O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Rio de Janeiro receberá incentivo oficial para salvar seus imóveis das ruínas

Rio de Janeiro receberá incentivo oficial para salvar seus imóveis das ruínas

Rio de Janeiro receberá incentivo oficial para salvar seus imóveis das ruínas
Rio de Janeiro receberá incentivo oficial para salvar seus imóveis das ruínas, Rua do Lavradio © Hudson Pontes via O Globo
Rua do Lavradio © Hudson Pontes via O Globo

A prefeitura do Rio de Janeiro lançará no próximo mês dois editais que buscam incentivar o restauro de imóveis na cidade, sendo que um deles será voltado para bens preservados e tombados e o outro será destinado para construções municipais.

Após anos de abandono de ruas e edifícios que, em algum momento fizeram a paisagem do Rio de Janeiro, zonas como o Corredor Cultural, a Cruz Vermelha, Catumbi e Cidade Nova, Catete e Glória, que são Áreas de Proteção do Ambiente Cultural (Apacs), serão beneficiadas por programas que visam evitar que seus imóveis tornem-se ruínas. A seleção destas regiões se deu pela grande presença de edificações públicas, pelo perfil socioeconômico dos moradores da região, pela baixa densidade populacional e por sua complexidade fundiária.

O intuito deste programa é que o setor público comece a financiar a restauração de imóveis tombados ou particulares preservados, como por exemplo a Rua do Lavradio e o sobrado onde residiu o cantor Francisco Alves, na Rua do Riachuelo. Porém, a grande dificuldade será a captação de recursos para as áreas destinadas, pois o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade contabiliza 3.724 edifícios protegidos.

Posto isto, a partir da publicação do edital, organizações relacionadas e interessadas no restauro de imóveis terão 30 dias para a inscrição do edifício escolhido, com o aval do proprietário. O programa realizará a seleção em 60 dias e os vencedores terão suas obras executadas em um ano. 

Além disso, o programa Ocupação Criativa de Vazios Urbanos pretende doar imóveis públicos que também precisam de restauros a organizações que façam parte do segmento da insdústria criativa como empresas relacionadas à arquitetura, moda e filmes. 

Via O Globo.

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Rio de Janeiro receberá incentivo oficial para salvar seus imóveis das ruínas" 30 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/106263/rio-de-janeiro-recebera-incentivo-oficial-para-salvar-seus-imoveis-das-ruinas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.