Residência Goodwood / WOHA

Residência Goodwood  / WOHA - Imagem 2 de 19Residência Goodwood  / WOHA - Imagem 3 de 19Residência Goodwood  / WOHA - Imagem 4 de 19Residência Goodwood  / WOHA - Imagem 5 de 19Residência Goodwood  / WOHA - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: WOHA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  69350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
  • Arquiteto Responsável: Richard Hassell Wong Mun Summ
  • Equipe De Projeto: Pearl Chee, Alan Lau, Cheah Boon, Kwan Goh, Soon Kim, Hong Feng Lin, Kwong Lay Lay, Balaiyan Sivakumar, Shandy Loh, Anapat Chanadisai
  • Técnico: WT Partnership (Singapura)
  • Consultor De Fachada: Aurecon
  • Arquiteto Paisagista: ICN Design International
  • Consultoria Luminotécnica: Lighting Planners Associates
  • Designer: Duet Design Pte Ltd
  • Consultoria Acústica: Acviron Acoustics Consultants Pte Ltd
  • Contratante: Ryobi-Kiso Pte Ltd
  • Contratante Principal: Poh Lian Construction (Pte.) Ltd (1st Main Contract), Lian Beng Construction (1988) Pte Ltd (2nd Main Contract)
  • Civil: DE Consultants (S) Pte Ltd
  • Structural Engineers: DE Consultants (S) Pte Ltd
  • Mechanical & Electrical Engineer: Rankine & Hill
  • Projeto De Interiores (Espaços Funcionais): Miaja Design Group Pte Ltd
  • Cilente: Su Zheng, Mei Zhou Yubai
  • Eletrodomésticos: BSH
  • Móveis Da Cozinha: DesignStudio
  • Armários: DesignStudio
  • Artefatos Sanitários: Carrera
  • Ferragens: Dline Asia
  • Pedras: Polybuiling / Stonrich / T&L
  • Assessoria Elétrica E De Segurança: APP
  • Sistemas: ISS Hydroculture
  • Sub Contratante: Otis Elevator
  • Sub Contratante Elevadores: DIS
  • Sub Contratante Acmv S: AVA Global / Lian Beng Construction
  • Orçamento De Empilhamento: $11,319,000.00
  • Orçamento Primeiro Contrato Principal: $191,930,000.00
  • Orçamento Segundo Contrato Principal: $55,000,000.00
  • País: Singapura
Mais informaçõesMenos informações
Residência Goodwood  / WOHA - Imagem 6 de 19
© Patrick Bingham Hall

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no meio de um enclave de casas brancas e negras, junto a principal área de Orchard / Scotts Road, e em um contexto de 20 hectares de vegetação, a Residência Goodwood de 201 unidades é concebida em uma macro escala como um espaço para respirar - uma raridade dentro da alta densidade urbanizada de Singapura - e uma extensão da zona de conservação das árvores de Goodwood Hill, com a qual divide uma fronteira de 150 metros. Articulada como dois blocos em forma de "L" com 12 pavimentos, o desenvolvimento de 2,5 hectares dialoga com a montanha que a abraça em uma linguagem de abertura e continuidade expressiva feita por diferentes graus de escala e privacidade.

Residência Goodwood  / WOHA - Imagem 14 de 19
Cabana Tipo 4 Dormitórios

Todas as unidades são de um apartamento, com os blocos configurados como muros exteriores que definem e delimitam uma séries de pátios conduzindo os residentes através de um boulevard íntimo e bem arborizado que envolve duas quadras de tênis, os levando até um pátio oficial de entrada feito em paralelepípedos formalmente escalados juntamente com as árvores tropicais, que finalmente abre-se por debaixo das marquises como um clarão no bosque sobre um gramado verde com piscina. Esse amplo pátio que une-se visualmente com a colina de Goodwood, mede aproximadamente 100 metros transversalmente aos blocos opostos, que melhora a privacidade de seus residentes ao mesmo temo em que oferece excelentes vistas à área verde. Ele é o principal lugar de reunião da comunidade e um respiro no complexo, com as instalações de um clube (portaria, sala de leitura, salão de eventos privados e piscinas) em paralelo aos outros serviços dos apartamentos. Os pátios ajardinados menores ramificam-se nas passarelas protegidas que se estendem até o estacionamento subterrâneo, como pontos de entrada, fazendo com que o retorno a casa seja sempre agradável com a luz natural, e o ar fresco.

Residência Goodwood  / WOHA - Imagem 12 de 19
Planta Primeiro Pavimento

Em uma escala construtiva, diferentes experiências de vida são criadas. As unidades do térreo são projetadas como uma nova tipologia de "apartamentos residenciais levemente apoiados", com pé-direito alto, amplos terraços com piscina ao ar livre e especialmente portas-janelas auto-deslizantes que são a reinterpretação moderna de um muro tradicional., permitindo que os proprietários tenham controle sobre o grau de privacidade e de vistas para o jardim. Com vista para pátio central nas plantas do segundo e terceiro pavimento, foram projetadas 15 unidades como casas nas árvores espalhadas em meio as copas, mergulhando seus habitantes na paisagem. Erguendo-se acima dessa linha de árvores estão os níveis médios (pavimentos 4 ao 11), os quais possuem sacadas duplas sobrepostas, com espaços semi-interiores que fazem alusão aos desenhos projetados das casas coloniais em preto e branco desde onde se desfruta plenamente a extensão da abertura e as vistas panorâmicas em direção a colina Goodwod. Isso culmina, por fim, nas coberturas do 12° andar que são como bangalôs com amplos terraços na cobertura, que abrigam uma piscina, recriando com eficiência um novo nível do solo, com a vantagem de ter vistas para a cidade sem obstáculo e a brisa fresca por causa da elevada altura.

Residência Goodwood  / WOHA - Imagem 4 de 19
© Patrick Bingham Hall

Inspiradas nos tradicionais padrões têxteis da Ásia e na implantação de pequenos bambus das casas coloniais que estão ao redor, todas as unidades típicas dos apartamentos (do segundo andar para cima) contam com aletas de alumínio orientadas a 45 graus para norte-sul, atuando como telas de fachadas operáveis, que não somente proporcionam proteção solar vertical sem comprometer a ventilação, mas também permitem que os usuários controlem a privacidade e o ritmo da fachada. Árvores de 1m de largura, junto com salientes sacadas de 2,7m ou 4,5m de profundidade, proporcionam mais vegetação verticais e sombras horizontais para os apartamentos de baixo.

Residência Goodwood  / WOHA - Imagem 17 de 19
Corte AA

Concebido com os princípios de desenho sustentável desde o início, o projeto apresenta várias outras características ambientais inovadoras e demostra que a introdução de tais medidas verdes que acabam por custar somente um 1% a mais no orçamento total da construção, devem vir desde o princípio do processo de desenho. A economia estimada dessas implementações são aproximadamente de 600 mil dólares em faturas de serviços públicos anuais para as residências e as áreas comuns, o que equivale a 20% de redução do custo de manutenção mensal. A Residência Goodwood foi ganhadora do prestigioso prêmio GreenMark Platinum pela Autoridade de Edificação e Construção de Singapura.

Residência Goodwood  / WOHA - Imagem 7 de 19
© Patrick Bingham Hall

Espaço Verde & Vida Verde

Complementando e ampliando o verde da colina, são 55 as árvores existentes que conservam-se junto a aproximadamente 500 novas árvores plantadas, nativas do sudeste da Ásia. Isso se vê reforçado por uns 1.700 m2 de jardins verticais e o magnífico jardim central no coração do complexo. Quase 80% do terreno é dedicado aos jardins e às instalações comuns.

Residência Goodwood  / WOHA - Imagem 8 de 19
© Patrick Bingham Hall

Gestão Inteligente de Água

Para minimizar o uso de água potável, foi implementado um sistema de irrigação sustentável que coleta a água da chuva, águas subterrâneas e as utiliza para irrigar as plantas durante as estações secas e úmidas. Isso é possível devido ao alto nível freático do local e a localização ao pé do morro. As camadas de vegetação atual como filtros que proporcionam um processo de bio-filtração natural ao longo da rota d'água a fim de melhorar a qualidade dela antes seja armazenada para o seguinte ciclo de irrigação.

Residência Goodwood  / WOHA - Imagem 19 de 19
Corte

Rampas Pneumáticas de Fácil Manejo

Foram planejados pontos de coleta seletiva para os resíduos orgânicos e resíduos recicláveis ao lado dos serviços comuns para a comodidade dos residentes e estão conectados a um sistema pneumático de resíduos em todo o complexo, que elimina a necessidade de múltiplos pontos de coleta de lixo dentro do terreno.

Residência Goodwood  / WOHA - Imagem 5 de 19
© Patrick Bingham Hall

Conceito de Construção Zero Resíduo

100% das paredes internas da Residência Goodwood foram construídas a partir de agregados recuperados que originaram das paredes e estruturas dos edifícios preexistentes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bukit Timah Road, Singapura

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Goodwood / WOHA" [Goodwood Residence / WOHA] 19 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-183748/residencia-goodwood-slash-woha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.