Sistemas de Inteligência Artificial como DALL-E ou Midjourney podem realizar tarefas criativas?

Estamos testemunhando uma grande mudança no processo de geração de imagens. O recente influxo e crescimento do aprendizado automático e da inteligência artificial levanta questões sobre a maneira como os processos criativos evoluem e se desenvolvem por meio da tecnologia. Sistemas como DALL-E, DALL-E 2 e Midjourney são programas de IA (inteligência artificial) treinados para gerar imagens a partir de descrições de texto usando um conjunto de dados de texto-imagem. O conjunto diversificado de recursos inclui a criação de versões antropomorfizadas de animais e objetos, combinando conceitos não relacionados de maneiras plausíveis e transformando imagens existentes.

Sistemas de Inteligência Artificial como DALL-E ou Midjourney podem realizar tarefas criativas? - Imagem 2 de 8Sistemas de Inteligência Artificial como DALL-E ou Midjourney podem realizar tarefas criativas? - Imagem 3 de 8Sistemas de Inteligência Artificial como DALL-E ou Midjourney podem realizar tarefas criativas? - Imagem 4 de 8Sistemas de Inteligência Artificial como DALL-E ou Midjourney podem realizar tarefas criativas? - Imagem 5 de 8Sistemas de Inteligência Artificial como DALL-E ou Midjourney podem realizar tarefas criativas? - Mais Imagens+ 3

DALL-E e sistemas similares são capazes de criar imagens plausíveis para uma grande variedade de frases que exploram a estrutura composicional da linguagem. O DALL-E tem alguns recursos semelhantes aos usados no processo de renderização 3D, mas a diferença está na natureza do comandos iniciais. Para a renderização 3D, o comando inicial deve ser especificado em detalhes completos, enquanto DALL-E geralmente é capaz de “preencher os espaços em branco”. Ele também pode controlar independentemente os atributos de um pequeno número de objetos.

Sistemas de Inteligência Artificial como DALL-E ou Midjourney podem realizar tarefas criativas? - Imagem 5 de 8
Estes são os quatro resultados iniciais gerados pelos bots Midjourney com base no prompt: “/imagine Um restaurante McDonald’s contemporâneo e sustentável feito de vidro com arcos dourados refletindo em um lago”. Imagem © Leilah Stone / Midjourney AI via Metropolis

Um dos recursos mais interessantes é a capacidade de combinar conceitos não relacionados e isso pode ter implicações para os campos da arquitetura e do design. Os modelos generativos de IA incentivam os arquitetos e designers a explorar um maior número de possibilidades a partir de uma nova perspectiva, pois diminuem o tempo entre a intenção e a execução. Eles oferecem uma maneira acessível de brincar com dados e gerar variações criativas para as soluções dos problemas.

Alguns pesquisadores estão chamando isso de “serendipidade artificial”, sistemas que maximizam a oportunidade de serendipidade, abrindo o leque das capacidades criativas para além dos métodos clássicos. Os arquitetos já estão experimentando essas ferramentas para explorar questões complexas como o planejamento urbano e as possibilidades dos espaços existentes. Outros estão combinando palavras-chave arquitetônicas com clichês de design contemporâneo, referências à cultura pop e vários estilos de arte para projetar edifícios ou simplesmente explorar a natureza das tendências de design e tecnologia.

Sistemas de Inteligência Artificial como DALL-E ou Midjourney podem realizar tarefas criativas? - Imagem 2 de 8
A Canal Street é convertida de uma rua de automóveis para uma rua pedonal usando IA. Imagem© Google / Better Streets AI

Embora esses modelos tenham limitações, o campo está evoluindo em um ritmo sem precedentes. Recentemente, a Apple lançou Gaudi, um “arquiteto neural” que leva esse processo um passo adiante, criando cenas 3D a partir de comandos de texto como “suba as escadas” ou “passe pelo corredor”. É difícil prever onde essas tecnologias nos levarão, mas seu impacto já pode ser sentido. Nos campos da arquitetura e do design, elas podem ser entendidas como ferramentas poderosas para explorar, otimizar e testar ideias criativas muito rapidamente.

Sistemas de Inteligência Artificial como DALL-E ou Midjourney podem realizar tarefas criativas? - Imagem 3 de 8
Série Tectônica de Materiais. Imagem © Daniel Bolojan / Midjourney AI via Archipaper

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Sistemas de Inteligência Artificial como DALL-E ou Midjourney podem realizar tarefas criativas?" [Can Artificial Intelligence Systems like DALL-E or Midjourney Perform Creative Tasks?] 11 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987358/sistemas-de-inteligencia-artificial-como-dall-e-ou-midjourney-podem-realizar-tarefas-criativas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.