O coletivo espanhol Boa Mistura é composto por cinco jovens que em 2001 largaram seus empregos para se dedicar exclusivamente à arte urbana. Desde então o grupo tem viajado pelo mundo realizando intervenções que, através da pintura, buscam se aproximar das pessoas e melhorar seu entorno construído.
Bairros de cidades espanholas, sérvias, mexicanas, brasileiras e sul-africanas são alguns dos locais onde o coletivo já atuou, buscando fazer como que os habitantes se sintam mais orgulhosos dos lugares onde vivem.
Mais detalhes a seguir.
Na TED Talk mostrada nesse artigo, o coletivo fala sobre sua contribuição à arte urbana e à vida das pessoas, quais são as vantagens de intervir no espaço público e como decidiram começar a pintar os muros e empenas das cidades.
A experiência do Boa Mistura coincide com a proposta do prefeito de Tirana, Edi Rama, que implementou um plano de intervenções urbanas que tem como objetivo recuperar, através das cores, "a esperança perdida na cidade."
Nessa mesma linha, os artistas holandeses Jeroen Koolhaas e Dre Urhahn, que pintaram uma favela no Rio de Jeneiro, destacam como a pintura pode transformar as comunidades.
Via Plataforma Urbana.
Para conhecer mais sobre o Boa Mistura, clique aqui.