O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Hoje: Mostra Paralela - Apresentação Geral / São Paulo - SP

Hoje: Mostra Paralela - Apresentação Geral / São Paulo - SP

Hoje: Mostra Paralela - Apresentação Geral / São Paulo - SP
Hoje: Mostra Paralela - Apresentação Geral / São Paulo - SP , Cortesia de Mostra Paralela
Cortesia de Mostra Paralela

Organizar uma mostra paralela é uma decisão política e essa nos cabe hoje. Nos cabe ampliar a discussão sobre o que nos dá a condição de vida pública. Nos cabe escapar da inútil mostra de projetos e atacar a cidade com novas e velhas questões que revelam o espaço público. Como referência, assumiremos de antemão que o espaço pressupõe relações e público é um valor atribuído.

Diariamente negligenciamos essa condição atribuindo ao processo cotidiano valores privados que tornam a interação na cidade uma obrigação. Com essa troca, por consequência  rompemos a comunicação e moldamos essa sociedade esquizofrênica que reconhece o outro como potencial ameaça.

Organizamos assim, sem maniqueísmo, a noção de espaço público como o solo comum que nos dá o suporte de interação e a rua como sua parte mais pública mas em função direta com o privado.

A proposta nesta edição é definir a rua não como elemento facilmente resolvido em um desenho arquitetônico onde são dispostos vias, calçadas e mobiliário e sim como o entre imediato de dois diferentes tipos de propriedade, onde deveria ser garantido o máximo desse valor público. A rua é de quem passa.

Não se trata de resgatar nostalgicamente o antigo, mas de compreender quais atributos do convívio estamos amputando de nossas relações quando os parâmetros admitidos são os atuais. 

Na paralela estamos colocando todas essas questões na rua, será a mostra de um processo onde todos podem participar.

A Mostra Paralela envolve três núcleos: Um de curadoria trabalhos onde algumas pessoas irão propor intervenções na RUA, um sobre memória urbana onde levantaremos projetos para espaços públicos não realizados para a cidade de SP e uma plataforma colaborativa sobre o espaço público. Todas essas frentes são pautadas pelo tema proposto, todas passam pelo filtro da rua. 

Antecedendo a Mostra, será realizado um ciclo de debates sobre a Rua, visando promover, agregar e produzir conhecimento, articular as instituições e envolver a sociedade. O material produzido pelo ciclo de debates, será parte do desenvolvimento do trabalho.

A realização desse projeto é a 1º etapa da criação de um Centro de Referência da Cidade, possibilitando que todo o trabalho realizado tenha continuidade.

Esta apresentação é uma conversa sobre o andamento dos nossos trabalhos e também o primeiro passo de abertura para a participação de todos.


Onde: Salão do IAB-SP na Rua Bento Freitas, 306, Mezanino - Vila Buarque no dia 28/02 às 19:30

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Hoje: Mostra Paralela - Apresentação Geral / São Paulo - SP " 28 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/100134/hoje-mostra-paralela-apresentacao-geral-slash-sao-paulo-sp> ISSN 0719-8906