O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Exposição: "Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba"

Exposição: "Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba"

Exposição: "Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba"
Imagem do livro "Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba" de Margarida Cintra Gordinho - Fotografia de Iatã Cannabrava
Imagem do livro "Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba" de Margarida Cintra Gordinho - Fotografia de Iatã Cannabrava

Museu da Casa Brasileira e SISEM-SP levam a Taubaté exposição sobre bens tombados no Litoral Paulista e no Vale do Paraíba.

A partir de 16 de março, a cidade de Taubaté receberá a exposição “Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba”, acerca do patrimônio histórico das cidades da região tombado pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Na ocasião, será apresentado um recorte do que foi exibido na mostra original, realizada em 2012 no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. A itinerância acontece por meio da parceria com o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus) e com o apoio da Prefeitura de Taubaté no Museu histórico, folclórico e pedagógico Monteiro Lobato.

“Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba” reúne fotografias de Iatã Cannabrava e textos da cientista social Margarida Cintra Gordinho. A seleção de imagens que o visitante irá encontrar no Museu Monteiro Lobato contextualiza a situação de bens tombados em cidades da faixa litorânea do estado de São Paulo e do Vale do Paraíba pelo Condephaat, órgão da Secretaria da Cultura para a proteção ao patrimônio do Governo do Estado de São Paulo, salientando a importância de sua preservação.

A mostra traz antigas vilas que foram amplamente exploradas pelos portugueses nos séculos 16 e 17 e cidades como São Vicente, Cananeia, Guarujá, Aparecida e Cruzeiro, entre outras, que guardam até hoje memória da cultura material de seu passado, assim como marcos de arquitetura contemporânea.

“No litoral norte, Ilhabela e Ubatuba preservam edificações que testemunham a riqueza que a cana-de-açúcar e a navegação de cabotagem geraram para a região e São Sebastião, por suas atividades portuárias contemporâneas, tornou-se um município estratégico e que guarda um Centro Histórico significativo. Em Santos, o Centro Histórico e a área portuária são testemunhos da pujança do café, que séculos mais tarde transformaria a cidade numa das mais prósperas do país, com seu porto e seus negócios de exportação”, conta Cintra, autora do livro de mesmo nome que deu origem à exposição.

Sobre a Coleção Patrimônio Paulista

O livro “Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba”, escrito pela cientista social Margarida Cintra Gordinho, é o 2º volume da Coleção Patrimônio Paulista, fruto da iniciativa do Governo do Estado e do Condephaat, em parceria com o Museu da Casa Brasileira. Iniciada em 2010, com a exposição e lançamento da publicação “Patrimônio da Metrópole Paulistana” no MCB, a Coleção divulga o patrimônio cultural do Estado de São Paulo e incentiva o debate envolvendo as questões inerentes à formação de uma consciência relativa à preservação de sua cultura material e à consolidação de políticas públicas relativas ao tema.

As exposições atreladas aos dois volumes já publicados foram apresentadas pelo MCB em itinerâncias dentro e fora da capital paulista, em locais como a Sala São Paulo e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), e nos municípios de Santana do Parnaíba e Paranapiacaba. Para 2013, estão previstos mais dois títulos da Coleção Patrimônio Paulista: “As escolas republicanas” e “A caminho do Oeste Paulista”.

Cita: Fernanda Britto. " Exposição: "Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba"" 08 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/101485/exposicao-patrimonio-paulista-litoral-e-vale-do-paraiba> ISSN 0719-8906