Kengo Kuma cria instalação multissensorial de bambu para a Semana de Design de Milão

Kengo Kuma cria instalação multissensorial de bambu para a Semana de Design de Milão - Imagem 1 de 14
Cortesia de OPPO e Kengo Kuma Associates

Para a Milan Design Week 2021, Kengo Kuma Associates projetou uma instalação de bambu que mescla forma, materialidade e música, criando uma experiência multissensorial. Criada em colaboração com o fabricante de dispositivos inteligentes OPPO, Bamboo (竹) Ring :|| Weaving a Symphony of Lightness and Form responde ao tema "Conexões Criativas" mesclando arquitetura e música, bem como habilidade manual e tecnologia.

Kengo Kuma cria instalação multissensorial de bambu para a Semana de Design de Milão - Imagem 2 de 14Kengo Kuma cria instalação multissensorial de bambu para a Semana de Design de Milão - Imagem 3 de 14Kengo Kuma cria instalação multissensorial de bambu para a Semana de Design de Milão - Imagem 4 de 14Kengo Kuma cria instalação multissensorial de bambu para a Semana de Design de Milão - Imagem 5 de 14Kengo Kuma cria instalação multissensorial de bambu para a Semana de Design de Milão - Mais Imagens+ 9

Kengo Kuma cria instalação multissensorial de bambu para a Semana de Design de Milão - Imagem 2 de 14
Cortesia de OPPO e Kengo Kuma Associates

A instalação tece uma série de anéis feitos de bambu e fibra de carbono, sobrepostos a uma paisagem sonora em constante mudança que integra as composições musicais da violinista japonesa Midori Komachi e Musicity. Em essência, o projeto propõe um instrumento musical em grande escala pelo qual o som viaja, criando uma experiência envolvente. O projeto usa motores hápticos, faixas de alto-falantes e dispositivos incitadores "para produzir uma base imersiva e frequências mais altas que reverberam no bambu com o vibrato do violino e o efeito de um instrumento de percussão".

Kengo Kuma cria instalação multissensorial de bambu para a Semana de Design de Milão - Imagem 5 de 14
Cortesia de OPPO e Kengo Kuma Associates

A intervenção é uma continuação da exposição Bamboo Ring de Kengo Kuma e da OPPO criada para o London Design Festival 2019, que combinou bambu e fibra de carbono resultando em um material rígido que mantém as qualidades estéticas do material natural, explorando assim a relação entre os objetos construídos e o meio ambiente.

Quando eu desenho arquiteturas, estou interessado em desenhar o ritmo e o tom ao invés da silhueta, e a música contemporânea nos dá muitas lições sobre como criar novos ritmos e tons na arquitetura. Este pavilhão é uma das explorações dos novos ritmos e tons da arquitetura, combinando as experiências visuais e acústicas dos visitantes. - Kengo Kuma

Kengo Kuma cria instalação multissensorial de bambu para a Semana de Design de Milão - Imagem 3 de 14
Cortesia de OPPO e Kengo Kuma Associates

A instalação ficará em exibição na Cortile del Bagni de Milão até 19 de setembro, após a data passará a fazer parte da exposição ao ar livre do museu de arte contemporânea Arte Sella Park em Trentino, Itália.

Kengo Kuma cria instalação multissensorial de bambu para a Semana de Design de Milão - Imagem 9 de 14
Cortesia de OPPO e Kengo Kuma Associates

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Kengo Kuma cria instalação multissensorial de bambu para a Semana de Design de Milão" [Kengo Kuma Creates Multisensory Bamboo Installation for Milan Design Week] 15 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968247/kengo-kuma-cria-instalacao-multissensorial-de-bambu-para-a-semana-de-design-de-milao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.