Street Scape Pedra Branca / Jardins Arquitetura e Engenharia

PROJETOS PREMIADOS: Prêmio AsBEA 2012. O projeto recebeu menção na categoria: projetos especiais.

O objeto deste projeto é o conjunto formado pelas ruas da área aonde foi aplicado o conceito do Novo Urbanismo. Este conceito preza pelo uso racional do espaço edificado, onde tudo acontece em um só lugar: habitar, trabalhar e lazer são muito próximos, dispensando o uso frequente do automóvel. Neste contexto o espaço público adquire papel vital, se transformando no foco qualificador fundamental do bairro. Não apenas os espaços livres de lazer, como praças e parques são considerados importantes, mas principalmente as ruas. 

Street Scape Pedra Branca / Jardins Arquitetura e Engenharia - Jardim
Cortesia de Jardins Arquitetura e Engenharia

A rua é o objeto central da proposta, tratada aqui como o conjunto formado pelo recuo frontal das edificações, o passeio público e a via.  

Street Scape Pedra Branca / Jardins Arquitetura e Engenharia - Janela, Cadeira, Jardim, Pátio
Cortesia de Jardins Arquitetura e Engenharia

O Street Scape reúne em sua concepção os elementos que compõem este espaço: pavimentação, mobiliário, vegetação, iluminação, surpresas urbanas são dispostos no projeto de acordo com a característica desejada para cada rua, hierarquizando e criando a dinâmica do bairro. Cada um destes elementos é estudado a fim de transformar a rua em um espaço arquitetonicamente planejado. As premissas básicas consideradas foram à acessibilidade, conforto térmico e visual e legibilidade do espaço.

Street Scape Pedra Branca / Jardins Arquitetura e Engenharia - Jardim
Cortesia de Jardins Arquitetura e Engenharia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Street Scape Pedra Branca / Jardins Arquitetura e Engenharia" 28 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-94066/street-scape-pedra-branca-slash-jardins-arquitetura-e-engenharia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.