Henning Larsen projeta igreja com cúpulas de madeira em Copenhague

Henning Larsen divulgou as primeiras imagens da Igreja de Ørestad, a primeira igreja a ser construída em Copenhague nos últimos 30 anos. Um monumento moderno construído em madeira, que reflete a paisagem aberta de Ørestad e abraça a identidade da comunidade local. A intenção foi criar um espaço sereno, desvinculado do agito da cidade, onde a calma e a simplicidade dos espaços interiores ofereçam aos moradores um alívio do seu quotidiano. A construção está prevista para começar em 2024, e a igreja será consagrada em 2026.

Henning Larsen projeta igreja com cúpulas de madeira em Copenhague - Imagem 2 de 10Henning Larsen projeta igreja com cúpulas de madeira em Copenhague - Imagem 3 de 10Henning Larsen projeta igreja com cúpulas de madeira em Copenhague - Imagem 4 de 10Henning Larsen projeta igreja com cúpulas de madeira em Copenhague - Imagem 5 de 10Henning Larsen projeta igreja com cúpulas de madeira em Copenhague - Mais Imagens+ 5

Entrando na igreja, a conexão com a natureza acenderá a espiritualidade das pessoas. A capela é banhada pela luz vinda do alto e abre vista para o céu, atraindo o olhar das pessoas. O salão é a clareira na floresta, onde a luz é refratada de várias maneiras ao longo do dia e do ano. Construir em madeira e aproveitar o poder da luz foi uma solução óbvia para o clima, para o contexto e para a comunidade. - Jacob Kurek, Diretor de Design Global, Henning Larsen.

Henning Larsen projeta igreja com cúpulas de madeira em Copenhague - Imagem 4 de 10
© Vivid Vision

A fachada da igreja tem um caráter áspero, e espera-se que os materiais naturais mudem ao longo das estações e ao longo do tempo. A igreja está conectada ao seu entorno por um piso de tijolos, que cria um caminho que vem da cidade até a igreja. O edifício tem como objetivo tornar-se um ponto de encontro tanto para a paróquia como para a comunidade local. Para isso, o projeto da igreja incorpora conceitos modernos de sustentabilidade social em seu núcleo, pois a programação que o edifício abrigará foi informada pela comunidade.

Além da grande e flexível sala da igreja, o edifício também acomoda uma capela, um pátio, um escritório e espaços culturais informais que podem ser usados para refeições comunitárias, pequenos shows, ioga, dança ou palestras. As variações no volume da igreja permitiram a criação de nichos e prateleiras urbanas que podem ser utilizadas para assentos, trocas de livros ou mesas de xadrez. A igreja também conta com um jardim protegido que lembra os jardins do claustro monástico.

Henning Larsen projeta igreja com cúpulas de madeira em Copenhague - Imagem 2 de 10
© Vivid Vision

O projeto representa a proposta vencedora de um concurso e foi desenvolvido por Henning Larsen em colaboração com Platant e Ramboll. Henning Larsen também divulgou recentemente um pavilhão com inspiração nórdica no evento 3daysofdesign em Copenhague e um novo edifício híbrido de madeira para escola de administração em Reims, na França

Henning Larsen projeta igreja com cúpulas de madeira em Copenhague - Imagem 3 de 10
© Vivid Vision

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Henning Larsen projeta igreja com cúpulas de madeira em Copenhague" [Henning Larsen Designs Church with Wooden Roof Domes in Copenhagen] 20 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990656/henning-larsen-projeta-igreja-com-cupulas-de-madeira-em-copenhague> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.