Casa Daros anuncia fim das atividades no Rio de Janeiro

Após pouco mais de dois anos de atividades no Rio de Janeiro, a Casa Daros, estrutura criada para expor o acervo da Coleção Daros Latinamerica, anunciou o término de suas atividades. A instituição, com sede em Zurique, deixará de manter o local – um casarão localizado no bairro do Botafogo que passou por um processo de restauro de seis anos e R$ 83 milhões – devido aos seus altos custos de manutenção. A decisão foi tomada pelo conselho da coleção, organizado como uma empresa em Zurique.

A sede carioca exibe atualmente a exposição “Made in Brasil”, onde figuram obras de sete artistas brasileiros, entre os quais Cildo Meireles, Ernesto Neto, Waltercio Caldas e Milton Machado. Entre as mostras que já passaram pela Casa está a retrospectiva do artista argentino Julio Le Parc, expoente latino-americano da arte cinética.

Segundo o comunicado do conselho da coleção, a propriedade da Casa Daros será destinada a alguma possível instituição parceira interessada em implementar suas próprias iniciativas e arcar com os custos de manutenção. O acervo da instituição passará a transitar mais entre outros museus da América Latina e do mundo e o dinheiro aplicado pela instituição no mantimento da Casa será destinado a ampliar o acervo da Daros Latinamerica.

Em setembro, após o término da mostra “Made in Brasil”, a Casa Daros inaugurará sua última exposição, “Ficción y fantasía — Arte de Cuba”, com 140 obras de 15 artistas cubanos. O encerramento dessa mostra, em 13 de dezembro, marcará o fim das operações da Casa Daros no Rio.

Referência: O Globo

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Casa Daros anuncia fim das atividades no Rio de Janeiro" 15 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766990/casa-daros-anuncia-fim-das-atividades-no-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.