Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 1 de 19
© Deed Studio

Assim como hospitais e consultórios médicos, clínicas odontológicas são locais que costumam trazer ansiedade e angústia aos pacientes, reações que podem ser intensificadas em um ambiente pouco amigável e acolhedor. Ambientes brancos e neutros podem trazer consigo a noção de assepsia e higiene, requisitos essenciais para a arquitetura hospitalar. Porém, a falta de elementos mais acolhedores, como o uso de cores e materiais mais quentes, também pode ser responsável por causar certo distanciamento entre os profissionais e os pacientes, além de reforçar os estereótipos atribuídos às clínicas odontológicas.

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 2 de 19Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 3 de 19Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 4 de 19Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 5 de 19Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Mais Imagens+ 14

Nesse sentido, o projeto arquitetônico pode desempenhar um papel fundamental na imagem de um consultório odontológico e na mensagem que deseja passar. Indo além de uma dicotomia ultrapassada, em que forma e função são tidas como características distintas — ou até mesmo opostas — muitas clínicas e consultórios, nos últimos anos, têm mostrado como a estética, frequentemente considerada como algo supérfluo ou sem funcionalidade, de fato pode desempenhar um importante papel nas sensações transmitidas aos usuários. 

Dos tons pastel aos mais vibrantes, do uso de vegetação à escolha de materiais mais acolhedores, as estratégias encontradas nos projetos apresentados a seguir ilustram como a estética tradicional de consultórios odontológicos pode ser revista sem deixar de obedecer às diretrizes sanitárias.

Impress Dental Clinic / Raúl Sánchez

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 2 de 19
© José Hevia

"O conceito da Clínica Dentária Impress é dirigido a um público jovem, que cresceu com novas tecnologias, uma vez que sua oferta se baseia em tratamentos on-line que reduzem as visitas presenciais. Desde o primeiro momento, o Impress procurou um novo design, que representasse a marca e seus valores, que se afastasse das características de uma clínica odontológica (cores brancas, ambiente asséptico)."

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 6 de 19
© José Hevia

Dentist Clinic SG / ATELIER GIAVENALE

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 3 de 19
© Brando Ghinzelli

"O layout do espaço interno visa criar uma atmosfera leve e relaxante, onde os jovens pacientes possam se sentir confortáveis enquanto esperam por sua consulta. Os tons pastéis dos móveis, inspirados na produção de Donald Judd, e o uso de materiais naturais, ajudam a alcançar um clima amigável e descontraído."

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 7 de 19
© Brando Ghinzelli

Rouyesh Dental Clinic / Nokav Studio

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 9 de 19
© Deed Studio

"Ao tomarmos medidas como cobrir o tijolo do piso com resina e epóxi, aproximamos este material dos padrões para um espaço médico e, finalmente, usando todos os critérios higiênicos e de saúde, o incorporamos em um local onde era menos esperado. Ao fazer isso, tentamos alterar os clichês sobre o projeto de clínicas médicas, ao mesmo tempo em que respeitávamos a história principal e a identidade do edifício."

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 8 de 19
© Deed Studio

Clínica no Bosque / Takashige Yamashita Office

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 10 de 19
© Ken’ichi Suzuki

"Sugerimos uma clínica junto às plantas ao redor do terreno, como parte do fluxo da paisagem do jardim para a cidade. Em meio aos pequenos pátios jardins introduzidos entre os volumes e elevando-se pelo telhado, as salas de tratamento oferecem um cenário calmo e confortável, abraçado na natureza, aliviando a ansiedade dos pequenos pacientes."

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 11 de 19
© Ken’ichi Suzuki

The Urban Dentist / studio karhard

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 12 de 19
© Stefan Wolf Lucks

"No 'The Urban Dentist' tudo é focado na experiência individual do cliente. Portanto, seu layout é baseado mais em uma loja conceitual ou em um bar do que em um consultório de cirurgia dentária. Há um balcão de bar colorido na parte da frente e uma área lounge com sofás e uma parede de vidro retro-iluminada na parte de trás."

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 13 de 19
© Stefan Wolf Lucks

Blue Ridge Orthodontics / Clark Nexsen

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 15 de 19
© Mark Herboth Photography

"Tons de madeira, caminhos de fácil acesso e uma variedade de assentos confortáveis transmitem uma atmosfera mais consistente com um spa do que um consultório ortodôntico. A experiência do paciente tem precedência em todo o percurso, à medida que o lobby de entrada flui para áreas abertas de clínicas e de tratamento."

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 14 de 19
© Mark Herboth Photography

Dentista Amsterdam Dental Clinic / i29 interior architects

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 18 de 19
© Thomas van Schaik

"Uma nova clínica odontológica no centro de Amsterdã projetada pela i29 combina uma atmosfera verde suave com profissionalismo médico. A madeira natural, o verde abundante e um layout de planta livre fazem com que os visitantes se sintam à vontade."

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 4 de 19
© Thomas van Schaik

Pediatric Dentistry Clinic Isabel Cadroy / Vitale + Font Arquitectura

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 16 de 19
© Santiago Martín, Hilke Sievers

"Para o dentista, era importante que a clínica fosse amigável e acolhedora, mas sem entrar em uma estética infantil, e ser capaz de transformar o estresse e o medo, comuns nas visitas ao dentista, em confiança e tranquilidade. A Vitale projeta um espaço corporativo que se conecta com todo o público da clínica e recria um ambiente positivo, familiar, confortável e tranquilo."

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 17 de 19
© Santiago Martín, Hilke Sievers

Dental Clinic Impress Madrid Teens / Raúl Sánchez

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 19 de 19
© Luis Asin

"Todos esses recursos espaciais, materiais e figurativos se devem à comunicação da marca Impress, destinada a um público jovem, e supostamente distante do conceito tradicional de uma clínica odontológica (cores brancas, ambiente asséptico), ao mesmo tempo em que se busca um design que engloba não apenas condições visuais, mas também táteis e sensoriais, onde a referência ao universo "Twin Peaks" de David Lynch reaparece inevitavelmente."

Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado  - Imagem 5 de 19
© Luis Asin

Nota: Os textos citados foram extraídos das descrições de cada projeto, enviadas pelos respectivos arquitetos. Descubra mais referências de projetosnesta pasta My ArchDaily criada pela autora.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily:Estética.Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobreos tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre emcontato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Susanna Moreira. "Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado " 29 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981670/subvertendo-a-estetica-tradicional-de-clinicas-odontologicas-9-projetos-que-vao-alem-do-esperado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.