se converte em avenida graças à obra do arquiteto Julio de la Peña (1972 - 2002). Há a alguns anos, toda a zona conhecida como Chapultepec se consolidou como área da cidade onde se localiza a maior quantidade de livrarias e cafeterias onde a população jovem se reuniu para realizar todo tipo de atividades: habitacional, laboral, recreativa, cultura, etc.

É na Zona Chapultepec onde acontecem concertos ao ar livre, é onde cada sábado as autoridades municipais e estatais realizam eventos culturais e exibições de fotografia, pintura e escultura ao ar livre. Essa rambla e as ruas adjacentes ao local do projeto foram convertidas na maior expressão da cultura local e por isso CoARQ propõe um centro cultural que se converta em ícone e referência. Qual lugar seria melhor para esse complexo cultural que a Avenida Chapultepec. Atualmente é uma zona bastante central, pois os limites da cidade se estenderam vários quilômetros. Na imagem abaixo a direita pode-se observar a situação atual da Av. Chapultepec (marcada com o ponto vermelho) no contexto metropolitano de Guadalajara.

 Cronograma: 

Inicio da convocatória: 21 de Janeiro de 2013.;

Primeiro prazo de registro: Até 22 de Fevereiro de 2013. 

Segundo prazo de registro: Até 20 de Abril de 2013.

Data limite de registro: 20 de Abril de 2013.

Envio de perguntas: até 20 de Abril de 2013.

Data limite de entrega: 26 de Abril de 2013.

Deliberação do Júri: até 10 de Maio de 2013.

Anúncio de projetos ganhadores: 13 de Maio de 2013.

Registro: O registro se fará em  www.coarq.net na secção “registro”.

O cronograma especifica as datas de registro no primeiro e segundo período.

O custo do registro no primeiro período é de $950,00 (Novecentos e Cinquenta pesos mexicanos)

O custo do registro no segundo período é de $1,150.00 (Mil cento e cinquenta pesos mexicanos).

Prêmios: Primero lugar: $35,000.00 (Trinta e cinco mil pesos mexicanos).

O projeto ganhador do primeiro lugar se apresentará às autoridades locais competentes, fundações culturais e arte intervencionistas com a finalidade de promover a execução do projeto.

Segundo lugar: $25,000.00 (Vinte cinco mil pesos mexicanos).

Terceiro lugar: $20,000.00 (Vinte mil pesos mexicanos).

Três menções honrosas. Mais informação no link.

Sobre este autor
Cita: Molinare, Alexandra. "Concurso Internacional / Centro Cultural Chapultepec" [Concurso Internacional / Centro Cultural Chapultepec] 03 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/106802/concurso-internacional-slash-centro-cultural-chapultepec> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.