Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias

A arquitetura em seu sentido mais amplo se preocupa com a criação de estruturas que são permanentes, cimentando-se no contexto cultural e histórico maior de sua humanidade, porém, onde inserimos a criação de estruturas projetadas com a intenção de serem desmontadas. Qual o significado e valor podem ter estas estruturas, sabendo que nunca foram projetadas para durar, mas para simplesmente ocupar o espaço por um momento?

Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 2 de 33Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 3 de 33Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 4 de 33Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 5 de 33Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Mais Imagens+ 28

Embora a maioria da arquitetura mundial tenha sido projetada principalmente para priorizar a função, o que torna a arquitetura excelente em qualquer capacidade é sua capacidade de combinar forma e função para criar espaços que não apenas servem ao seu propósito, mas também são visualmente atraentes.

Permanência e durabilidade são frequentemente os objetivos da arquitetura, porém, em algumas ocasiões, a criação de espaços temporários é favorável na noção de projetos de exposições e a criação de uma infraestrutura de montagem rápida formada a partir do desejo de ativar espaços abandonados em nossas cidades. A arquitetura temporária continua a ter uma relevância marcante na sociedade atual, ajudando a moldar os espaços públicos e causando impacto na mente de seus cidadãos.

A seguir, alguns exemplos de projetos de exposições, estruturas e instalações temporárias que mostram a diversidade em sua intenção e uso enquanto experimentam com materiais, forma e um subconjunto de cores.

Pavilhão Sarbalé Ke / Kéré Architecture

Sarbalé Ke, "a Casa da Celebração" em Moore, uma língua falada em partes de Burkina Faso, é uma instalação vibrante criada para o Festival de Música e Artes Coachella Valley de 2019. Continuando o tema desenvolvido por Francis Kéré, a instalação apresenta doze estruturas que rementem ao baobá, refletindo sobre o material, textura e disposição espacial da arquitetura em sua terra natal, Gando, Burkina Faso. As torres de baobás criam espaço para os visitantes fluírem pelos troncos em todas as direções. Isso dá lugar a um interior repleto de luz, naturalmente ventilado e sombreado, ambos evocando a maravilha da luz do dia no coração de um baobá, ao mesmo tempo, em que responde à necessidade imediata de sombra no clima escaldante da primavera do Coachella. 

Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 4 de 33
Pavilhão Sarbalé Ke / Kéré Architecture. Imagem © Iwan Baan
Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 22 de 33
Pavilhão Sarbalé Ke / Kéré Architecture. Imagem © Iwan Baan
Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 10 de 33
Pavilhão Sarbalé Ke / Kéré Architecture. Imagem © Iwan Baan

Park ‘n’ Play / JAJA Architects

O ponto de partida para o concurso de projetos era uma estrutura de estacionamento convencional. O desafio era criar uma atraente fachada verde e um conceito que incentivasse as pessoas a utilizarem a cobertura. Ao invés de ocultar a estrutura do estacionamento, propusemos um conceito que potencializasse a beleza do grid estrutural enquanto rompesse a escala da sólida fachada. Um sistema de caixas com vegetação foi introduzido em um ritmo que dialoga com o grid e cria uma escala enquanto distribui a vegetação em toda a fachada. O grid de caixas na fachada é então combinado com duas grandes escadas públicas, as quais têm corrimãos contínuos que se tornam um fantástico playground no telhado.

Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 15 de 33
Park ‘n’ Play / JAJA Architects. Imagem © Rasmus Hjortshøj
Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 23 de 33
Park ‘n’ Play / JAJA Architects. Imagem © Rasmus Hjortshøj
Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 19 de 33
Park ‘n’ Play / JAJA Architects. Imagem © Rasmus Hjortshøj

LEGO House / BIG

BIG-Bjarke Ingels Group e LEGO transformam os clássicos "tijolos" LEGO em escala arquitetônica com a LEGO House, formando vastos espaços expositivos e praças públicas que incorporam a cultura e os valores de todas as experiências LEGO. Os primeiros pavimentos incluem quatro brinquedotecas organizadas por cores e programadas com atividades que representam um certo aspecto da aprendizagem de uma criança: o vermelho é criativo, o azul é cognitivo, o verde é social e o amarelo é emocional. Visitantes de todas as idades podem ter uma experiência imersiva e interativa, expressar sua imaginação e conhecer outros construtores de todo o mundo. 

Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 9 de 33
LEGO House / BIG. Imagem © Iwan Baan
Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 33 de 33
LEGO House / BIG. Imagem © Iwan Baan
Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 26 de 33
LEGO House / BIG. Imagem © Iwan Baan

Planeta Vermelho / 100architects

Planeta Vermelho é uma intervenção no espaço público destinada a promover interações, atrair clientes e melhorar a experiência no espaço público de propriedade privada numa rua comercial ao ar livre. Nossa proposta surgiu a partir de uma abordagem SURREAL, a partir da intenção de quebrar as regras convencionais de percepção, daquilo que já é concebido como realidade, a fim de despertar a imaginação e a criatividade das crianças, além de imergi-las em uma experiência colorida. 

Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 3 de 33
Planeta Vermelho / 100architects. Imagem © Amey Kandalgaonkar
Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 25 de 33
Planeta Vermelho / 100architects. Imagem © Amey Kandalgaonkar
Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 13 de 33
Planeta Vermelho / 100architects. Imagem © Amey Kandalgaonkar

Sociedade de Design de Shenzhen / MVRDV

Uma sociedade liderada pelo design está em constante construção e, num universo em expansão, há a emergência de um novo mundo de fabricação digital. O projeto do MVRDV para a principal sala de exposições do Centro de Cultura e Arte do Mundo do Mar, localizado em Shekou, Shenzhen, responde ao tema bienal ‘Notando o Digital’ e considera as inúmeras formas de criatividade digital que têm sido fundamentais para a mudança da China de um histórico centro de produção para a sua reinvenção atual como um centro de inovação. Para responder a isso, o MVRDV desenvolveu um labirinto localizado em dois andares que individualizam e diferenciam os ambientes de exibição entre projetos e designers, enquanto cria uma sinergia entre os dois andares, oferecendo diferentes perspectivas e experiências de dentro da sala de exposição ou olhando de cima.

Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 5 de 33
Sociedade de Design de Shenzhen / MVRDV. Imagem © Zhang Chao
Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 31 de 33
Sociedade de Design de Shenzhen / MVRDV. Imagem © Zhang Chao
Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 2 de 33
Sociedade de Design de Shenzhen / MVRDV. Imagem © Zhang Chao

Pavilhão Flutuante / Shen Ting Tseng architects

Em resposta a característica natural do terreno, o conceito de "flutuante" deriva dos atributos de vento e luz. Ao unir a parte superior e a plataforma da ilha curvada desde abaixo, cria-se um pavilhão que captura a brisa e a luz flutuando em meio a praça. Através da interação entre a base e as forças naturais, gera-se uma nova forma de perceber o espaço. A praça converte-se em um catalisador de grupos, um campo íntimo, porém público.

Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 27 de 33
Pavilhão Flutuante / Shen Ting Tseng Architects. Imagem © Shawn Liu
Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 11 de 33
Pavilhão Flutuante / Shen Ting Tseng Architects. Imagem © Shawn Liu
Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias - Imagem 28 de 33
Pavilhão Flutuante / Shen Ting Tseng Architects. Imagem © Shawn Liu

A arquitetura tem consistentemente compartilhado uma linha tênue com a arte, quase semelhante à natureza da escultura, pois além da necessidade de funcionar como um espaço ocupável, também deve trazer a necessidade de inspirar e causar um impacto emocional. Acredito que os projetos selecionados são um exemplo dessa interseção entre arquitetura e arte.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joson, Jullia. "Projetado para desmontar: a arquitetura de exposições e instalações temporárias" [Designed to Disassemble: How Architecture Informs Exhibition Design and Temporary Installations] 21 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981364/projetado-para-desmontar-a-arquitetura-de-exposicoes-e-instalacoes-temporarias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.