Concurso na Itália: Um projeto ganhou, mas se constrói outro

Há dois anos realizou-se o Concurso de Projeto para a nova escola secundária de Berlingo, na Itália. Mas apenas uns dias atrás o TAR (Tribunal Administrativo Regional) concedeu como ganhador definitivo ao escritório de Milão, RRC Studio Architetti, mas lamentavelmente a administração durante este tempo, havia seguido com o projeto atribuído em primeira instância e a escola, a esta altura, estaria quase terminada.

No dia 05 de maio de 2012, o TAR da província de Bréscia desabilitou o primeiro lugar do concurso para entregá-lo desta vez para o escritório de Milão, que havia sido segundo colocado. O arquiteto conta que pediram permissão para revisar os documentos, a princípio por curiosidade, mas logo se deram conta que o projeto ganhador teria sérias falhas, além de estar fora da base por diferentes motivos – por exemplo, faltava uma sala – depois de não obter resposta na tentativa de reverter a situação, decidiram seguir o caminho legal.

© RRC Studio

A via legal tomava tempo e os arquitetos exigiam que se cumprissem seus contratos, e por isso a obra seguiu seu curso. Hoje parece que os ganhadores deverão contentar-se com o prêmio de consolo.

O júri foi composto principalmente por arquitetos, engenheiros e o secretário da comunidade como presidente do júri, membros da direção técnica de um povoado vizinho e entre os suplentes, o responsável a cargo do uso da terra de outro povoado próximo a Berlingo.

O TAR agora deve pagar 27 mil euros de indenização, contudo, o estúdio RRC afirma que apelaram, embora 2 ou 3 anos mais, “estamos interessados na construção da obra, não na compensação financeira”.

Vía IlSole24ore

Sobre este autor
Cita: Leonardo Márquez. "Concurso na Itália: Um projeto ganhou, mas se constrói outro" 28 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-56391/concurso-na-italia-um-projeto-ganhou-mas-se-constroi-outro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.