Intervenção urbana com balões / Universidad Mayor

É importante destacar um trabalho acadêmico quando ele tem repercussão urbana. Neste caso, destaca-se não só por ser uma intervenção em escala 1:1 fora do campus da universidade, mas por se atrever a inseri-lo em um eixo de forte caráter histórico e cívico para a cidade de Santiago, como é o eixo Bulnes.

© Marco Beovic

A intervenção transitória foi montada com tempo e orçamentos limitados, com o objetivo de se aprender a intervir na cidade. Isso significa apoderar-se de uma problemática em particular e desenvolver uma visão do contexto urbano lidando com a complexidade desta escala, preocupando-se com as estruturas e coisas que vão além do trabalho de ateliê na faculdade.

Dos 4 trabalhos apresentados, este que será mostrado foi eleito o ganhador, por um júri que incluía Victor Gubbins (Prêmio Nacional de Arquitetura 2010), Humberto Eliash, Umberto Bonomo, Sebastián Gray e Carlos Castillo. O workshop foi conduzido pelo arquiteto convidado Anderson Freitas

© Marco Beovic

Memorial do Grupo ganhador

A intervenção do eixo Bulnes foi encarada como a oportunidade de somar novos atributos a um espaço público, cívico e tradicional, que se constituiu como um corredor de pedestres pela sua conectividade entre a estação de metrô Moneda e o Parque Almagro. Eixo sobre o qual os habitantes perderam a capacidade de observação crítica sobre o espaço urbano.

As principais dificuldades da intervenção foram:

-A organização de uma equipe de trabalho com 100 estudantes, de todos os níveis.

-A participação dos 100 estudantes não só na execução do projeto, mas também na discussão dos objetivos do mesmo.

-A montagem executada em 1 hora.

-Um orçamento de $300.000.

© Marco Beovic

A saída do projeto foi formulada a partir da utilização de balões como material principal. Após isso foi definida o arranjo de uma teia de balões de cor prata, que refletem o contexto de localização, construção, vegetação e passeios de pedestres, alternando-se de acordo com o movimento que o vento (encanado entre edifícios) produz sobre os balões.

© Marco Beovic

Definiu-se uma malha de 80x80cm, onde são fixadas as bases/pesos que prendem os balões a 250cm do solo.A união entre o suporte e a bexiga é de fio de nylon transparente, para que a ligação desapareça e evidencie os elementos superiores (balões) e os inferiores (pesos).

© Marco Beovic

O resultado final estabelece uma trama geométrica presa ao chão (pesos de areia enrolada em papel preto) e uma trama em movimento permanente que estabelece uma relação dinâmica entre ambas. Além disso, a montagem estabeleceu relações estreitas entre os pedestres e os reflexos, pela altura dos balões produzindo interesse no material e alteração na percepção do espaço público.

© Marco Beovic

O conjunto da trama altera o caminho dos pedestres, definindo espaços de trânsito mais fluido e espaços de tráfego mais complexo entre a moldura definida no chão e o fio de nylon suportando os balões.

© Giuliano Pastorelli

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: Instalação
  • Operação projetual:Instalação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Plástico
  • Estrutura: Otro
  • Localização: Santiago, Chile
  • Implantação no terreno: Isolado

Text Message Html

Cita: Eduardo Souza. "Intervenção urbana com balões / Universidad Mayor" 09 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-58475/intervencao-urbana-com-baloes-universidad-mayor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.