La Serpentina, um jogo infantil urbano projetado por ELEMENTAL para Somos Choapa

No centro do Parque Cultural de Valparaíso (Chile), um novo jogo infantil urbano capturou a atenção e a energia de crianças de todas as idades nas últimas duas semanas: é uma estrutura metálica de 40 metros de comprimento que contém um caminho ondulado colorido onde crianças correm, pulam, se escondem e deslizam.

Trata-se de La Serpentina, um dos projetos públicos espaciais que o escritório ELEMENTAL (Alejandro Aravena) construirá para Somos Choapa no Chile, e que por estes dias, faz uma parada em Valparaíso por ocasião da XX Bienal de Arquitectura y Urbanismo de Chile.

Após a concepção de dispositivos similares implantados no perímetro do Parque Bicentenário da Infância (2012) em Santiago, La Serpentina é uma das duas intervenções com as quais a Somos Choapa participa da Bienal. O segundo é um modelo interposto com uma série de telas de toque implantadas no recinto principal do Parque Cultural de Valparaíso, representando mais de 100 iniciativas concretas do projeto.

Memorial: Somos Choapa é uma aliança entre os municípios de Illapel, Salamanca, Los Vilos e Canela, juntamente com a Minera Los Pelambres, cujo objetivo é o desenvolvimento sustentável da Província de Choapa.

Esta aliança constrói, de forma participativa, uma agenda comum entre as comunidades, autoridades e poderes privados, desde a concepção e implementação de mais de 100 iniciativas concretas que contribuem ao território, por meio de investimentos coordenados tanto públicos como privados, buscando capitalizar o potencial do ambiente construído bem projetado, a fim de ser um motor e não apenas como uma conseqüência do desenvolvimento.

Isto é devido à necessidade de substituir a relação exclusiva e vertical entre indústrias extrativas e comunidades com um novo paradigma de desenvolvimento inclusivo e horizontal.

La Serpentina en el Parque Cultural de Valparaíso, Chile. Image Cortesía de ELEMENTAL

ELEMENTAL e TIRONI são os responsáveis pela concepção e desenvolvimento de um portfólio de projetos e programas de espaços público e habitação, irrigação e infraestrutura, serviços urbanos, saúde, emprego, diversificação produtiva, segurança rodoviária, educação e identidade capazes de melhorar a qualidade de vida das comunidades. Em 2014, o trabalho participativo começou em Illapel e depois em Canela, com o objetivo de identificar as necessidades e os desejos das pessoas. Viva Salamanca começa em 2015 e Somos Los Vilos foi iniciado em 2016, completando a instalação do programa em toda a Província.

Aqui apresentamos uma visão geral do total das iniciativas em andamento em Somos Choapa: treinamento de líderes comunitários; o resgate da herança alimentar; a remediação de rejeitos históricos; a construção de uma praia artificial para recuperar o turismo; e o desenvolvimento de bairros socialmente integrados, são apenas algumas dessas iniciativas.

La Serpentina en el Parque Cultural de Valparaíso, Chile. Image Cortesía de ELEMENTAL

O jogo urbano para as crianças La Serpentina, que será parte de um dos projetos espaciais públicos que serão construídos na Província de Choapa, está fazendo uma parada temporária nos jardins do Parque Cultural de Valparaíso, para ser usado pelos visitantes. Após o final da Bienal, a Serpentina permanecerá até meados de dezembro e depois continuará até a província de Choapa. A exposição continuará no caminho para as diferentes comunas da Província, transformando-se em uma exposição itinerante de Somos Choapa.

La Serpentina en el Parque Cultural de Valparaíso, Chile. Image Cortesía de ELEMENTAL

Ficha Técnica

Mandante: Somos Choapa
Projeto: ELEMENTAL
Produção e Montagem: FAHNEU
Dimensão do módulo: 1m (largura) x 10m (comprimento) x 3m (altura)
Largura total no Parque Cultural de Valparaíso: 40 metros.
Materiais: Aço, plástico reciclado, borracha reciclada
Ano: 2017

La Serpentina en el Parque Cultural de Valparaíso, Chile. Image Cortesía de ELEMENTAL
La Serpentina en el Parque Cultural de Valparaíso, Chile. Image Cortesía de ELEMENTAL
La Serpentina no Parque Cultural de Valparaíso, Chile. Image © Nicolás Valencia

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "La Serpentina, um jogo infantil urbano projetado por ELEMENTAL para Somos Choapa" [Conoce La Serpentina, un juego infantil urbano diseñado por ELEMENTAL para Somos Choapa] 17 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883346/la-serpentina-um-jogo-infantil-urbano-projetado-por-elemental-para-somos-choapa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.