O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Proposta Vencedora para a Realocação do Centro da Cidade de Kiruma / White Architects

Proposta Vencedora para a Realocação do Centro da Cidade de Kiruma / White Architects

Proposta Vencedora para a Realocação do Centro da Cidade de Kiruma / White Architects
Proposta Vencedora para a Realocação do Centro da Cidade de Kiruma / White Architects, Cortesia de White Architects
Cortesia de White Architects

White Architects acaba de ser escolhido como o vencedor do concurso para realocar o centro da cidade de Kiruna, localizada no norte da Suécia. Sua proposta, intitulada "Kiruna 4-ever", cria uma visão sustentável para a expansão a longo prazo do lado leste da cidade. Ela permite o desenvolvimento e a ampliação do mix de culturas e população diversificada de Kiruna através da criação de uma cidade acolhedora e global, única no seu posicionamento dentro da paisagem ártica. A proposta se esforça para criar um destino de grande dignidade, locais atraentes e ambientes de vida fantásticos. Mais imagens e a descrição do projeto pelos arquitetos a seguir.

Vista da Praça
Vista da Praça

Visão Estratégica - Processo versus Plenitude

Kiruna é um assentamento urbano sob pressão sem precedentes para a transformação, um processo que, com a contínua demanda mundial de ferro, muito provavelmente não irá parar no ano de 2033. Mais do que qualquer outra cidade no mundo, Kiruna nunca atingirá a plenitude ou um estado ideal. É na orquestração criativa dos processos de transformação, onde vamos encontrar a visão de Kiruna, o plano diretor diretor de Kiruna.

Limite da cidade
Limite da cidade

Redirecionamento da Realocação-oeste-leste

Uma faixa urbana é sobreposta para o leste sobre a malha urbana pré existente da cidade de Kiruna, ligando o centro de Kiruna aos assentamentos vizinhos de Lombolo, Tuolluvaara, Kiirunavaara, e ao aeroporto. A proposta permite que Kiruna mantenha uma estrutura urbana coerente ao longo dos processos de transformação, envolvendo o tecido velho e o novo, com a paisagem aberta. A rua principal, atualmente Malmvägen, forma a espinha dorsal da cidade. A infra-estrutura proposta baseia-se em condições existentes, um localização central para a estação de trem gera oportunidades de desenvolvimento para serviços comerciais e públicos. Nossa estratégia é introduzir um sistema flexível, rápido, freqüente e ecológica de transporte público, incluindo um teleférico e uma linha de transporte ferroviário de mercadorias. Investimentos futuros em Kiruna estão localizados de acordo com a escala de tempo da mudança das minas. As áreas que serão afetadas por mudanças futuras são investimentos de médio prazo e removíveis. As outras áreas adjacentes as minas, que não serão afetadas por quaisquer mudanças futuras são adequadas para investimentos mais pesados ​​e de longo prazo, como a estação ferroviária, o hospital e a prefeitura.

Pavilhão de construção
Pavilhão de construção

forma urbana específica ao local - Entrelaçamento com a paisagem ártica

O objetivo é criar uma cidade onde a vasta paisagem aberta do ártico encontre uma comunidade humana mais densa em "contato total", o tecido da cidade cresce linearmente para o leste, mas também irá se desenvolver organicamente no sentido norte-sul, em forma de dedos/bairros. Tal estratégia de zoneamento permite que áreas naturais permaneçam intactas e em contato direto com as funções públicas, serviços e alojamentos, estimulando a recreação ao ar livre e a preservação da natureza.

Implantação
Implantação

Processos de transformação - 3 projetos

O futuro de Kiruna depende do conhecimento, esforço e compromisso de seus moradores, deste modo, propomos três projetos específicos, de modo a incentivar, gerenciar e sistematizar o envolvimento das pessoas:

- O Diálogo Kiruna: Um diálogo contínuo intensivo com os moradores para obter uma valiosa contribuição e uma direção bem fundada para o planejamento de longo prazo.
- O Portal de Kiruna: Uma estrutura aberta, uma loja extra-grande coletiva para a fabricação de habitação, um local do tipo "construir você mesmo" e um depósito de reciclagem de construção, equipado com oque há de melhor e mais moderno na tecnologia de serviços de gestão de edifícios.
- A Bienal de Kiruna: Uma oportunidade para Kiruna expor e organizar e receber eventos para compartilhar a história e dar vida à visão que molda a cidade.

Diagrama do conceito de implantação
Diagrama do conceito de implantação

Identidade futura -  atualizando a marca Kiruna

A cidade de Kiruna merece uma atualização de identidade, o que só é possível idealizando variados novos programas, incluindo novos negócios, a fim de desestabilizar a mono-funcionalidade da cidade. A verdadeira natureza de Kiruna será sempre relacionada à extração de ferro, mas é justamente os efeitos colaterais deste nicho de negócio que se abre para oportunidades, em termos de usos alternativos e atividades, como um parque do tesouro, um velódromo ou um centro de lazer. Em um futuro muito distante, quando todo o minério da região for finalmente extraído, as minas e suas instalações poderiam tornar-se um parque histórico industrial e a atração turística regional. O novo parque, onde ficava a cidade, será reestabelecido como a rota histórica para a migração das renas.

Arquitetos: White
Localização: Kiruna, Suécia
Arquiteto Responsável: 
Mikael Stenqvist
Resultado no Concurso: vencedor do 1º prêmio

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
White Architects
Escritório
Cita: Furuto, Alison. "Proposta Vencedora para a Realocação do Centro da Cidade de Kiruma / White Architects" [Relocation of the City Center of Kiruna Winning Proposal / White Architects] 13 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/102442/proposta-vencedora-para-a-realocacao-do-centro-da-cidade-de-kiruma-slash-white-architects> ISSN 0719-8906