Novas imagens do projeto de reforma do Thompson Center em Chicago por Helmut Jahn

A Landmarks Illinois divulgou novas imagens do projeto de ampliação do Thompson Center, em Chicago. As imagens retratam a versatilidade deste edifício e seu potencial para criar um novo centro de uso misto na cidade. Seguindo a proposta original do projeto de Helmut Jahn, uma "super torre" poderia ser implantada na porção sudoeste do terreno sem a necessidade de demolir o edifício existente.

As novas imagens fazem parte de um projeto que nasceu no início do ano passado - uma torre de 110 pavimentos proposta pelo escritório de Helmut Jahn - em resposta à pré-anunciada demolição de um dos ícones pós-modernos da cidade de Chicago. As imagens recém divulgadas tem o objetivo de demonstrar que uma possível expansão do Thompson Center não necessariamente implicaria em sua demolição. O icônico edifício pós-modernista está na lista dos edifícios históricos mais ameaçados do estado de Illinois desde 2017 e encontra-se em uma situação bastante precária. As autoridades locais tem trabalhado para se desfazer do edifício público e substituí-lo por um novo empreendimento de alto padrão.

Novas imagens do projeto de reforma do Thompson Center em Chicago por Helmut Jahn - Mais Imagens

Proposta anterior de Helmut Jahn para uma torre de 110 pavimentos logo atrás do Thompson Center. Imagem © JAHN. Via Crain's

O projeto proposto pela equipe de Jahn busca provar às autoridades que é possível maximizar o potencial construtivo do terreno sem demolir o Thompson Center. O edifício existente serviria como porta de entrada para a nova torre, mantendo o seu status de um dos maiores espaços públicos cobertos de Chicago; “Um espaço urbano ao ar livre com lojas, restaurantes e serviços que fariam com que o novo complexo fosse ainda mais bem sucedido”. Além disso, a separação entre o edifício existente e a nova torre proporcionaria a criação de novas áreas úteis para acomodar escritórios e empresas de tecnologia junto ao atual Thompson Center.

Cortesia de visualizedconcepts

A esquina sudoeste do terreno é ideal para a construção de uma nova torre, resultando em um impacto mínimo no átrio do edifício existente. Com aproximadamente 1.200 metros quadrados, a torre de uso misto abrigaria um hotel nos primeiros pavimentos e apartamentos nos andares superiores. No segundo pavimento do edifício existente, uma nova conexão seria construída para integrá-lo com o lobby principal da torre.

Cortesia de visualizedconcepts
Cortesia de visualizedconcepts

A proposta baseia-se na ideia de que "reaproveitar a estrutura existente sem demolir o Thompson Center faz mais sentido do ponto de vista econômico, ambiental e arquitetônico" uma vez que a demolição do conjunto custaria em torno de US$ 15 milhões. Por outro lado, o projeto de Jahn procura resgatar o patrimônio da cidade de Chicago e transforma-lo de uma maneira "dramática e excitante".

Via: Landmark Illinois

Chicago Announces Controversial Plans to Replace Helmut Jahn's Thompson Center with 115-Story Skyscraper

Chicago may be about to receive a new supertall skyscraper in the heart of the Loop - but it would require the demolition of one of the city's most polarizing buildings, the James R. Thompson Center, designed by Chicago architect Helmut Jahn.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Novas imagens do projeto de reforma do Thompson Center em Chicago por Helmut Jahn" [New Images Released of Proposed Skyscraper Addition to Chicago's Thompson Center] 12 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894052/novas-imagens-do-projeto-de-reforma-do-thompson-center-em-chicago-por-helmut-jahn> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.